Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Resenha Parte 4

1No livro best seller de Stephen R. Covey, “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, os hábitos de sucesso foram classificados em duas categorias, os hábitos para a vitória particular e os hábitos para a vitória pública.

 

Nas últimas semanas compartilhei os hábitos para a vitória particular que envolvem lidar com obstáculos internos:

– Hábito nº1 Seja proativo

– Hábito nº 2 Comece com um objetivo em mente

– Hábito nº 3 Faça primeiro o que é mais importante

 

 

Hoje vou compartilhar os hábitos que nos ajudam com os desafios de lidar com outras pessoas, são os hábitos para vitória publica.

 

Hábito nº4: Pensar em vencer, vencer

4

A interdependência é o paradigma do nós: Nós podemos fazer isso. Nós podemos cooperar. Nós vamos unir nossos talentos e habilidades para juntos criarmos algo maior.  Stephen R. Covey

Aqui importa a prática do princípio do ganha-ganha nos relacionamentos, de forma que todos envolvidos tenham benefícios.

A vitória de uma pessoa não significa o fracasso de outra. Em um ambiente altamente competitivo como o mundo atual em que ao se pensar que não haverá ganhos para todos (mentalidade de escassez) se dispara uma corrida para se pegar sua parte,  o princípio ganha-ganha significa ter uma mentalidade diferente, baseada em abundância.

Quando se altera o modelo mental para abundância se cria oportunidades de gerar riqueza como, por exemplo, empreendendo e criando seu próprio trabalho, criando oportunidades de rentabilidade para você e outras pessoas estará praticando o hábito de vencer-vencer.

Outra forma de exercitar o hábito ganha-ganha ou vencer-vencer são com as parcerias; você já pensou em como pode compartilhar seu conhecimento e especialidade com alguém que tem o interesse em aprender com você e em troca te oferecer suas experiências? Como e com quem você poderia estabelecer uma parceria assim?

 

Hábito nº5: Compreender primeiro para depois ser compreendido

Aqui o hábito esta relacionado à forma como nos comunicamos, principalmente com o hábito da escuta ativa, ouvir com atenção focada e interesse na outra pessoa.

Este princípio vem na contramão do mau hábito que a maioria das pessoas tem de ouvir com a intenção de responder sem dar a devida atenção ao seu interlocutor.

Para praticar este hábito de compreender primeiro vale ouvir com empatia, eliminando os ruídos e bloqueios da comunicação. Isso irá proporcionar maior conexão, receptividade, reconhecimento, apreciação e efetividade na mensagem.

Li uma frase de Carl Rogers sobre empatia que ilustra um pouco deste princípio:

“Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele.”

Já prestou atenção que os conflitos nos relacionamentos podem até ser prevenidos se aprendermos mais sobre comunicação efetiva e empatia?

Quais ruídos estão atrapalhando sua comunicação? Como você poderia minimizar estes ruídos e praticar uma comunicação com empatia?

 

Hábito nº6: Sinergia

3

A sinergia é a essência da liderança baseada em princípios. Ela catalisa, unifica e libera os poderes existentes dentro das pessoas. Stephen R. Covey

Sinergia, segundo o Dicionário on line de Português é:

  • Ação cooperativa entre trabalhadores, empregadores e consumidores, buscando um melhor resultado do que àqueles obtidos por ações isoladas.
  • Busca de objetivos comuns através da união entre os membros de um grupo; trabalho cooperativo; cooperação.

Aqui o que vale é que o todo seja maior que a soma das partes. Seja através do trabalho em equipe, em associação ou em parcerias, os resultados alcançados são melhores do que os alcançados individualmente.

Reunir as diferenças quando se tem a mentalidade de ganha-ganha maximiza os resultados, pois através da empatia os entraves individuais são diminuídos ou até eliminados através das forças da coletividade. Isso é sinergia.

Para praticar este hábito irá precisar praticar primeiro o pensamento vencer-vencer e a escuta ativa, para que a soma das partes das pessoas que estão se relacionando com você gerem a força proporcionada pela sinergia.

Nosso eterno Ayrton Senna compartilhava este princípio de sucesso:

“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence.

De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas.”

5

 

O Hábito nº7 é o que irá proporcionar um ciclo virtuoso, se quiser ser eficaz e ter sucesso continuamente aprenda a afinar seu instrumento. Aqui o importante é a renovação.

Uma lição de engenharia de produção e qualidade que vale para nós é o hábito de fazer uma pequena parada da linha de produção para manutenção preventiva, este hábito fará com que se ganhe produtividade e velocidade, pois a eficiência dos maquinários será aumentada. E o mesmo ocorre na nossa vida, a eficiência dos nossos planos e objetivos será aumentada.

Este hábito pode ser aplicado em todas áreas da nossa vida: física, mental ou intelectual, espiritual, social, emocional. Aqui o que vale é o cuidado com todas as áreas, pois ao se negligenciar alguma se cria um bloqueio que impacta negativamente nas demais, o que impede sua caminhada rumo à plenitude e realização.

Pode ter certeza que ao melhorar uma área isso impactará positivamente nas demais. Nossa vida é sistêmica.

Abordei com mais detalhes este tema no hangout realizado no dia 01/09/16 com aplicação da ferramenta de coaching Roda da Vida, se ainda não viu e não aplicou estes princípios, assista aqui.

 

Este 7° hábito proporciona evolução contínua e ascendente na medida em que ao renovar-se a pessoa investe em melhoria através da energia e motivação vinda das vitórias recorrentes.

Neste sentido tem-se também maior consciência de como se está atualmente e pode-se reajustar o que for necessário para seguir crescendo.

E quando abordamos consciência estamos falando sobre nossa forma de pensar. São nossos paradigmas básicos que irão gerar nossos pensamentos, que definem nosso caráter básico e as lentes como vemos e percebemos o mundo.

Quando nossos paradigmas são princípios de sabedoria e sucesso ganhamos impulso para vivermos uma vida eficaz em plenitude e felicidade.

Neste momento analise os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes e veja o quanto é importante esta reflexão quanto aos paradigmas e crenças e realize as mudanças necessárias de acordo com seus objetivos de vida.

Nosso caráter, basicamente, é composto pelos hábitos que desenvolvemos, então siga o conselho do Stephen R. Covey : 

“Plante um pensamento, colha uma ação;

plante uma ação, colha um hábito;

plante um hábito, colha um caráter;

plante um caráter, colha um destino”. 

2

 

Se gostou desta série também irá gostar das dicas que compartilhei sobre O Poder do Hábito.

Compartilhe esta série com seus amigos, colegas de trabalho, líderes, parceiros, família!

O sucesso deixa rastros, compartilhe princípios de sucesso. 🙂

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Se inscreva para receber gratuitamente áudios com Meditações Bíblicas "Provérbios em 31 dias", artigos e dicas.  Experimente o Coaching Cristão para uma vida plena, carreira feliz e com propósito!

Sua nova vida pode começar agora!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!