O que fazer para ajudar meu filho com dificuldades de aprendizagem?

Como ajudar crianças com dificuldades ou distúrbios de aprendizagem em casa?

Se fosse para resumir o post anterior com recomendações para ajudar crianças com distúrbios de aprendizagem seria “Estimule o desenvolvimento dos pontos fortes da criança para promover sua autoestima, motivação e gosto pelo aprender.”

Ajude a criança a perceber o valor das pessoas em todas as esferas da vida, enquanto você segue as rotinas diárias o auxiliando respeitosamente. Há um lugar para todos, todos podem aprender.

Mas como ajudar uma criança com dificuldades de aprendizagem em casa? De forma bem prática, o que os pais podem fazer?

Confira 7 recomendações:

Estimule a consciência fonológica para promover a alfabetização

Vários estudos nos últimos anos descobriram que a consciência fonêmica está relacionada à leitura precoce. Portanto, incentivamos os pais a brincarem e estimularem a “escuta”, brincadeira que incentivam as crianças a identificar objetos que começam ou terminam com um som específico (ou seja, vamos encontrar todas as coisas que começam com “m“, usando o som da letra, não o nome da letra). Jogos de rima também são ótimos.

Baixe o Jogo do Alfabeto gratuitamente aqui.

A fim de fortalecer os processos visuais e o reconhecimento de palavras inteiras, sugerimos que, quando os pais lerem para as crianças, peçam que encontrem letras ou palavras com a mesma aparência / parecidas.

Os desenhos de formas também é uma parte importante da alfabetização. Aos três anos, a maioria das crianças pode desenhar um círculo; aos quatro eles podem desenhar um quadrado; e aos cinco, eles podem desenhar um triângulo, bem como primeiras letras e numerais. Eles também desenham pessoas, casas e objetos simples.

Muitas crianças da educação infantil gostam de “fingir escrever”, sendo uma parte importante do desenvolvimento.

E quando estão nos primeiros anos do Ensino Fundamental não pressione a criança fazer cópias ou produções perfeitas de letras e números. Em vez disso, permita que a criança se envolva na escrita como um ato comunicativo. Quando as crianças já aprenderem copiar, aproveite as oportunidades que surgem das compras para que elas copiem os rótulos fazendo listas, etiquetas. Incentive as crianças a ajudarem a escrever a lista de compras, copiando uma ou duas palavras de embalagens.

Incentive atividades matemáticas e numéricas

Muitos pais focam nas atividades de leitura e desenvolvimento da escrita, esquecem-se da matemática, talvez por também terem suas próprias dificuldades.

Por isso é importante introduzir a matemática como uma atividade significativa e prazerosa, não como uma habilidade de memória mecânica da tabuada, por exemplo.

Embora a maioria dos pais brinque com jogos simples de contagem e cante músicas com números, também recomendamos atividades que fortaleçam os preditores lógicos.

Algumas crianças com distúrbios de aprendizagem têm dificuldade em contar sistematicamente; outros têm dificuldade com palavras como “mais, menos, poucos” e outros termos como “entre, acima, abaixo”.

Incentive as crianças a estimar, medir, despejar água ou leite, não apenas para aprender alguns dos termos quantitativos, mas para ajudá-las a adquirir certas habilidades visuais-espaciais-motoras.

Jogos simples como dominó podem ser usados ​​para combinar quantidades, fortalecer habilidades de contagem e memória associativa.

Ao ler para as crianças, peça-lhes que olhem os números das páginas e os digam. Algumas crianças aprendem a contar, mas não a ler números.

A solução simples de problemas pode começar com atividades como arrumar a mesa. “De quantos garfos precisamos? Temos colheres suficientes? Esses mesmos tipos de atividades podem ser usados ​​em brincadeiras “Temos jogadores suficientes, cartões?”

Ajude a criança a aprender a brincar

Parece estranho, dizer “aprender a brincar”, mas alguns distúrbios de aprendizagem interferem na capacidade da criança de brincar e adquirir habilidades sociais.

