Como criar um plano de estudos para o Enem?
Como criar um plano de estudos para o Enem?
Neste post você aprenderá:
- o que é importante considerar na hora de fazer seu cronograma de estudos;
- quais os erros que você pode evitar para não sabotar seu plano;
- quais são os fatores que irão te fazer ter um plano de estudos de sucesso.
Passos simples para montar seu cronograma
1. Defina os horários de aula online, cursos, inglês, atividades frequentes, reuniões
É importante que você já reserve os horários fixos que você tem aulas, cursos ou atividades que não dependem de você para escolher ou definir a rotina.
2. Defina os horários de pausas e atividades de vida diária
Bloqueie os espaços de tempo para refeições, café da manhã, lanches, almoço, jantar, tempo para banho e auto cuidado.
É importante também identificar os horários em transito ou que leva para chegar a escola, retornar para casa etc.
Em tempos de quarentena use esses intervalos para as atividades que mais gosta e para auxiliar nas tarefas de casa.
3. Defina os horários para estudar em casa
Visite a página do Inep e baixe o edital com o currículo exigido na avaliação do ENEM. Liste as matérias e temas exigidos para saber o que estudar para o ENEM de forma produtiva.
Em 2019 a prova envolvia temas por áreas de conhecimento:
- Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física;
- Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
- Matemática e suas tecnologias;
- Redação.
Algo que deve ser levado em consideração, e que te ajudará a estudar, é entender que as questões são interdisciplinares e contextualizadas, ou seja, em uma mesma questão pode ser exigido conhecimento em duas áreas, como por exemplo Biologia e Química.
Quantas áreas de conhecimento (disciplinas) eu vou estudar por dia?
É importante você ter consciência dos seus pontos fortes, quais são as áreas / disciplinas que você mais gosta e tem facilidade, quais temas você não tem maior dificuldade.
Reserve blocos de tempo para estudar consistentemente cada uma das áreas de conhecimento exigidas, começando sempre pela área que você menos gosta, assim você evita procrastinar e fugir da parte chata e então reserve os dias que você estará mais cansado para as áreas de conhecimento que mais gosta de estudar.
Sobre quantidade de matérias que você deve estudar por dia, experimente duas áreas de conhecimento, organizando em blocos de tempo e aplicando a técnica de aprendizagem espaçada.
Se liga nesta técnica de estudo: Técnica de Aprendizagem espaçada
4. Faça sessões de revisão
Defina horários da rotina de estudo para pequenas sessões de revisão, dependendo do tema podem ser sessões de 10 a 15 minutos. Use aplicativos, como o Anki para elaborar seus cartões de memorização e revisão de conceitos.
É interessante também usar os resumos, esquemas, mapas mentais para revisão.
Postei no Instagram como eu uso a técnica de Aprendizagem Espaçada aqui e o fiz um vídeo curto mostrando como usar o App Anki para sessões de revisão dos estudos.
5. Defina horários de lazer, hobbys, meditação, auto cuidado, pausas
Talvez você acredite que estudar por 5 horas diretos sem se levantar da cadeira seja produtivo, afinal você não pode perder tempo para a concorrência.
Engano seu. As horas de sono (7 a 8h), horários de relaxamento e pequenas pausas para meditar, alongar ou fazer uma atividade que gosta te ajudam a ser produtivo nas horas de estudo focado. Isso por que seu cerébro e corpo estarão relaxados. Se você se pressionar a estudar sem parar com certeza irá aumentar é sua nota de estresse e nível de cortisol.
Em minha fase de cursinho, meu professor de Matemática dizia para reservarmos um dia para “nada” e para “bundar”… era o dia do sofá, da bike, do cinema, do jogo com amigos. Claro que esse conselho era o mais fácil de seguir!
6. Inclua datas para Simulados
Confira no site do Inep os cadernos de todas as cores do Enem e faça o download dos cadernos de prova de anos anteriores, reserve no seu cronograma de estudos um espaço para realizar os simulados, estipule o horário para começar e terminar seguindo a mesma regra do exame.
Cronometre o tempo que gasta para as questões e também para fazer a redação. Depois confira o gabarito e anote seu desempenho. Estipule metas de melhorias e ajuste seu cronograma de estudos inserindo os temas que precisa revisar e os que já sente maior segurança poderá reduzir um pouco.
7. Crie o hábito de planejar sua rotina de estudos
Pesquise os temas que mais caem no ENEM e organize as áreas de conhecimento listando os capítulos de livros que precisa ler, lista de questões e exercícios, faça check lists, organize sua agenda com datas de inscrições, provas dos vestibulares, dias para refletir sua escolha e fazer testes de perfil comportamental, encaixe nos seus horários de estudos a etapa de Planejamento, esta parte fará diferença no seu futuro.
Modelo de cronograma para estudar para o ENEM
Montei um modelo de cronograma para você estudar para o ENEM considerando meio período de cursinho/ 3º ano do Ensino Médio e o restante do dia para você montar sua rotina de estudos em casa seguindo os passos que farão toda a diferença no seu rendimento.
Baixe o Pdf aqui >> Modelo Cronograma e Rotina Estudos para Enem <<
Me adicione em sua rede social preferida
Se quiser receber dicas sobre como desenvolver novos hábitos, técnicas de estudos e muito mais me siga no Instagram, posto várias orientações psicopedagógicas nos stories.
Instagram – @mariaangelica.nascimento
ou no
Facebook – @psicopedagogamariaangelica
Se quiser receber recursos gratuitos e orientações, participe do meu Canal do Telegram
Entre em contato comigo, tire suas dúvidas, agende uma consulta e saiba como posso te ajudar a se preparar para o ENEM e vestibulares.
2 Comentários