3 lições bíblicas sobre sucesso na vida cristã

Quais são os principios bíblicos usados como estratégia de sucesso que podem fazer diferença na sua vida como cristão? O que a bíblia diz sobre sucesso? Quais os principais segredos para obter sucesso e uma vida plena?

sucesso coaching cristãoO que é sucesso para você?

Você já pensou sobre o que é ter sucesso? Ou o que é ser uma pessoa de sucesso? Se você é cristão, e tem os princípios bíblicos como regra de fé, já se perguntou o que a Bíblia diz sobre sucesso? É sobre este tema que gostaria de conversar contigo hoje.

Eu já fiz esta pergunta em vários treinamentos e já recebi várias respostas, e em todas há semelhanças e o consenso de que sucesso é algo bom e por isso é buscado por todos de alguma forma. Apesar deste consenso há também definições bem particulares, baseadas nas crenças de cada um.

Algumas definições para Sucesso de acordo com o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Michaelis:

  • Aquilo que sucede; acontecimento, fato.
  • Qualquer resultado de um negócio.
  • Bom resultado; êxito, sucedimento.
  • Pessoa (artista, escritor, cantor etc.) ou coisa (filme, peça teatral, livro etc.) que alcança grande popularidade.
  • Expressão “Ter sucesso”: ter êxito, vencer ou alcançar a vitória.

É mais fácil termos definições mais claras quando associamos o sucesso à questões profissionais e financeiras. Neste contexto, o sucesso é acompanhado de foco, determinação, conhecimento, talentos e habilidades.

Outro contexto envolve as relações sociais e a família. Neste cenário o sucesso é acompanhado de emoções que aquecem o coração como o amor, a amizade, a harmonia de um lar, e a saúde.

Outro cenário envolve o pilar espiritual. Aqui o sucesso é acompanhado de paz, gratidão, perdão, solidariedade, forte senso de propósito e transcendência. Neste contexto o sucesso ganha uma dimensão que vai além do amanhã e do depois de amanhã, atinge a eternidade.

O que outros cristãos dizem sobre o tema de Sucesso?

Encontrei na minha Bíblia da Mulher (Editora Atos) uma frase inspiradora da Dra. Ruth Haley Barton (Doutora em Divindade pela Northern Baptist Theological Seminary e fundadora do Transforming Center):

“Os que vencem não são aqueles que ajuntam maior número de bens. São os que amaram a família e conheceram a alegria de ver esse amor ser retribuído. São aqueles que souberam o que significa dedicar a vida a um propósito maior do que a si mesmo. São os que conheceram a Deus e esperam ansiosamente pela eternidade com Ele.”

Nas minhas pesquisas encontrei um artigo em inglês que discorre sobre o desenvolvimento do pilar Espiritual, que numa tradução livre teria o título “Rota para a formação espiritual” do Dr. M. Robert Mulholland:

“Minha definição da formação espiritual é quádruplo:

(1) um processo

(2) de constituição

(3) à imagem de Cristo

(4) para o benefício dos outros.”

No artigo Coaching Cristão: vida cristã e desenvolvimento pessoal eu compartilhei a frase de John Maxwell com uma definição sobre sucesso:

“Sucesso é conhecer o propósito de sua vida, crescer para alcançar o seu potencial máximo e lançar sementes que beneficiem outros”  John Maxwell

Você percebeu a similaridade na fala destes autores e mestres cristãos? Posso arriscar que eles compartilharam suas ideias baseadas em suas experiências de vida, mas acima de tudo com o que a Bíblia define como sucesso.

Se você está gostando desse artigo e quer ajudar mais pessoas a viverem a verdadeira dimensão do sucesso, clique em algum dos links abaixo para ajudar a divulgá-lo.

 Facebook 

 Google+ 

 LinkedIn 

Agora, vamos abordar três pontos principais destas definições à luz da Bíblia.

