Jogos e Aplicativos Educativos para Crianças

Lista com jogos educativos gratuitos indicado para crianças, para o treino de habilidades, que ensinam a ler, contar, aprender formas geométricas, desenvolver consciência fonológica e outras habilidades como raciocínio lógico.

Dois recados importantes antes de baixar qualquer aplicativo ou jogos educativos:

  • Existem muitos aplicativos gratuitos, mas o chato são as propagandas e anúncios vinculados por algumas versões, é bom sempre usar o App/Jogo antes para entender a dinâmica e instruir a criança a não clicar nos anúncios.
  • Nenhum aplicativo ou jogo substitui os ganhos de aprendizagem construídos pela interação de quem ensina / quem aprende. O ensino ou reforço de habilidades escolares precisa ser mediado por um adulto. Seja este um educador profissional (pedagoga, psicopedagoga, etc.) ou não.

Pode ser o pai, mãe, avós ou irmão mais velho, mas é importante que haja interação social, que o jogo seja utilizado pela criança com orientação e mediação de alguém que tenha um objetivo de aprendizagem. Não vale deixar a criança sozinha com o aplicativo o tempo todo sem instrução.

Combinado? 🙂

Então, vamos à lista que selecionei para te ajudar no reforço de conteúdos escolares em casa.

Meus aplicativos e jogos educativos preferidos para crianças

Estes jogos educativos eu indico baseado na minha experiência, selecionei e testei para o treino de habilidades especificas, há os que ensinam a ler, contar, aprender formas geométricas, desenvolver consciência fonológica e outras habilidades como raciocínio lógico. Sempre uso para reforçar alguma meta de aprendizagem junto com crianças que faço atendimento psicopedagógico, ajudam a desenvolver habilidades cognitivas e aprender de forma divertida!

·         Dino Tim

Esse é o meu App favorito porque envolve uma aventura. O objetivo é salvar os dinossauros que foram pegos pelas bruxas e, para isso, é preciso passar por diversas fases. Tem dois níveis (um para crianças de 2 a 5 anos e outro para crianças de 6 a 12 anos), ao entrar o usuário coloca a idade e configura o aplicativo.

O Dino Tim vai trabalhando alguns conhecimentos conforme as fases vão passando. Para os menores, por exemplo, dá para aprender várias cores e formas, assim como lógica e coordenação motora.

Bastante lúdico e divertido, Dino Tim – Jogos educativos para crianças: formas e contar é gratuito na versão básica e está disponível para Android e iOS. O mesmo desenvolvedor possui outros App educativos pagos (preços variam de R$6,00 a R$10,00) o Monster Numbers: Jogos de Matemática por crianças e o Dino Tim Versão completa: Jogos formas e cores.

·         ABC Dinos  (Já percebeu que gosto de dinossauros?!)  🙂

É um jogo educativo para crianças pré-escolares e estudantes do 1º ano do ensino fundamental para aprender a ler e escrever vogais e consoantes. O bom desse jogo é que ele se adapta ao nível de conhecimento e idade da criança, permite também selecionar a letra que querem aprender, em maiúsculas ou minúsculas.

Além disso, o ABC Dinos possui voz em Português que permite que as crianças mais novas (pré-escola) ouçam as palavras sem precisar saber ler.

Se o objetivo é aprender adição, subtração, multiplicação, divisão…  Indico os jogos de matemática Math Land e a versão para pré-escolares 123 Dots: Aprenda a contar.

  • Ler e Contar

O aplicativo Ler e Contar é gratuito e indicado para crianças de até 8 anos. Com esta ferramenta, o pequeno irá aprender a falar e escrever as letras, as sílabas simples, os números de 0 a 100, as operações de soma e subtração, o alfabeto em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e o nome de animais, cores e instrumentos musicais. Está disponível para Android, IOS.

  • Silabando

É do mesmo desenvolvedor do Ler e Contar, só que este o foco são atividades para memorização e pronúncia de cada sílaba. Disponível para Android aqui.