Normalmente, não se considera ensinar as crianças a brincar, mas são necessárias habilidades visuais-espaciais, linguísticas e simbólicas para brincar com blocos, uma casa de boneca, caminhões e carros em garagens e construir castelos de areia. Às vezes é necessário o estímulo dos adultos para mostrar-lhes como empilhar blocos para que não caiam, cavem na areia, e brincar com jogos simples. Ao longo de todas essas atividades, reserve um tempo para aproveitar as crianças e se divertir.

Considere a importância da comunicação não verbal para habilidades sociais

Algumas crianças com distúrbios de neurodesenvolvimento e que também tem dificuldades de aprendizagem, como autistas não-verbais, têm problemas para interpretar ou usar a linguagem corporal apropriada, incluindo expressões faciais e gestos. Outros têm dificuldade em interpretar o tom de voz. Como resultado, suas habilidades sociais podem ser menos adequadas. Neste caso promova jogos nos quais você inicia vários movimentos corporais, expressões faciais e entonações e ensine a criança a imitar você.

Incentive as crianças a ouvir música e desenvolver um senso de ritmo

As habilidades musicais podem vir facilmente para algumas crianças com distúrbios de aprendizagem; nesse caso, podem ser usadas como uma forma de motivar e ensinar habilidades de leitura. Outras crianças precisam de ajuda para compreender o ritmo para poderem participar de atividades musicais em grupo.

Músicas ótimas para estimular a linguagem:

  • Bolinhas de sabão (Palavra Cantada)
  • Longo/Curto (Conversa de Bicho)
  • Cada bicho tem (Conversa de Bicho)

Ensine conceitos simples sobre o tempo

Muitos alunos com dificuldades de aprendizagem têm problemas para compreender o tempo, a linguagem, sobre o clima, sobre sequências temporais, sobre horas. Durante os primeiros anos da infância, palavras como “cedo, tarde, hoje, amanhã” podem ser enfatizadas.

Marque os dias letivos em um calendário com uma cor especial e, talvez, mantenha os calendários ou diários simples que ilustram os dias ensolarados ou chuvosos com desenhos simples de sol ou pingos de chuva.

Crie projetos juntos

Você sabe o que seu filho(a) gosta? Quais são seus interesses? Use isso para criar projetos juntos. Isso não acontece muito nas escolas. Os alunos estão seguem estudando o que está definido no currículo, não necessariamente o que eles querem aprender. Cabe a você dar essa oportunidade para eles.

Crie pequenos projetos em torno de seus interesses. Se eles amam flores, projete e construa um pequeno jardim no quintal ou até mesmo em vasos na varanda do apartamento. Se eles mostram talentos artísticos, montem uma oficina de arte e criem projetos que podem fazer e depois exibir.

Aprender pode ser muito mais emocionante!

Referências: Recomendações adaptadas do artigo Newsbriefs de Doris J. Johnson, Ph.D., Jo Ann e Peter Dolle, Especialistas em Dificuldades de Aprendizagem, Departamento de Ciências da Comunicação e Distúrbios, Northwestern University, Evanston, Illinois 60208

Me adicione em sua rede social preferida:

Se quiser receber dicas sobre como estimular a alfabetização e superar dificuldades de aprendizagem me siga no

Instagram – @mariaangelica.nascimento

ou no

Facebook – @psicopedagogamariaangelica

Se quiser receber recursos gratuitos e orientações, participe do meu Canal do Telegram 

Me envie uma mensagem

Entre em contato comigo, tire suas dúvidas e agende uma consulta e saiba como posso ajudar seu filho(a) a superar dificuldades de aprendizagem.

Participe do meu canal no Telegram,

receba notificações,

recursos gratuitos

e orientações sobre

educação e muito mais!

Vamos aprender juntos!

Quero Participar do Telegram!
Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!