COACHING CRISTÃO DICAS E RESENHAS DE LIVROS Maria Angélica

5 motivos para ler o livro de Provérbios

Por que deveria ler Provérbios? Quer tomar decisões mais acertadas na vida? Mais Inteligência social, emocional e intelectual? Estes são apenas alguns motivos.

proverbios-2

Qual é a mensagem principal de Provérbios?

Já fiz algumas resenhas de diversos livros aqui no blog, esta será diferente, ao começar a ler o livro de Provérbios uma pergunta me veio à tona: Por que Deus preservou essas palavras por todos os séculos? Qual é a mensagem principal que Deus quer nos dar com este livro?

A resposta está logo na introdução:

1 Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;

2 Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.

3 Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade;

4 Para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso;

5 O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;

6 Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições.

7 O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Provérbios 1: 1-7 (ACF)

 

Talvez você queira reler novamente. Se você leu com atenção, percebeu a razão principal para ler este livro. Ao refletir sobre estes versos, encontrei pelo menos 5 razões por que Deus nos deu este livro.

5 boas razões para ler Provérbios 💡

1 . Para se conhecer a sabedoria e a instrução.

Conhecer a sabedoria é experimentar, é colocar a instrução em prática.Tem poder quem age! Não colocar em prática o que sabemos é uma tolice.

2. Para se entenderem as palavras da prudência.

Isto é, ensinar discernimento. Discernir é separar e distinguir a verdade do erro, e prever as consequências de qualquer escolha.

3. Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade.

Já pegou uma rota sem conhecê-la, sem GPS, sem mapa, mal sinalizada, sem nenhum local próximo para pedir instruções? Quais os riscos?

Na melhor das hipóteses errar o caminho, perder tempo ao fazer o retorno, na pior, se expor a perigos como assaltos, acidentes etc. Os provérbios nos deixam vigilantes, instruídos com entendimento para a jornada da vida.

4. Para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso.

O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos. Embora alguns leitores de Provérbios sejam mais experientes, todos de alguma forma são inexperientes e ingênuos (simples) em alguns aspectos da vida.

Aqui a promessa é que todos receberão conhecimento, bons conselhos e sensatez, sagacidade, capacidade de enxergar além das aparências.

5. Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições.

Se você quer ser mais inteligente, eis um bom motivo para ler Provérbios. Na tradução da Nova Versão Internacional diz “compreender (…) enigmas dos sábios”. Uau!!! 😮

Sua mente será aguçada ao ponto de desvendar segredos e enigmas. Sua perspectiva humana irá ser ampliada e direcionada pela perspectiva da sabedoria de Deus.

Aliás, ao ler a Bíblia, você também vai observar que os todos os seus 66 livros têm esse mesmo objetivo: oferecer sabedoria para vivermos melhor.

A fonte da sabedoria de Provérbios

Em nossa vida agitada e estressante sempre estamos à procura de soluções rápidas para diversos problemas da nossa vida. Não dá para generalizar, mas quando o assunto é religião, muitos cristãos usam a Bíblia como um livro de receitas para felicidade, como um livro de autoajuda.

Quando estão precisando de refugio e angustiados leem o Salmo 91, quando desorientados e precisando de conforto, leem o Salmo 23.

É errado usar a Bíblia desta forma? Definitivamente não! A Bíblia é um manual para felicidade. Porém, a Bíblia não é apenas um livro de autoajuda, não no sentido de respostas artificiais para nossos problemas cotidianos.

A Bíblia é chamada carinhosamente por muitos cristãos como o Manual do Fabricante, um livro com orientações práticas que ensina como viver.

Um manual de instruções contem as informações da origem do seu componente e também de seu fabricante; sua finalidade; contem também informações de como operar detalhadas, seguidas de passo-a-passo.

A Bíblia é neste sentido também um manual de instrução, um manual para vida, ela contém o conjunto de valores e princípios com o objetivo de edificar a sua vida.