  • Kids Game (Jogo Educativo Crianças grátis)

Com o Kids Game as crianças podem aprender e melhorar suas habilidades com 11 jogos divertidos. Além disso, eles praticam idiomas, você pode usar espanhol ou inglês, mas fique tranquilo há versão em português e é bem fácil mudar o idioma antes ou durante o jogo.

A idade recomendada é de 4 a 7 anos, perfeita para crianças em idade pré-escolar e na fase de alfabetização, mas também pode ser usado por crianças com dificuldades de aprendizagem que ainda não desenvolveram todas as habilidades e precisam de um reforço.

Há as versões com os mesmos tipos de jogos e com níveis dificuldades diferentes: Kids Game 2, Kids Game 3, Kids Game 4,  Kids Game 5 e o Kids Game 6.

O desenvolvedor PescAPPs tem diversos outros jogos educativos e jogos de recreação indicados para crianças, veja aqui.

  • Alimente o Monstro ABC:

Este Jogo educativo ensina às crianças os fundamentos da leitura. O objetivo é coletar ovos de monstro e alimenta-los com letras para que eles possam se tornar novos amigos das crianças!

É um jogo para desenvolver habilidades de consciência fonológica e fonêmica, essenciais para a criança aprender a ler e futuramente escrever. Gosto também porque ajuda nas habilidades socioemocionais. E o bom é que não há compras no aplicativo, livre de anúncios e precisa usar a conexão com internet para jogar.

Aplicativos para leitura e contar histórias

  • As Minhas Histórias

Este aplicativo contem 60 histórias infantis em português, ao final de cada história tem quiz, esse recurso ajuda a reforçar a compreensão da leitura.

Se a criança ainda não sabe ler pode ser usado pelos pais que contarão a historinha e depois farão as perguntinhas para interagir com a criança.

  • App da Bíblia para Crianças

Conteúdo bem divertido, interativo que traz vida para as histórias da Bíblia. Tem recursos para ajudar as crianças a recordarem o que aprenderam, além de desafios especiais que permitem que as crianças ganhem recompensas. Indicado para as crianças que já sabem ler e também para os pais fazerem momentos devocionais e lerem para os pequenos. Na versão para Android aqui.

Jogos para crianças com necessidades educativas especiais

  • Domlexia – Dom e as Letras: Aprenda a ler

O Domlexia é indicado para crianças com transtorno especifico da aprendizagem para desenvolver leitura e escrita (Dislexia). As crianças aprendem a ler e escrever brincando! As crianças que não tem dislexia ou dificuldades de aprender a ler também podem aprender com o jogo que reforça o desenvolvimento da consciência fonológica.

São jogos utilizados por Professores e Terapeutas para ensinar crianças com Autismo, e pode ser usado pelos pais que já recebem orientação desses profissionais.

Antes escolha o idioma (português, espanhol ou inglês) e depois configure o nível Teacch, no nível 1 as atividades são de transposição de figuras (esquerda/direita), no nível 2 a criança precisa diferenciar cor, forma e tamanho dos objetos, no nível 3 alem do domínio anterior ela precisa fazer mais associações, e no nível 4 são atividades que necessitam de maior abstração dos símbolos para ser iniciar o processo de alfabetização.

  • Visual Reading:

É uma plataforma educacional para desenvolvimento da leitura, da fala e da compreensão da língua. Indicado para ser usado por crianças que são acompanhadas por profissionais ou pais formados ou com noções em Analise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis, ABA na sigla em inglês).

Outros aplicativos gratuitos para aprender a Ler e Escrever

Aplicativos para Crianças de 5 a 8 anos aprenderem a ler e escrever

  • Letra a Letra – Soletrar

O aplicativo Letra a Letra – Soletrar é indicado para crianças de até 8 anos e também para crianças autistas. O programa é gratuito e ajuda a soletrar, ler, escrever e evitar erros de ortografia. Está disponível para Android.

