COACHING PARA DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA Maria Angélica

Tenha um Plano B e viva sem medo da demissão

Você tem um Plano B para sua carreira? E se você for demitido hoje, quais seriam seus próximos passos? Você está preparado para enfrentar um imprevisto? Saiba como você pode ter um Plano B e colocá-lo em prática mesmo antes [...]

Para a maioria das pessoas, é difícil se imaginar daqui a 5 anos, 10 anos. O que você acredita que estará fazendo a médio e longo prazo? Você estará na mesma empresa, no mesmo cargo, terá alcançado uma promoção, será dono do próprio negócio, terá se aposentado e viverá do INSS?

São várias as possibilidades, dependendo da sua idade, dos seus projetos profissionais e até mesmo da sua iniciativa e flexibilidade para enfrentar os imprevistos.

Mas a verdade é que nem todos pensam em ter um PLANO B, em se preparar para enfrentar um “imprevisto”.

Imprevisto esse que pode ter vários nomes: demissão repentina, falência da empresa, crise no mercado e setor, necessidade de aumentar renda por algum motivo, necessidade de trabalhar em casa por conta de uma mudança no contexto familiar e tantos outros cenários.

A importância do “PLANO B” na carreira

Em minha experiência como coach e orientadora profissional percebo que poucas são as pessoas que desenvolvem uma estratégia para a carreira e isso é um perigo.

Muitos especialistas e consultores financeiros aconselham o trabalhador a ter uma reserva financeira para enfrentar os imprevistos e também a cultivar o hábito de poupar de 5 a 10% do salário.

Porém muitos estão com o orçamento apertado e não conseguem poupar porque não sobra nada no final do mês. Daí surge a necessidade de se aprender sobre educação financeira e também a pesquisar formas de gerar uma renda extra.

Quando o profissional toma essa iniciativa ele já está iniciando os primeiros passos para o seu “PLANO B” mesmo sem perceber.  Na busca por atividades que gerem um dinheiro extra no final do mês, esse profissional está treinando habilidades novas e desenvolvendo seu potencial para uma nova carreira.

Se a idéia for abrir seu próprio negócio você estará se desenvolvendo mesmo ainda trabalhando na sua função atual.

Passo a passo para você começar a pensar no seu Plano B

  • Invista em autoconhecimento

Identifique quais são suas qualidades, suas competências e habilidades. Pense em como poderia usar essas habilidades em áreas diferentes de sua ocupação atual.

  • Pense em aliar o que você sonha e gosta de fazer com uma fonte de renda

A sua chance de ser bem-sucedido fazendo o que gosta é muito maior do que simplesmente trabalhando por remuneração. Considere seus sonhos e vocação na escolha.

  • Lembre-se de procurar por atividades que gerem renda e avalie os riscos da atividade

Muitas pessoas pensam em investir numa franquia e elas são interessantes, mas é preciso uma análise detalhada de cada uma delas antes de investir suas economias, normalmente o investimento inicial é alto e o retorno é a longo prazo. Na segunda etapa do artigo compartilho ideias para você pesquisar.

  • Pesquise se há mercado e público para a sua ideia

Antes de tomar sua decisão pesquise o mercado e o público. Para empreender num negócio próprio é preciso ter vontade de arriscar, mas também se deve estar ciente das possíveis falhas no processo. Tenha certeza que após fazer seu planejamento e ter tomado sua decisão você ficará muito mais seguro.

  • Seu currículo bem sucedido não é sinônimo de sucesso no futuro

Ter uma carreira bem sucedida, experiência em grandes empresas não é sinônimo de sucesso no seu próximo projeto. Por isso busque informações e esteja disposto a aprender sempre. Busque informações em entidades, cursos de apoio a empreendedores, informações sobre atividades que possam gerar uma renda extra enquanto está empregado.

  • Não se iluda

Não pense que quem é dono do próprio negócio não tem “patrão”. Na verdade você pode não ter a figura do chefe (principalmente do chefe chato, ufa!), porém todos os seus clientes ocuparão uma posição decisiva para o sucesso de qualquer atividade que escolher. Comprometa-se a ter iniciativa e proatividade, em liderar a si mesmo e tenha consciência de servir seu cliente com o melhor.

