10 passos que vão te ajudar a vencer o estresse e ser mais feliz em 2017

Como podemos gerenciar uma vida repleta de responsabilidades e agitada e encontrar alegria entre tantos papéis que exercemos? Aprenda com estes 10 passos e seja mais feliz em 2017!

Muitas vezes nossa vida se parece como um malabarista num circo de funções. Nós fazemos um malabarismo para equilibrar responsabilidades, eventos, compromissos, trabalho, clientes, família, cônjuges, filhos, crianças, ministério, equipe de células, missões etc. Resultado: estresse! 😯

E as mulheres ainda acrescentam os cuidados com a beleza, tentando parecer graciosas e lindas mesmo estressadas.

Todo mundo nos diz para aproveitar nossas vidas equilibrando tudo isso e com um “sorriso colgate” no rosto.

E ficamos pensando sobre essa imagem perfeita de alguém que tem a vida planejada, plena e equilibrada. Será que é possível?

Acredito que sim, e me dedico para isso. Mas eventualmente nossos corpos dão sinais de exaustão, nossos pensamentos parecem que não fluem e os sinais de esgotamento emocional não desaparecem com uma dose de energético com guaraná, ou com cápsulas de Ginkgo Biloba e Ginseng.

Como podemos então gerenciar uma vida repleta de responsabilidades e agitada e encontrar alegria entre tantos papéis que exercemos?

como-evitar-estresse1

1. Vença o estresse: Aprenda a priorizar  

Você olha para sua lista de tarefas e para todas as pendencias do dia e quase tem um colapso. Respire!

Enfrentar uma lista de tarefas pode ser difícil. Mas se você dividir seu dia em blocos de tempo e se concentrar apenas sobre os itens mais importantes os resultados serão melhores. O que não for realmente importante para aquele momento você coloca uma data e prazo para começar e com isso libera sua mente de se preocupar para focar no hoje e no mais importante.

 “Inclina o meu coração para os teus estatutos, e não para a ganância. Desvia os meus olhos das coisas inúteis; faze-me viver nos caminhos que traçaste.” Salmos 119: 36 e 37

Eu já dei várias dicas aqui no blog sobre gestão do tempo, incluindo um exercício para você organizar o que é urgente e importante, o que não é urgente, mas é importante. Acesse aqui.

2. Vença o estresse: Elimine as distrações

Faça um esforço consciente para estar presente e focado na tarefa que programou. Não importa qual seja a tarefa, quando tiver programado algo a fazer ou trabalho, se concentre apenas nisso.

Quando é tempo para estar com sua família, com seus filhos, concentre-se totalmente nesse momento.

Não caia na armadilha das mídias e redes sociais, os 5 minutinhos se tornam 50 e você nem percebe, quando nota e volta para realidade suas atividades estão lá e o estresse aumenta, pois o que não era urgente se torna com os atrasos nos prazos.

“Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e ponham toda a esperança na graça que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado.” I Pedro 1:13.

3. Vença o estresse: Adicione um espaço na sua agenda para o imprevisto

Você organiza sua agenda e assume compromissos para 12 horas do seu dia, em alguns dias chega a 16 horas.

Quando você está com sua agendada lotada ao máximo simplesmente não há espaço para a vida acontecer, o que provoca mais estresse e ansiedade!

Ao permitir espaços livres na sua agenda para imprevistos, você irá se sentir melhor para administrar o cansaço. É chato quando temos um imprevisto, mas ficar preso no negativismo e na raiva não irá resolver seus problemas.

Às vezes o melhor a ser feito é aceitar que não conseguiremos concluir uma tarefa dentro do programado.

Um pensamento diferente como “Talvez não consiga resolver tudo, mas posso conseguir fazer algumas coisas” alivia a pressão do estresse e te faz seguir agindo focado nas soluções.

“O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.” Provérbios 17:22

4. Vença o estresse: Renove sua mente

Nossa vida é um sistema, temos as partes física, emocional, mental e espiritual todas interligadas.

Quando sua agenda estiver cheia e você fazendo malabares entre suas funções, não negligencie sua vida e saúde espiritual.

Renove a sua mente na Palavra de Deus. Busque nEle a inspiração para priorizar o que é realmente importante.

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12: 2

5. Vença o estresse: Pense nas coisas lá do alto

Se você só pensar no que precisa ser feito e nas suas listas de tarefas você perde o animo.

Mas quando você se lembra do que é prometido pelo Senhor, o seu coração é inspirado a cantar, a louvar até nos momentos mais agitados.

