Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Resenha Parte 1

habitos-pessoas-altamente-eficazes

Resolvi fazer esta resenha para complementar a série O Poder do Hábito, você aprendeu como mudar hábitos e hoje vou compartilhar a 1ª parte do resumo do livro de Stephen R. Covey, um best-seller com mais de 15 milhões de exemplares, traduzido para 38 idiomas desde sua primeira publicação em 1989, onde ele aborda Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes.

Stephen aborda 7 princípios que se forem estabelecidos como hábitos irão proporcionar independência e interdependência efetiva.

Vencer na vida resulta de hábitos assim como fracassar. Todos podemos nos tornar mais eficientes em qualquer área de nossa vida.

Vencer ou fracassar não são resultados de uma ação isolada, mas de um conjunto de 7 hábitos (interdependência efetiva). Estes hábitos diferenciam pessoas felizes e realizadas daquelas pessoas que fracassam, ou que para realizar uma conquista precisam colocar em risco sua qualidade de vida.

A ética do caráter é considerada a base do sucesso, seguida por alguns princípios importantes para uma vida abundante. Estes são valores que se integrados a base do seu caráter te levam ao sucesso verdadeiro. Alguns desses valores são: igualdade, humildade, justiça, fidelidade, coragem, fazer aos outros o que desejamos que nos façam (regra de ouro!).

eticacarater

A forma como vemos o mundo é a fonte da nossa maneira de pensar e agir, é como se cada pessoa tivesse suas lentes, que podemos chamar de paradigmas, que recebemos por influência da nossa família, educação, amigos, ambiente de trabalho, sociedade e religião. Vemos o mundo não como ele é, mas sim como nossa essência enxerga, como nós somos. Por isso se faz necessário sempre confrontar os paradigmas frente à realidade, pois são estes paradigmas que vão mover nosso comportamento, desde a atitude conosco quanto nossa relação com outras pessoas.

Aprimorar a base do nosso caráter é uma forma de mudar paradigmas, investindo nos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes para obter uma vida com maiores realizações.

Os 7 hábitos estão divididos em dois grupos: os hábitos para a vitória particular, que envolve lidar com obstáculos internos e os hábitos para a vitória pública, que envolve os desafios de lidar com outras pessoas e os relacionamentos.

Vamos a eles?!

Hoje vou compartilhar o 1º Habito

Hábito 1: Proatividade

Ser proativo significa criar e controlar ações para causar os acontecimentos ao invés de esperar que eles apenas aconteçam, é a habilidade de agir antes de alguma coisa acontecer.

Muito mais que tomar a iniciativa, é ser protagonista da sua própria vida, é ter o princípio da auto responsabilidade. Para uma pessoa altamente eficaz seu comportamento se baseia em valores e princípios e não culpa outras pessoas pelos seus fracassos e resultados ruins. Seu comportamento não se baseia nas circunstâncias, não vive em função dos acontecimentos externos para que seu dia seja bom.

Stephen aborda dois círculos, o círculo das coisas que não conseguimos modificar e que ocupam nossa mente com preocupações consumindo nossa energia, e o círculo de influência, que é tudo o que podemos modificar.

Há problemas e desafios que não estão ao nosso alcance para resolver como, por exemplo, condições climáticas e o limite de 24 horas por dia.

Mas podemos ser proativos em relação àqueles que estão na nossa esfera de controle. Isso altera o foco para aquilo que conseguimos resolver e economiza nossa energia mental, que seria desperdiçada se focássemos em problemas fora do nosso alcance de solução.

É nesse círculo que podemos ser proativos e realizar as mudanças que são necessárias. Vão surgir desafios que irão fugir do nosso controle, porem podemos agir para minimizar os impactos.

A única coisa que temos controle absoluto é sobre nos mesmos, parar de tercerizar a responsabilidade por nossos resultados.

Este conceito de auto-responsabilidade é resumido nesta citação do master coach Paulo Vieira em seu livro de mesmo nome:

“Elas sabem que nada acontece por acaso, que a nossa atitude diante da vida é que vai trazer nossos resultados, e que tudo, absolutamente tudo, é resultado dos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos.” Paulo Vieira em Auto-Responsabildiade

Vamos fazer um exercício para reprogramarmos nosso mind set?

Vou deixar um exemplo aqui, liste situações em que você está agindo de forma reativa e na frente re-escreva usando o princípio da proatividade.

Comente como está evoluindo na aplicação desse princípio e compartilhe para que mais pessoas possam aplicar também! 🙂

proatividade

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Se inscreva para receber gratuitamente áudios no seu e-mail com Meditações Bíblicas "Provérbios em 31 dias", artigos e dicas.  

Sua nova vida pode começar agora!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários