Como criar um mapa mental para estudar e memorizar a Bíblia
Você tem interesse em estudar a bíblia, mas muita dificuldade de memorizar versículos bíblicos? Depois que lê e fazer um devocional após algumas horas já esquece o que leu?
Como melhorar isso? Eu também já me senti assim e busquei formas para me ajudar a memorizar, principalmente para organizar meus estudos.
Para te ajudar elaborei um passo a passo de como criar um mapa mental para estudar a bíblia, estudar livros e também conteúdos que precisa memorizar e lembrar.
Importância de memorizar versículos bíblicos
Quando se guarda a Palavra de Deus nos lembramos de quem somos e das promessas de Deus, corrigimos nossa rota e seguimos pelo caminho da santificação. Encontramos consolo e esperança quando nos lembramos das promessas de Deus. Encontramos encorajamento, conselhos, alegria e paz.
Esses são alguns bons motivos, não acha?
O salmista ainda ressalta um outro bom motivo para se guardar a Palavra de Deus.
Salmos 119:11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Esconder a Palavra de Deus em nosso coração é um meio de evitar o pecado, previne a doença do pecado, também devemos colocar a Palavra de Deus em prática, fazendo dela nosso guia, a Palavra nos capacita para toda boa obra.
2 Timóteo 3:16,17
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
Quando temos consciência da importância de algo o valorizamos e zelamos, cuidamos e guardamos como se fosse um tesouro. A Bíblia, a Palavra de Deus, é um tesouro valiosíssimo!
Se você te dificuldades de entender, memorizar e guardar a Palavra de Deus na sua mente e coração ore e peça ajuda a Deus. Siga o exemplo do salmista:
Salmos 119:32-34
Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração.
Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim.
Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração.
E além da oração por sabedoria você pode aprender como aprender, isso mesmo, aprender a estudar a Bíblia de forma que te ajude a memorizar versículos e se lembrar dos princípios da Palavra de Deus.
Há vários métodos, vou compartilhar um que te me ajudado bastante, que são os Mapas Mentais. Confira!
O que são Mapas Mentais?
É uma técnica de aprendizagem desenvolvida na década de 70 pelo inglês Tony Buzan e consiste em organizar as informações num diagrama que tem um elemento central, ramos coloridos, desenhos e palavras chaves.
A eficiência dos mapas mentais para memorização é explicada pela neurociência, esses elementos do diagrama estimulam os dois lados do nosso cérebro. O lado esquerdo processa as palavras-chave, os tópicos e hierarquia das informações; e o lado direito processa as conexões, junções dos ramos, as cores, desenhos e imagens do diagrama.
Desenho de um Mapa Mental com as áreas da vida
Os estudantes e leitores que utilizam os mapas mentais apresentam redução do estresse provocado pelo excesso de conteúdo e informações, maior habilidade de análise e maior criatividade.
Por isso nós professores sugerimos a prática como técnica de estudo, por ajudar a hierarquizar as informações e é ideal para quem precisa memorizar uma grande quantidade de conteúdos, como é o caso dos estudantes da Bíblia e estudantes de Teologia.
Como criar um mapa mental passo a passo
- Escolha o conteúdo
Separe o conteúdo que irá estudar, separe e leia o texto, grifando de maneira colorida o que achar importante, identificando as palavras-chave por categorias de informações.
- Pegue uma folha de papel A4 e canetas coloridas
Anote no centro da folha A4 (em paisagem) o título do tema que está lendo e estudando, se for um livro, coloque o mesmo título e nome do autor;
- Crie os ramos do mapa mental
Crie os ramos com tópicos e palavras-chave que grifou no texto;
Se for um livro, faça um ramo para cada capítulo;
Esteja atento às palavras-chave e principais conceitos que sublinhou no texto base;
Faça os sub-tópicos com os ramos, descrevendo em poucas palavras o conteúdo estudado;
Esses sub-tópicos podem ser de 2, 3 ou até 4 níveis. O importante é organizar as informações de forma resumida e criativa.
Evite usar frases inteiras ou com mais de duas palavras para montar os ramos que conectam seu mapa mental; isso vai ocupar muito espaço e não facilita a memorização.
Utilize desenhos e ícones para descrever as ideias do texto
Use cores diferentes para cada ramo;
Use letra de forma, para ser mais legível;
Use letras grandes, pois estimulam o canal visual e agilizam as revisões;
Abrevie as palavras o máximo possível;
Escreva do centro para as extremidades;
Quebre os temas principais em níveis, conforme o grau de importância;
Use imagens e desenhos que simbolizem o conteúdo abordado;
Veja um exemplo de mapa mental digitado em App sobre a Bíblia:
Use o mapa mental para revisar conteúdos já estudados
Consulte sempre seu mapa mental. O mapa mental é uma poderosa ferramenta de revisão de conteúdos e se bem elaborado, te ajudará a memorizar e se lembrar de versículos, frases, esquemas e princípios importantes para sua vida.
E você, já conhecia o mapa mental? Como você faz para memorizar versículos e se lembrar de estudos bíblicos?
Me adicione em sua rede social preferida:
Se quiser receber dicas sobre como desenvolver novos hábitos, técnicas de estudos e muito mais me siga no Instagram, posto várias orientações psicopedagógicas nos stories.
Instagram – @mariaangelica.nascimento
ou no
Facebook – @psicopedagogamariaangelica
Se quiser receber recursos gratuitos e orientações, participe do meu Canal do Telegram
Se você quiser acompanhar meus devocionais (perfil pessoal) me siga no
Instagram pessoal – @proverbiosem31dias
Me envie uma mensagem
Entre em contato comigo, tire suas dúvidas e agende uma consulta e saiba como posso ajudar para reduzir o estresse na organização dos estudos.
Seja o primeiro a comentar!