Lição 1: Sucesso é ter um Propósito

O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Michaelis, apresenta as seguintes definições para Propósito:

  • Intenção de fazer ou deixar de fazer alguma coisa; desígnio, plano, projeto, vontade.
  • Decisão após consideração e várias possibilidades; deliberação, resolução.
  • Objeto que se tem em vista; meta, mira.
  • Bom senso; juízo, prudência, tino.

Uma vida sem propósito pode ser comparada a uma flecha que não acerta o alvo ou até mesmo uma flecha atirada sem uma mira e um alvo como meta. Do que serve uma flecha senão para acertar um alvo?

Observe esse trecho bíblico interessante de Isaías 49: 1-2:

“Escutem-me, vocês, ilhas; ouçam, vocês, nações distantes:
Antes de eu nascer o Senhor me chamou;
desde o meu nascimento ele fez menção de meu nome.

Ele fez de minha boca uma espada afiada,
na sombra de sua mão ele me escondeu;
ele me tornou uma flecha polida e escondeu-me na sua aljava”.

Fica claro aqui que fomos criados para um propósito e um desígnio. Somos como flechas e passamos pelo processo de polimento, somos guardados numa aljava para então sermos usados pelo arqueiro para acertar um alvo. Assim Deus nos formou e designou para um propósito: acertarmos alvos de acordo um plano Dele.

É nossa responsabilidade definirmos mais claramente esse propósito e vivermos plenamente esse senso de missão de vida.

Que possamos ser usados para alvos que valem a pena ser conquistados. Que possamos seguir o exemplo do Apóstolo Paulo nessa busca por alcançar ser melhor a cada dia:

“Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.” Filipenses 3: 12

Seguindo ainda nesse capitulo, nos versos 13 e 14, ele compartilha seu principal alvo:

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3: 13,14

Lição 2: Para ter Sucesso há um Processo de Desenvolvimento

O uso do arco e da flecha está relacionado à caça e às guerras, e nessas situações era importante que a flecha fosse polida para se tornar mais cortante e perfurante, em outras palavras, sua capacidade de cortar era potencializada pelo polimento.

A flecha, citada em Isaías, foi polida, passou por um processo para tornar-se melhor, para acertar o alvo. Em relação ao nosso desenvolvimento pessoal ocorre o mesmo, esse processo leva tempo, consome energia, mas potencializa a capacidade das nossas flechas e a possibilidade de acertarmos aquilo que almejamos alcançar.

Em que você precisa aperfeiçoar-se? O que precisa ser polido em você?

O Apostolo Paulo deixa claro que prosseguiu seguindo em frente, deixou para trás coisas do passado. O que você precisa deixar para trás? Velhos hábitos ruins que te enrijecem como ferrugem? Que te limitam?

Você tem alvos à sua frente que deseja alcançar? Se chegou até aqui sem muitos momentos de vitória para compartilhar, tenha certeza que pode recomeçar, fixe seu foco no futuro e determine alvos para viver com mais satisfação.

Aprenda como definir metas e objetivos, um alvo sem definição clara não é um bom alvo para se mirar. O esforço será maior para o arqueiro e a possibilidade de acerto é mínima.

O que você precisa aprender sobre isso?

Lição 3: Sucesso é Beneficiar e Ajudar Outros

Uma vida com maior senso de realização e satisfação passa pelo equilíbrio entre ter ambição saudável e compartilhar, retribuir o que se tem recebido. Para girar a roda da abundância na nossa vida precisamos conjugar com nossas atitudes os verbos dar e receber. Já abordei esse tema neste artigo aqui sobre a Roda da Abundância.

E mais do que receber, a vida é feita das sementes que lançamos. E estas sementes que são abundantes na sua vida tem um propósito que não finaliza somente no seu sustento, são para alimentar à você mas outros também.

Entenda que Deus lhe dá em abundância para que você possa repartir com os outros. Veja nesse trecho a instrução que Deus deu ao povo de Israel após o êxodo e libertação da escravidão do Egito:

“Quando vocês estiverem fazendo a colheita de sua lavoura e deixarem um feixe de trigo para trás, não voltem para apanhá-lo. Deixem-no para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva, para que o Senhor, o seu Deus, os abençoe em todo o trabalho das suas mãos.

