CINE COACHING Maria Angélica

Provérbios em 31 dias: Dia 31, Provérbios 31: Como concluir um projeto? A virtude da acabativa

Como concluir um projeto que já iniciei? 🙄

Durante este mês de leitura e devocional do livro de Provérbios você iniciou projetos em sua vida, deu primeiros passos para realizar mudanças, para conquistar um sonho e um objetivo.

Leitura e Devocional de hoje: Provérbios 31

Provérbios Capitulo 31b

Versículo Chave:

Provérbios 31:31

Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.

💡 Reflexão:

Muitas pessoas começam e não conseguem concluir seus objetivos e projetos. Planejam, dão os primeiros passos mas não conseguem concluir. Ou já está em um estagio avançado da jornada do seu projeto, mas está a ponto de desistir.

Muitas pessoas tem iniciativa mas não acabativa! Como então começar e terminar, como concluir ciclos e projetos? 😐

Assim como a mulher virtuosa trabalhou de forma diligente e foi louvada pelo seu próprio trabalho, que possamos nos inspirar nela. Assim como Hurão de Tiro (I Reis Capítulo 7) começou e terminou o projeto do palácio real para o Rei Salomão, que possamos nos inspirar e também iniciar e concluir o que começamos.

Só iremos colher os frutos se terminarmos o que começamos!

Princípios para ter acabativa:

1 – Temor, reverencia e confiança em Deus

Se você iniciou algum projeto ou deu alguns passos para conquistar algum objetivo durante esse período na busca por sabedoria, com certeza Deus está direcionando para que você tenha os melhores resultados.

Conversamos durante esse mês que a fonte de sabedoria e conhecimento é Deus, e é Dele também o poder e autoridade para dar a ultima palavra.

E esta ultima palavra é sempre para o nosso bem.

Leia novamente Provérbios Capítulo 16:1,2 e 3 e Jeremias 29:11.

2 – Esteja disposto a se comprometer

Muitas vezes para conquistar algo e terminar bem, precisamos de doses extras de determinação, e também de comprometimento. De lidar com coisas chatas e de fazer além que gostaríamos. De fazer até o que não gostamos muito, mas que precisam ser feitas para avançar.

Talvez seja a mudança de um hábito, acordar mais, ou dormir menos, se exercitar mais, estudar mais, voltar e terminar exercícios que se comprometeu a fazer lá no inicio desse projeto de devocional também. Enfim, talvez você precise se comprometer a fazer coisas diferentes do que está habituado para ter resultados diferentes também.

3 – Aprenda a delegar e também seja humilde para reconhecer que precisa de ajuda

Peça ajuda para você executar seu projeto. Muitas vezes está difícil seguir adiante, pois você está sobrecarregado ou não sabe como executar, e tem pessoas que poderiam te ajudar, seja na sua equipe, seja na sua família, seja no seu ministério.

Muitas vezes você está empreendendo, fazendo negócios por exemplo, e precisa subcontratar serviços, esta também é uma forma de delegar.

Aprenda como delegar tarefas para outras pessoas esta também é uma forma de você ensinar e compartilhar sabedoria.

Ao longo desse mês nós conversamos sobre aconselhamento, sobre conselheiros e consultores. Algumas dessas pessoas também podem te ajudar.

As pessoas não recebem ajuda porque não pedem. Preferem parar no meio da jornada da conquista de seus projetos e sonhos à pedir ajuda.

4 – Analise os obstáculos que poderá enfrentar ao longo da sua jornada

Alguns obstáculos e armadilhas nós abordamos durante esse mês, nós conversamos sobre armadilhas que nos impedem de ter uma comunicação eficaz, sobre comportamentos insensatos, comportamentos tolos, sobre a procrastinação, conversamos sobre a barreira do medo, da pressa, sobre o perigo de não controlarmos a língua e etc.

Você possivelmente já se conscientizou sobre outros obstáculos para a conquista de seus objetivos e para conclusão de seus projetos.

Tenha comprometimento e faça um acordo com você mesmo, estabeleça uma clausura contratual consigo mesmo:

“Irei seguir adiante, dando um passo de cada vez, irei concluir o que comecei!“.

Aplicação:

1 – Leia novamente Provérbios Cap 16:1,2 e 3 e Jeremias 29:11 e reflita sobre sua reverencia e confiança nos planos Deus;

2 – O que precisa ser feito de diferente na sua forma de agir, de forma prática, para aumentar o seu comprometimento?

3 – O que ou qual tarefa você pode delegar para outra pessoa? Para quem você pode delegar?

4 – Para quem e que tipo de ajuda você precisa pedir hoje para que possa contribuir para que seu projeto siga até o fim?

5 – Cite pelo menos 3 obstáculos. Como você pode se prevenir e se desviar destes obstáculos, ou até mesmo de supera-los.

6 – Cite coisas que estão tirando seu foco do que é realmente importante para conclusão do seu projeto ou dos seus objetivos. Como você pode eliminar estas distrações?

7 – Qual é o projeto que você iniciou e que não terminou, ou que abandonou ou que está prestes a abandonar?

Então declare e faça um contrato de comprometimento com você hoje sobre este projeto.

8 – Reveja sua Roda das Virtudes de Caráter e faça novamente o exercício analisando os avanços que teve para melhoria e fortalecimento de cada virtude.

  • O que faz sentido para você fazer para continuar avançando em ser uma melhor versão de si mesmo?

 

Oração:

Transforme seus anseios em relação ao futuro e sua insegurança em conversa com Deus. Apresente os temas que tratamos durante este mês de leitura, reflexão e exercícios em suas orações a Deus. E peça a orientação necessária para você colocar em prática os princípios de Sabedoria e concluir seus projetos.

E você?

Qual foi o tema que mais te chamou a atenção nestes 31 dias de leitura e devocional de Provérbios? Qual foi o dia que mais te marcou?

Comente, curta e compartilhe! Compartilhe principalmente sabedoria.

E lembre-se sabedoria é colocar o conhecimento que você recebeu em prática!

Gratidão por caminhar comigo até aqui! Desejo que Deus te abençoe na conquista de seus sonhos e ilumine seu caminho.

Continue acessando o blog www.coachmariaangelica.com.br que estou preparando novidades para compartilhar com você!

Boa colheita para você! Até breve! 🙂 😉

Um forte abraço,

Coach Maria Angélica


OBS: Se você teve conhecimento do projeto de devocional e mensagens pelo Whatsapp somente agora no final não desanime!

Vou continuar enviando para quem se cadastrar via e-mail! Então, acesse aqui e se cadastre para receber gratuitamente no seu e-mail. Você irá receber um devocional por dia e poderá fazer sua jornada de 31 dias vivendo provérbios em busca da sabedoria divina no seu tempo. 🙂

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Você anda estressado e não faz ideia por onde começar a mudar e ter uma vida plena?

Coloque o seu e-mail aqui para receber gratuitamente artigos e dicas!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!