O que são dificuldades de aprendizagem e os Transtornos de Aprendizagem?
Como saber as diferenças dos problemas e atrasos de aprendizagem?
Dificuldade de aprendizagem, distúrbio de aprendizagem. Esses termos são frequentemente usados como sinônimos e são frequentemente mencionados em textos ou conversas como se fossem um só. No entanto, existem diferenças entre os dois que podem confundir quando você está procurando ajuda e intervenção psicopedagógica ou decidindo qual é a melhor terapia para seu filho(a).
A maioria das crianças ou adolescentes com transtorno de aprendizagem tem várias dificuldades, ou desafios de aprendizagem visíveis que acompanham o distúrbio.
No entanto, uma criança com dificuldade ou problema de aprendizagem nem sempre tem necessariamente um distúrbio aprendizagem.
Muitas crianças têm problemas para ler, escrever ou executar outras tarefas relacionadas à aprendizagem em algum momento. Isso não significa que eles tenham transtornos de aprendizagem!
Já uma criança com transtorno de aprendizagem geralmente apresenta vários sinais relacionados e que não desaparecem ou melhoram com o tempo. Os sinais de transtornos de aprendizagem variam de pessoa para pessoa, mesmo para aqueles diagnosticadas com o mesmo transtorno.
O termo “dificuldade de aprendizagem” foi usado pela primeira vez pelo Dr. Sam Kirk em um artigo que ele submeteu a uma conferência em 1963. Esse termo foi amplamente aceito e usado no Manual Estatístico de Diagnóstico (DSM) até 2013, quando o DSM -5 trouxe o termo “transtorno de aprendizagem” substituindo o termo “distúrbio”.
Os transtornos de aprendizagem são devidos a fatores genéticos e / ou neurobiológicos que alteram o funcionamento do cérebro de uma maneira que afeta um ou mais processos cognitivos relacionados à aprendizagem. Esses problemas de processamento podem interferir no aprendizado de habilidades básicas, como leitura, escrita e / ou matemática.
Eles também podem interferir em habilidades de nível superior, como organização, planejamento de tempo, raciocínio abstrato, memória e atenção de longo ou curto prazo. É importante perceber que as dificuldades de aprendizagem podem afetar a vida de um indivíduo além dos acadêmicos e podem impactar o relacionamento com a família, amigos e no local de trabalho.
Os transtornos de aprendizagem não devem ser confundidos com problemas de aprendizagem que resultam principalmente de deficiências visuais, auditivas ou motoras; de deficiência intelectual; de distúrbio emocional; ou de desvantagens ambientais, culturais ou econômicas.
Muitas crianças com transtornos de aprendizagem sofrem na escola muito antes de serem diagnosticadas. Isso pode afetar a autoestima e a motivação de uma criança. Entenda como reconhecer sinais de um transtorno de aprendizagem e o que você pode fazer para ajudar seu filho.
Observe que os sinais geralmente comuns incluídos aqui são apenas para fins informativos; as informações não se destinam a rastrear dificuldades de aprendizagem em geral ou para um tipo específico de transtorno de aprendizagem.
Dificuldades de aprendizagem mais comuns
Os sinais comuns de que uma pessoa pode ter dificuldades de aprendizagem incluem o seguinte:
- Problemas de leitura e / ou escrita
- Problemas com a matemática
- Dificuldades com memorização
- Problemas para prestar atenção / dificuldades concentração
- Problemas para seguir as instruções
- Problemas para ler as horas, organizar-se no tempo/espaço
- Problemas para se organizar em geral
Sinais de alerta para Transtornos de Aprendizagem
Uma criança com Transtorno de Aprendizagem também pode ter um ou mais dos seguintes sinais:
- Agir sem realmente pensar em possíveis resultados (impulsividade)
- Ser impulsivo na escola ou em situações sociais
- Dificuldade em manter o foco; sendo facilmente distraído
- Dificuldade em dizer uma palavra corretamente em voz alta ou expressar pensamentos
- Problemas com o desempenho escolar que piora com o tempo
- Fala como se fosse uma criança mais nova; usando frases curtas e simples; ou pula palavras nas frases
- Apresenta dificuldade em ouvir (muitas não têm problemas auditivos, mas apresentam dificuldade no processamento dos sons)
- Problemas ao lidar com mudanças na rotina
- Problemas na compreensão de palavras ou conceitos
ATENÇÃO: Esses sinais por si só não são suficientes para determinar que uma criança ou adolescente (e até adultos) tem um transtorno de aprendizagem.
