7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Resenha Parte 3
Stephen Covey no livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes ensina que fazer primeiro o que é mais importante é alinhar suas atividades com seus propósitos e valores ao redor de seus objetivos.
A maioria de nós passa tempo demais naquilo que é urgente e pouco tempo naquilo que é importante. Fazer primeiro o mais importante faz com que as pessoas tenham uma vida mais eficaz.
O habito nº 3 está relacionado com as habilidades de gerenciamento do tempo, produtividade e proatividade.
Procure classificar suas tarefas diárias dentro de algumas destas categorias:
- Urgente e Importante
- Não Urgente e Importante
- Não Importante e Urgente
- Não Importante e Não Urgente
Achou complicado? Analise este exemplo simples, pense no hábito de escovar os dentes, não é urgente, mas importante, se não escovar seus dentes vai ter que lidar com uma urgência num futuro que seria uma visita repentina ao seu dentista.
Já abordei sobre como gerenciar o tempo aqui:
São atividades classificadas como “não urgente e importante” que você precisa focar para evitar que as urgências ocorram a todo instante e você se torne um bombeiro apagando incêndios diários.
Invista seu tempo para analisar e descobrir quais são as atividades realmente importantes, aprenda a dizer “não” para aquelas que não irão te deixar mais próximo das suas metas.
Quando se aprende a priorizar o mais importante se dá um passo muito maior rumo ao objetivo.
Aprender a gerenciar crises priorizando o que é urgente, mas não se prender aos problemas do presente. Planejar ações futuras e visualizar oportunidades;
Identificar os sugadores de energia que na maioria das vezes são atividades pequenas, mas que nos distraem e fazem com que percamos o foco do que é realmente importante.
Após distribuir suas atividades na matriz de gestão do tempo, responda com sinceridade: em qual quadrante concentra o maior número de atividades e mais tempo?
Pessoas altamente eficazes e proativas gerenciam seu tempo concentrando-se nas atividades do quadrante “não urgente e importante”. Se não é o seu caso, cabe uma reflexão sincera e mudança de postura.
A premissa é que se tiver um objetivo em mente o hábito de gerenciar bem seu tempo irá te aproximar das suas metas.
Outro exercício que é bem bacana para fortalecer este hábito é reservar para cada início de semana um momento para visualizar claramente qual é seu objetivo, e refletir sobre suas metas smart, se você está fazendo aquilo que é mais importante e está se aproximando desse objetivo ou esta simplesmente apagando incêndios. Isso só você pode definir.
Quais são as ações desta semana que te aproximarão do seu objetivo?
Quais serão as suas prioridades?
>> Leia mais sobre gerenciamento do tempo:
Aprenda 3 passos para você ser mais produtivo e conquistar mais resultados usando técnicas simples, entenda como o Flávio Augusto do Geração de Valor administra seu tempo e 3 aplicativos para facilitar a ter este hábito altamente eficaz.
Me adicione em sua rede social preferida:
Se quiser receber dicas sobre como desenvolver novos hábitos, técnicas de estudos e muito mais me siga no Instagram, posto várias orientações psicopedagógicas nos stories.
Instagram – @mariaangelica.nascimento
ou no
Facebook – @psicopedagogamariaangelica
Me envie uma mensagem
Entre em contato comigo, tire suas dúvidas e agende uma consulta e saiba como posso ajudar para reduzir o estresse na organização dos estudos.
1 Comentário