Serviços

  • Atendimento psicopedagógico no espaço clínico e também em domicílio na modalidade home care
  • Teleatendimento via skype (preferencialmente para adolescentes, jovens e adultos)
  • Veja endereço em Mococa SP no Google Maps aqui
  • Entre em contato pelo WhatsApp

Quando procurar atendimento psicopedagógico?

Avaliação Psicopedagógica é o processo de investigação das causas da não aprendizagem. Nesse momento, a psicopedagoga aplica uma série de testes para que tenha hipóteses, mais claras possíveis, dos motivos que estão fazendo com que a criança/ adolescente/adulto tenha baixo desempenho (acadêmico e/ou social) no aprendizado.

A avaliação pode durar de 5 até 10 sessões de 1hora cada atendimento, depois é feita a reunião de devolutiva psicopedagógica para explicar aos pais quais foram os resultados.

Sinais de alerta que indicam a necessidade de uma avaliação psicopedagógica:

  • Dificuldade na alfabetização;
  • Dificuldade com concentração e atenção;
  • Dificuldade com leitura e escrita;
  • Dificuldade para fazer cálculos;
  • Dificuldade para interpretar e compreender textos;
  • Dificuldade com socialização;
  • Dificuldades com regras e limites;
  • Dificuldade para estudar;
  • Dislexia (dificuldade na leitura);
  • Discalculia (dificuldade na matemática);
  • Disgrafia (dificuldade na escrita);
  • Dificuldade com coordenação motora;
  • Dificuldade com memória;
  • Dificuldade com lateralidade;
  • Dificuldade com noção temporal (horas, dias, meses, noção de tempo e espaço);

Intervenção psicopedagógica

Intervenção psicopedagógica são os encontros feitos com a criança/adolescente/adulto para que se elimine ou diminua os efeitos do motivo da não aprendizagem sobre o desempenho dele.

Então, se criança/adolescente/adulto tem dificuldade em virtude de dislexia, discalculia, disortografia, disgrafia, TDAH ou em consequência de alguma necessidade especial (autismo, síndrome de Dow, etc), a psicopedagoga cria estratégias de intervenção que agem sobre as características dos transtornos e tentam minimizar ao máximo, os prejuízos no processo de aprendizagem

Qual diferença entre psicopedagogia clinica e institucional?

O acompanhamento psicopedagógico possui o caráter preventivo e terapêutico, atuando em duas áreas: a institucional (numa escola por exemplo) e a clínica (na sala de atendimento/ sessões individuais).

Na escola, a psicopedagoga orienta as professoras, dando suporte para perceber alguma discrepância no aprendizado dos alunos em relação ao grupo e também orientar os professores e familiares em como lidar com as dificuldades apresentadas.

Já no atendimento psicopedagógico individual é feito um processo de investigação de uma queixa de “não aprender”, uma dificuldade de aprendizagem, ou de sinais de transtornos de aprendizagem. Após levantar hipóteses sobre os motivos de “não aprender” se propõe etapa de intervenção, que seria a fase de terapia da aprendizagem.

No atendimento clínico é comum a psicopedagoga fazer encaminhamentos e trabalhar em conjunto, por ex., se houver hipóteses de algum obstáculo “orgânico” pode encaminhar também para oftalmologista, pediatra etc, se houver hipóteses de transtorno/distúrbios como TDAH / Dislexia, Autismo se faz os encaminhamentos para neurologista, neuropediatra, psiquiatra para diagnóstico e também outros profissionais que irão compor a equipe multidisciplinar.

Coach Educacional – Método Estudo Eficaz

É um atendimento psicopedagógico com até 10 sessões utilizando a abordagem de coaching ( treinamento de habilidades) para que um aluno com dificuldades se torne um estudante com autonomia e obtenha melhor desempenho nos estudos.

É indicado para crianças do ensino fundamental (com a participação dos pais), que precisam aprender a estudar e organizar sua rotina de dever de casa, para universitários que precisam melhorar o rendimento acadêmico ou profissionais que vão prestar concurso público, o coaching educacional é transformador.

Como Coach Educacional licenciada pelo Meu Dever de Casa utilizo o método de estudo eficaz (une neurociência, pedagogia e heutagogia).

Ao final do processo o estudante aprenderá técnicas para se concentrar, para assistir aulas, para fazer leitura eficiente e programar seu cronograma de estudos com autonomia.

Coaching Vocacional

Uma das maiores angústias dos adolescentes no final do ensino médio é a escolha da carreira, pois grande é a pressão, as alternativas e as exigências do mercado de trabalho com relação à formação acadêmica e pessoal, assim como a família também tem suas expectativas com relação a esse momento. Em meio a isso o jovem se sente perdido.

Existem também casos em que o profissional, já com alguma formação resolve mudar de carreira, pois não encontra realização no trabalho.

Para ambos os casos, a orientação vocacional é fundamental.

Clique aqui e saiba mais sobre como é a orientação vocacional.

Teste de Perfil Comportamental

Por meio dessa ferramenta, você identifica suas qualidades e as aperfeiçoa e investe em melhorias para minimizar suas fraquezas. O resultado obtido ainda permite que você direcione a sua carreira de forma mais proativa e assertiva procurando vagas mais voltadas ao seu perfil.

Clique aqui e conheça mais sobre esta ferramenta que ajuda você a se conhecer melhor e ter um comportamento mais assertivo.