  • Comece com uma atividade para gerar renda extra em casa antes de ser demitido

Não tema o fantasma da instabilidade. Em um emprego tradicional a demissão pode acontecer do dia para a noite. Com uma atividade para gerar renda extra em casa você terá vários clientes e, a menos que faça algo muito ruim, é pouco provável que todos eles sumam no mesmo mês. Você irá aprender a prospectar, a se relacionar, a vender suas ideias e seus serviços. Estas habilidades vão servir para você no seu futuro caso venha a perder seu emprego. E também é uma forma de colocar o Plano B em prática sem esperar ser demitido e investir o dinheiro extra em seus sonhos.

Ideias de negócios para ter uma renda extra e trabalhar em casa

– Tradutor

Pra essa opção tem que saber falar e escrever em outras línguas. E, é claro, dominar o nosso idioma. O tradutor ajuda as pessoas na tradução de textos, documentos, roteiros ou livros. Em alguns casos, o tradutor precisa pesquisar o assunto do texto que vai traduzir, pra se familiarizar com os termos técnicos e específicos do tema.

– Secretária remota

Hoje, com a ajuda da tecnologia, é possível oferecer o serviço de secretária a partir de casa. O serviço é muito requisitado por pequenas e médias empresas e profissionais autônomos, e inclui desde a prospecção de novos clientes até o agendamento de reuniões.

– Agente de viagens

Lembra do agente de viagens? Hoje em dia ele faz tudo usando sites da internet e nem precisa sair de casa pra trabalhar. O agente de viagens ajuda a organizar um roteiro, comprar passagens, encontrar hotéis e sugerir passeios e visitas para seus clientes.

– Designer de joias e bijoux , artesanato

O desenvolvimento e fabricação de peças de bijouteria ou artesanato é um negócio promissor e suas criações podem ser vendidas pela internet, para conhecidos, para lojas ou para noivas. Aprenda tudo que puder sobre o assunto: materiais, técnicas, referências. Para vender, invista nas fotos dos produtos e use as redes sociais.

– Consultoria

Você possui experiência e é especialista em alguma área? Seu Plano B pode ser abrir uma consultoria e trabalhar prestando serviços a seus clientes. Esta foi uma das minhas opções de plano B.

– Com alimentos e confeitaria

Você pode trabalhar cozinhando em casa sob encomenda, vendendo para sua rede de contatos.

– Revenda de produtos

Há vários produtos que podem ser revendidos por você, desde utilidades domésticas, artigos para enxovais e até chocolates. Eu indico produtos do setor de Beleza e Cosméticos, para se ter ideia o brasileiro destina 2% do seu orçamento aos produtos de beleza e higiene, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Quer uma indicação de empresa séria? Veja uma opção aqui.

– Marketing de Rede

O marketing de rede pode ser uma ótima opção para seu Plano B. Você poderá ter um negócio próprio de baixo risco e baixo investimento inicial e ainda manter paralelo à sua profissão atual. Num negócio de marketing de rede você ganha com a venda direta de produtos, por exemplo, cosméticos, e também ganha por bonificação de acordo com o desempenho da equipe de revendedores ou consultores que você formar.

Outra vantagem é que você aprende a desenvolver habilidades de gestão e vendas, indispensáveis em qualquer empreendimento e profissão.

Veja a opinião do Flávio Augusto sobre isso nesse vídeo:

 

Eu recomendo o projeto da Contem 1g Magic por conhecer os produtos e o plano de carreira, tenho uma parceria com consultores do projeto. Se quiser informações veja esse vídeo curto aqui.

 

O mais importante de tudo que falei é: 

Experimente novas possibilidades e descubra o que melhor funciona para você!

Com certeza você encontrará várias opções.

Conte comigo nesta descoberta! 🙂

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Você anda estressado e não faz ideia por onde começar a mudar e ter uma vida plena?

Coloque o seu e-mail aqui para receber gratuitamente artigos e dicas!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!