Eu sei que posso entregar minha agenda aos Seus pés, orando por Ele para guiar meus passos e isso me traz Paz!

“Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” Colossenses 3: 2

stress-ou-estresse-3

 

6. Vença o estresse: Lembre-se de se lembrar de que a sua verdadeira alegria vem dEle

Quando a vida parece que irá sair do controle, eu me lembro que Ele está no controle de tudo.

E quando nossos pensamentos se voltam para Jesus encontramos a verdadeira fonte de alegria. Ele nos ama e nos preenche e isso independe do que fazemos e do quanto somos produtivos e cumprimos prazos.

“Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.” Salmo 16: 11

7. Vença o estresse: Busque fazer o melhor, mas em alguns momentos permita-se deixar o perfeccionismo

Aceita que dói menos. Você não pode ser perfeito em tudo. Simples assim! Eu aprendi a frase abaixo com um dos meus mestres de coaching para produtividade:

“Melhor feito do que perfeito!” Gerônimo Theml

Muitas vezes na tentativa de sermos perfeitos adiamos fazer algo que precisa ser feito na espera de condições ideais que não existem.

O melhor é fazer o que foi planejado, ajustar o que não ficou legal e melhorar. Ficar paralisado na espera das condições ideais só vai aumentar sua ansiedade e estresse.

Outro perigo quando tentamos ser perfeitos em tudo é que isso nos dá a ilusão de que temos a vida sob nosso controle, e com isso podemos correr o risco de sermos egoístas e autossuficientes, gerando em nosso coração a falsa sensação de que não precisamos nem mesmo de Deus.

Responda sinceramente: qual é sua real motivação quando você se esforça tanto para ser perfeito? Por que você está se esforçando para ser perfeito? É para ter uma imagem de bem sucedido e herói, é para provar que você pode, é para ser reconhecido?

Que Jesus seja também o Senhor de tudo em nossas vidas, que possamos ter as motivações de fazermos o melhor sim, mas sem nos iludirmos com o perfeccionismo.

“Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos; e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.” Isaías 55: 9

 

8. Vença o estresse: Aproveite os momentos

Aprenda a aproveitar a vida se encantando com a beleza dos pequenos momentos. Rir, dançar, cantar, e apenas ser você.

Quando foi a última vez que você sorriu?

“Vocês sairão em júbilo e serão conduzidos em paz; os montes e colinas irromperão em canto diante de vocês, e todas as árvores do campo baterão palmas.” Isaías 55:12

A vida pode ir a uma velocidade máxima e você corre o risco de perder o controle da direção.

Conscientemente faça uma pausa. Nós precisamos ser mais produtivos e planejados, mas permita-se estar presente nos momentos fora do ambiente de trabalho. Assim você irá aproveitar os momentos com a família, amigos e principalmente com Deus.

“Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.” Salmo 62: 5

 

9. Vença o estresse: Descanse

Até as máquinas precisam de paradas para manutenção. Permita-se ter um tempo para descanso sem se sentir com culpa por isso.

Encontre descanso nEle, e relaxe, não fomos feitos para sermos super heróis.

“Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.” Isaías 40:29

stress-ou-estresse-4

10. Vença o estresse: Tenha Fé no Criador

Vivemos em um mundo cheio de poluição, nossa saúde é prejudicada com o ar poluído, a água poluída, as angústias e desafios da vida moderna.

Eventualmente precisamos buscar ajuda médica, fazer tratamentos com medicamentos para restaurar nossa integridade física e mental. E isso não pode ser negligenciado.

Deus pode usar profissionais para nos aliviar sofrimentos e nos tratar. Se você possui sintomas de esgotamento mental, emocional, estresse e ansiedade procure cuidar da sua saúde e se preciso procure ajuda de um profissional da área da saúde.

No entanto, Deus também nos dá meios de prevenção e nos dá sabedoria a fim de ter uma vida equilibrada.

Em Provérbios, o sábio Salomão nos aconselha:

“O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte.” Provérbios 14:27

 

Que em 2017 você possa buscar abastecer-se de vigor na fonte de Vida que é Jesus Cristo, e que Deus te dê muita sabedoria para escapar das armadilhas do estresse no meio da rotina agitada. 🙂

💡

Visite essa página aqui e saiba mais informações sobre o projeto Vivendo Provérbios. Serão 31 dias com reflexões sobre a sabedoria divina para nossa vida diária e dicas grátis de coaching cristão no seu e-mail.

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Você anda estressado e não faz ideia por onde começar a mudar e ter uma vida plena?

Coloque o seu e-mail aqui para receber gratuitamente artigos e dicas!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!