Somente um profissional médico pode fechar um diagnóstico de transtorno de aprendizagem por se tratar de um transtorno do neurodesenvolvimento!
Para isso, as avaliações psicopedagógicas serão importantes para o médico poder ter uma visão clara das dificuldades.
Cada transtorno de aprendizagem tem seus próprios sinais. Uma pessoa com uma deficiência específica pode não ter todos os sinais dessa deficiência.
Abaixo estão alguns transtornos comuns de aprendizagem e os sinais associados a elas:
Dislexia:
Pessoas com dislexia geralmente têm problemas para estabelecer a conexão entre letras e sons e ortografia e reconhecimento de palavras.
Pessoas com dislexia geralmente mostram outros sinais, que podem incluir:
- Dificuldade em entender o que os outros estão dizendo
- Dificuldade em organizar a linguagem escrita e falada
- Atraso no desenvolvimento da fala
- Dificuldade em expressar pensamentos ou sentimentos
- Dificuldade em aprender novas palavras (vocabulário), enquanto lê ou ouve
- Problemas para aprender línguas estrangeiras
- Dificuldade em aprender músicas e rimas
- Lentidão para ler (processamento lento de leitura, silenciosamente e em voz alta)
- Desiste de tarefas de leitura, principalmente em público
- Dificuldade em entender perguntas e seguir instruções
- Ortografia ruim
- Problemas ao lembrar números em sequência (por exemplo, números de telefone e endereços)
- Dificuldade em distinguir a esquerda da direita
Discalculia
Os sinais desse transtorno da aprendizagem incluem problemas para entender conceitos aritméticos básicos, como frações, sequências numéricas, etc.
Outros sinais podem incluir
- Dificuldade com problemas de palavras relacionadas à matemática (fração, polinômio, perímetro, etc)
- Problemas para manipular dinheiro e fazer cálculos mentais para operar o dinheiro
- Confusão ao colocar problemas de matemática no papel
- Problemas com sequências lógicas (por exemplo, etapas em problemas de matemática)
- Problemas para entender a sequência temporal dos eventos
- Problemas ao descrever processos matemáticos
Disgrafia (não é sobre ter letra feia!)
Uma criança que tem problemas para escrever ou tem uma caligrafia muito ruim e não a supera pode ter disgrafia. Esse distúrbio pode fazer com que a criança fique tensa, isso é expresso desajeitadamente quando segura uma caneta ou lápis.
Outros sinais dessa condição podem incluir:
- Uma forte aversão a escrever e / ou desenhar
- Problemas com a gramática
- Problemas para escrever ideias
- Perder motivação ou interesse assim que começarem a escrever
- Problemas para escrever pensamentos em uma sequência lógica
- Dizer palavras em voz alta enquanto escreve
- Deixando as palavras inacabadas ou omitindo-as ao escrever frases
TDAH – Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade
O Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é um distúrbio do neurodesenvolvimento que inclui dificuldade em manter o foco e prestar atenção, dificuldade em controlar o comportamento e a hiperatividade.
Embora o TDAH não seja considerado um transtorno de aprendizagem, pesquisas indicam que de 30 a 50% das crianças com TDAH também têm um transtorno específico de aprendizagem e que as duas condições podem interagir para tornar o aprendizado extremamente desafiador.
O que causa os distúrbios de aprendizagem?
Fatores que podem influenciar o desenvolvimento de transtornos de aprendizagem incluem:
- História familiar e genética. Um histórico familiar de distúrbios de aprendizagem aumenta o risco de uma criança desenvolver um distúrbio.
- Riscos pré-natais e neonatais. O baixo crescimento do útero (restrição severa do crescimento intra-uterino), a exposição a álcool ou drogas antes do nascimento, parto prematuro e muito baixo peso ao nascer têm sido associados a distúrbios de aprendizagem.
- Trauma psicológico. Trauma psicológico ou abuso na primeira infância podem afetar o desenvolvimento do cérebro e aumentar o risco de distúrbios de aprendizagem.
- Trauma físico. Lesões na cabeça ou infecções do sistema nervoso podem desempenhar um papel no desenvolvimento de distúrbios de aprendizagem.
- Exposição ambiental. A exposição a altos níveis de toxinas, como o chumbo, é associada a um risco aumentado de distúrbios de aprendizagem.