Assim como existem leis universais que são invisíveis, mas regem o universo físico como a lei da gravidade, Salomão revela no livro de provérbios Leis de Conduta, que regem todos os aspectos da vida.

A Bíblia é acima de tudo uma carta de Amor de um Pai para seus filhos e filhas. Quando Salomão, com o carinho de um pai, nos convida a não nos esquecermos da Lei e guardarmos os mandamentos em nosso coração está nos convidando a ter uma vida baseada na sabedoria de nosso Criador, nosso Pai.

Veja este trecho do Capitulo 1 verso 7, na versão da Tradução A Mensagem:

“Tudo começa com o Eterno – ele é a chave de tudo”!

Todo conhecimento e entendimento vêm dele!

Só os ignorantes esnobam tal sabedoria.”

Conhecimentos que quando colocados em prática, geram resultados visíveis e invisíveis. Uma vida feliz, cheia de paz e próspera (em todos os sentidos!).

Alguns exemplos de pessoas bem sucedidas que aplicaram princípios do livro de Provérbios

Steven K. Scott é um dos fundadores da American Telecast Corporation. Ele atribui seu sucesso empresarial pessoal aos ensinamentos da Bíblia. Escreveu vários livros sobre o assunto, incluindo “Jesus, o Homem Mais Sábio que Já Existiu” e “Os Segredos Dos Homens Mais Ricos do Mundo”.

Carlos Wizard Martins, Presidente da Rede de Escolas Wizard, autor do livro Desperte o Milionário que há em Você, considera os ensinamentos da Bíblia tão válidos nos dias de hoje quanto nos tempos antigos. Com freqüência cita passagens do Novo Testamento e diz que seu versículo favorito é Mateus 7:7 “Pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á”.”

Mary Kay Ash, fundadora da marca de cosméticos Mary Kay, acreditava que as prioridades da vida deveriam estar balanceadas, o que significava para ela “Fé em primeiro lugar, Família em segundo e Carreira em terceiro”.

Quer companhia de uma coach cristã para ler Provérbios? 😉

Por isso, independentemente da sua confissão de fé, se você é cristão ou não, quero convidá-lo a ler o livro de Provérbios.

O livro de Provérbios é composto de 31 capítulos, você pode ler um capitulo por dia facilmente, começando no dia 1º e seguindo com um capitulo por dia. Nos meses com 30 dias, você pode ler 2 capítulos no 30º dia.

Para te incentivar, irei disponibilizar uma gravação de áudio com um pequeno comentário de cada capítulo de Provérbios para cada dia do mês.

Irei contextualizar com os temas de carreira e vida cristã e propor uma reflexão para que você possa colocar em prática na sua vida e experimentar os resultados.

Tenho certeza de que até o último capitulo você estará, no mínimo, mais sábio.

➡ Você pode se inscrever aqui para receber gratuitamente no seu e-mail o devocional e exercícios de coaching cristão, e a imagem do versículo chave do dia para memorizar.

como fazer devocional diario

 

Ebook Provérbios em 31 Dias: Devocionais diários para alcançar a sabedoria de Deus para sua vida

Este projeto de devocionais em áudio que iniciou em janeiro de 2017 se transformou num Livro que foi publicado na Amazon em março de 2018, saiba mais sobre o lançamento e como adquirir o e-Book Provérbios em 31 Dias: Devocionais diários para alcançar a sabedoria de Deus para sua vida:

Clique aqui e saiba mais sobre o eBook Provérbios em 31 dias

 

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Se inscreva para receber gratuitamente áudios com Meditações Bíblicas "Provérbios em 31 dias", artigos e dicas.  Experimente o Coaching Cristão para uma vida plena, carreira feliz e com propósito!

Sua nova vida pode começar agora!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários

  1. Excelente artigo.
    Eu também disponibilizei em meu site uma introdução do Livro de Provérbios, caso queira conferir segue link abaixo

  2. leila disse:

    muito obrigado pela informação