Quando sacudirem as azeitonas das suas oliveiras, não voltem para colher o que ficar nos ramos. Deixem o que sobrar para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva.

E, quando colherem as uvas da sua vinha, não passem de novo por ela. Deixem o que sobrar para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva.

Lembrem-se de que vocês foram escravos no Egito; por isso ordeno a vocês que façam tudo isso.” Deuteronômio 24: 19-22

Deus tem te abençoado com abundância em quais áreas de sua vida? Quais sementes podem ser compartilhadas para beneficiar outras pessoas? Como você tem ajudado outras pessoas? De que forma poderia servir e se doar aos outros?

Há escassez em alguma área de sua vida? Qual área precisa de cuidados para desenvolver-se? Quais processos podem te ajudar a aumentar sua capacidade? Quais pessoas podem te ajudar a desenvolver seu potencial de forma que estas áreas sejam abundantes?

Quais oportunidades você enxerga para colocar em prática esses princípios bíblicos sobre sucesso em sua vida?

Nos próximos artigos irei focar nos temas de carreira profissional e vida cristã. Buscando aplicar ferramentas de coaching cristão e princípios de sucesso para responder questões práticas:

  • Como encontrar satisfação em minha vida além do meu trabalho?
  • Como posso lidar com conflitos, rixas e competições na equipe e no ambiente de trabalho?
  • Como desenvolver relações sociais saudáveis com colegas de trabalho e engajar minha equipe?
  • Como lidar com conflitos de valores diferentes da minha fé cristã?
  • Como equilibrar minha vida? Conciliar os papéis nos contextos de casa, emprego e ministério na igreja?
  • Estou a ponto de abandonar meu ministério, estou esgotado, como faço para organizar minha vida?
  • É possível cumprir minha missão de vida com meu trabalho? De que maneira?
  • Como fazer diferença nesse mundo através dos dons e talentos que tenho?
  • Como ser um bom líder? Como desenvolver pessoas sob minha autoridade? Como desenvolver equipes ministeriais?
  • Como realizar meus sonhos? Por meio de quais ações?
  • Como administrar minhas atitudes, comportamentos e emoções?

Novidade: quer viver 2018 colocando em prática princípios bíblicos de sucesso? Então se inscreva aqui para receber devocionais e exercícios de coaching cristão gratuitos no seu e-mail.

São devocionais com reflexões do Livro de Provérbios para você ter uma carreira de sucesso colocando em prática princípios de sabedoria.

Segredos de sucesso que já foram testados e comprovados por Salomão e por tantos outros personagens bíblicos e que ainda são eficazes e praticados por referencias como John Maxwell, Joyce Meyer, Napoleon Hill entre outros.

Já está disponível o E-book Provérbios em 31 dias na Amazon! 🙂

Ao adquirir um exemplar do E-book você estará contribuindo para a Causa da Bíblia (Programa de impacto social da Sociedade Bíblica do Brasil).
Você poderá ler agora uma amostra do eBook com apenas um clique, sem a necessidade de fazer login no site da Amazon, nem de instalar um app Kindle!

 

Referências Bibliográficas:

Bíblia de Estudo da Mulher. Belo Horizonte: Atos, 2002.

MULHOLLAND, M. Robert. Convite para uma viagem: Um Roteiro para a Formação Espiritual. Disponível em: < http://www.transformingcenter.org/2016/05/nature-spiritual-formation/ >. Acesso em 03/12/16.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em:<http://michaelis.uol.com.br/>. Acesso em 03/12/16.

Bíblia Online, versão NVI – Nova Versão Internacional. Disponível em: <https://www.bibliaon.com/>. Acesso em 03/12/16.

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Se inscreva para receber gratuitamente áudios com Meditações Bíblicas "Provérbios em 31 dias", artigos e dicas.  Experimente o Coaching Cristão para uma vida plena, carreira feliz e com propósito!

Sua nova vida pode começar agora!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

  1. Fabio disse:

    Parabéns pelo lindo trabalho, bem fundamento, inteligente, bom conteúdo… Deus a abençõe!!