Sua atitude faz toda diferença
Descubra o poder da autoresponsabilidade
Quero compartilhar com você uma metáfora e refletir sobre algumas atitudes. Desconheço a autoria desta metáfora, se você souber compartilhe para fazer a referencia.
A Borboleta Azul
“Havia um viúvo que morava com suas duas filhas curiosas e inteligentes. As meninas sempre faziam muitas perguntas. Algumas ele sabia responder, outras não. Como pretendia oferecer à elas a melhor educação, mandou as meninas passarem as férias com um sábio que morava no alto de uma colina. O sábio sempre respondia às perguntas sem hesitar. Impacientes com o sábio, as meninas resolveram inventar uma pergunta à que ele não saberia responder. Então, uma delas apareceu com uma linda borboleta azul que usaria para pregar uma peça no sábio.
– O que você vai fazer? Perguntou a irmã.
– Vou esconder a borboleta em minhas mãos e perguntar se ela está viva ou morta. Se ele disser que ela está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la e esmagá-la. E assim qualquer resposta que o sábio nos der estará errada!
As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio, que estava meditando.
– Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me sábio, ela está viva ou morta?
Calmamente o sábio sorriu e respondeu:
– Depende de você. Ela está em suas mãos.
Assim a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro.
Não devemos culpar ninguém quando algo dá errado. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos ou não. Nossa vida está em nossas mãos, como a borboleta. Cabe a nós escolher o que fazer com ela.”
💡 Reflexões
1 – Você é o único responsável pela vida que tem levado. Pelos resultados ruins também. Duro isso, hein? Até mesmo inconscientemente você pode ter optado por caminhos que te levaram à quedas e fracassos. Porém há um poder nisso, você é o único que pode ter a atitude para mudar. Você pode decidir. Olha o que escreveu Napoleon Hill:
“Aquele que for capaz de perder uma corrida sem culpar os outros pela sua derrota tem grande possibilidade de algum dia ser bem sucedido.”
2 – Aprenda com seus erros. O que você pode fazer diferente para que da próxima vez tenha melhores resultados?
3 – As oportunidades não surgem por acaso, elas são “criadas”. Pessoas de sucesso sabem que nada acontece “por acaso”, é a atitude diante da vida que vai trazer seus resultados, e eles são resultados de pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Lembre-se da lei da semeadura. Não há como falhar. Plante morangos e colha morangos, plante abobrinhas e colha abobrinhas. Plante saúde (alimentação saudável, exercícios físicos regulares, hidrata-se) e colha energia e disposição. Plante dedicação e estudos e colha aprovações.
O que você esta plantando? Quais oportunidades está colhendo hoje?
Como disse o sábio na metáfora:
Depende de você! A Borboleta Azul está em suas mãos!
Gostou? Comente e compartilhe!
Veja outras metáforas aqui:
Águia ou Galinha – Desperte seu verdadeiro potencial
O guerreiro – uma metáfora de superação
Me adicione em sua rede social preferida:
Se quiser receber dicas sobre como desenvolver novos hábitos, técnicas de estudos e muito mais me siga no Instagram, posto várias orientações psicopedagógicas nos stories.
Instagram – @mariaangelica.nascimento
ou no
Facebook – @psicopedagogamariaangelica
Me envie uma mensagem
Entre em contato comigo, tire suas dúvidas e agende uma consulta e saiba como posso ajudar para reduzir o estresse na organização dos estudos.
2 Comentários