  • Primeiras Palavras para Crianças

Primeiras Palavras para Crianças é gratuito e indicado para crianças de até 8 anos. A ferramenta ensina a soletrar, ler e escrever palavras relacionadas a temas como animais, vegetais, cores, transportes, partes do corpo, números, vestuário, instrumentos musicais, família, brinquedos e profissões. Disponível para Android.

  • ABC nas caixas! ABC jogos educativos para crianças

O aplicativo ABC nas caixas! ABC jogos educativos para crianças é recomendado para crianças de até 8 anos. As primeiras fases dos jogos são gratuitas, mas também há a versão Premium. Com este programa, os pequenos aprendem o alfabeto e aumentam seu vocabulário por meio de jogos interativos. Está disponível para Android.

  • ABC do Bita

ABC do Bita é gratuito e indicado para crianças de até 5 anos. O aplicativo ensina o alfabeto utilizando personagens, jogos interativos e músicas educativas. Disponível para IOS.

  • Formar Palavras – Alfabetização

Formar Palavras – Alfabetização é indicado para crianças de até 8 anos. O aplicativo é gratuito e ensina a formar palavras, utilizando temas como animais, natureza, objetos e comidas. Está disponível para Android.

  • Jogos Educativos – Soletrar

Jogos Educativos – Soletrar é recomendado para crianças de até 8 anos. A ferramenta é gratuita, mas também há a versão Premium. O aplicativo aborda leitura, escrita, criatividade e uso da linguagem, por meio de imagens e jogos interativos com diferentes categorias, como comidas, animais, profissões, esportes e números. Disponível para Android.

  • Tomate – Aprender a ler e escrever

Tomate – Aprender a ler e escrever é grátis e indicado para crianças entre 6 e 8 anos. O aplicativo ensina o alfabeto, as sílabas e a formação de palavras. Está disponível para Android e não contém anúncios.

  • Sílabas

Sílabas é indicado para crianças de até 8 anos. A ferramenta é gratuita, mas também existe  a versão Premium. Com este aplicativo, os pequenos aprendem a associar palavras, sons e imagens, por meio de jogos interativos. Está disponível para Android.

Aplicativos para crianças de 10 a 12 anos

  • Jogos Cérebro Crianças

Jogos Cérebro Crianças é recomendado para crianças de até 10 anos. O aplicativo é gratuito, mas há  também a versão Premium. A ferramenta traz jogos que trabalham a alfabetização e as habilidades cognitivas. Está disponível para Android.

  • Aprenda a ler com Sílabas

Aprenda a ler com Sílabas é um aplicativo gratuito para crianças entre 6 e 12 anos. A ferramenta também existe na versão Premium e ensina a associar as palavras por meio de jogos que trabalham com sílabas. Disponível para Android.

 

 

E então, você gostou das sugestões?

Tem alguma outra dica?

Compartilhe que acrescento na nossa lista!

Bons estudos e momentos em família!

 

Avisos: É proibida toda e qualquer forma de cópia para uso comercial. Sendo totalmente liberado para difundir as informações nele contidos, desde que seja citada a fonte do nosso blog e link original no fim da página de forma legível aos leitores no site/blog favorecido. A autora se isenta sobre qualquer dano ou uso indevido de qualquer dica e conteúdo sem a observância devida sobre segurança na internet ou sobre efeitos. O conteúdo exposto tem o propósito de compartilhar dicas baseadas na experiência da autora sem qualquer vinculo com promessas de resultados acadêmicos ou similares.

Sobre a Coach e Psicopedagoga | Website

Olá! Meu nome é Maria Angélica do Nascimento. Sou Educadora Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e também Coach Vocacional. Aqui no blog falo sobre tudo o que toca o meu coração! Seja bem vindo!

Participe do meu canal no Telegram,

receba notificações de artigos, 

dicas para avançar na carreira,

motivação, técnicas de estudo,

educação e muito mais!

Vamos aprender juntos!

Quero Participar do Telegram!
Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!