Procurando ajuda para transtornos de aprendizagem
A intervenção precoce é essencial, pois o problema pode causar atrasos no desenvolvimento da aprendizagem e trazer outros desafios emocionais/sociais. Uma criança que não aprende as operações básicas de matemática no ensino fundamental não conseguirá lidar com álgebra no ensino médio.
As crianças que têm transtornos de aprendizagem também podem desenvolver ansiedade, depressão, baixa autoestima, fadiga crônica ou perda de motivação. Algumas crianças podem ter comportamentos inadequados por não saberem lidar com esses desafios e com isso as dificuldades na escola aumentam.
A professora, os pais, o médico ou outro terapeuta da criança podem solicitar uma avaliação psicopedagógica se houver preocupações sobre problemas de aprendizagem.
É provável que também faça testes para descartar problemas de visão ou audição ou outras condições médicas. Frequentemente, uma criança realiza uma série de exames realizados por uma equipe de profissionais, incluindo uma psicopedagoga, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, neuropsicóloga.
A determinação de um transtorno de aprendizagem e a necessidade de encaminhar para os serviços de terapias (Terapia da aprendizagem com Psicopedagoga, Terapia da Fala com Fonoaudióloga, Psicomotricidade com TO etc.) são baseadas nos resultados dos testes, na avaliação dos professores, nos depoimentos dos pais ou responsáveis e na análise psicopedagógica.
O diagnóstico é fechado pelo médico (neurologia /psiquiatra) após ter os relatórios dessa equipe multidisciplinar além dos relatos da família / escola.
Opções de tratamento
Se o seu filho ou filha for diagnosticado com um transtorno de aprendizagem, o médico ou a escola do seu filho poderá recomendar:
- Psicopedagogia. Uma profissional bem treinada pode ajudar com técnicas para melhorar as habilidades acadêmicas, organizacionais e de estudo, além de preparar um plano de intervenção para minimizar as dificuldades de aprendizagem (terapia da aprendizagem). Oferecer apoio e orientação aos pais para atividades em casa, ajudar a promover a inclusão da criança / adolescente na escola.
- Plano de ensino individual (PEI). As escolas públicas são obrigadas pela Lei Brasileira de Inclusão a fornecer um programa de educação individual para estudantes que atendem a determinados critérios, têm direito a participar do atendimento educacional especializado no contraturno. O PEI estabelece metas de aprendizado e determina estratégias e serviços para apoiar o aprendizado da criança na escola.
- Adaptações no ambiente, no currículo e materiais adaptados. As adaptações na sala de aula podem incluir mais tempo para concluir tarefas ou no tipo de avaliação, sentar-se perto do professor para promover a atenção, uso de aplicativos de computador, materiais concretos para resolver problemas de matemática ou fornecer audiolivros para complementar a leitura. Há diversos tipos de adaptações desde nas atividades quanto no currículo. Que serão recomendadas pelo professor de educação especial e também pela psicopedagoga. Em alguns casos há necessidade de acompanhante terapêutico, mediador escolar durante as aulas, por exemplo, ledor para disléxicos.
- Terapias diversas. Algumas crianças se beneficiam de diversas terapias, que podem incluir terapia ocupacional para melhorar as habilidades motoras. Uma fonoaudióloga pode ajudar a lidar com as habilidades linguísticas. Uma psicóloga a lidar com as dificuldades emocionais, etc.
- Medicamento. O médico pode recomendar medicamentos para regular o sono, para depressão ou a ansiedade. Medicamentos para transtorno de déficit de atenção / hiperatividade podem melhorar a capacidade da criança de se concentrar na escola.
O plano de tratamento do seu filho provavelmente evoluirá com o tempo. Se seu filho não estiver progredindo, você poderá procurar serviços adicionais ou solicitar revisões no Plano de Ensino Individual ou nas adaptações.
Enquanto isso, ajude seu filho a entender a necessidade de quaisquer serviços adicionais ou terapias e como eles podem ajudar. Além disso, concentre-se nos pontos fortes do seu filho. Incentive seu filho a buscar interesses que lhe deem confiança.
Juntas, essas intervenções podem melhorar as habilidades de seu filho, ajudá-lo a desenvolver estratégias de enfrentamento e usar seus pontos fortes para melhorar o aprendizado dentro e fora da escola.
Referencias:
- DSM-5, Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al.; Revisão Técnica: Aristides Volpato Cordioli et al.- 5ª Ed – Porto Alegre: Artmed,2014.
- ROTTA, N. T., OHLWEILER, L., RIESGO, R. S., Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2016
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