COACHING CRISTÃO Maria Angélica

7 princípios bíblicos para escolher os candidatos nas eleições 2018

Como escolher candidatos segundo a bíblia? O que a bíblia diz sobre o voto? Qual o papel dos cristãos nas eleições de 2018?

O que a bíblia diz sobre a votação? Como escolher o melhor candidato?

Por semanas eu pensei em escrever um post sobre a eleição de 2018, mas fiquei me segurando já que todo o processo eleitoral tem sido bem conturbado e tenho evitado a fadiga…

E após uma boa temporada sem postagens, os artigos que havia rascunhado eram todos sobre temas de desenvolvimento pessoal, porém minha consciência gritou e aqui estou… Escrevendo sobre as eleições e sobre política segundo a bíblia e o papel do cristão nas eleições.

Esta semana é decisiva, parece que o Brasil está prestes a viver um marco com cenas típicas do programa “você decide” em que os eleitores precisam decidir se vão rever os mesmos capítulos da última novela por mais 4 anos no melhor estilo “Vale a pena ver de novo” ou se preferem encarar  uma sessão “De volta para o futuro”… e no meio destes eleitores estão os cristãos / evangélicos… indecisos!

Bem, se Deus deve ser o Senhor de todas as áreas da vida, incluindo o nosso voto, então, o que a Bíblia diz sobre votar? O que a bíblia diz sobre como o cristão deve escolher o candidato para governo federal, estadual e/ou municipal?

Política segundo a bíblia

Honestamente, eu não poderia ir direto a nenhum capítulo e verso, me lembrei de Paulo questionando sobre seus direitos como cidadão romano… me lembrei de Jesus sendo julgado… várias cenas bíblicas, mas nenhuma específica sobre “votação”, resolvi fazer uma pequena pesquisa de provérbios sobre política e outros versículos para buscar mais clareza.

Embora a Bíblia não diga nada diretamente sobre uma “votação cristã” para líderes do governo, há muitos princípios que podemos aplicar à responsabilidade do eleitor cristão.

Um deles é justamente sobre o nosso dever como cidadãos, confira como Jesus abordou o tema de política de forma enfática, especificamente sobre a pauta de tributos:

Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam nalguma palavra;

E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens.

Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?

Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas?

Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro.

E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?

Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram.

Mateus 22:15-22

Ainda no evangelho segundo Mateus encontramos o cenário do julgamento de Jesus, quando Pôncio Pilatos teve a oportunidade de decidir por Cristo, o governador da Judeia preferiu a neutralidade  “tomando água, lavou as mãos diante da multidão” (Mt 27.24). No entanto, o ato de lavar as mãos não foi o suficiente para sossegar a consciência de Pilatos e tampouco o isentou de responsabilidade.

Se você pensa em votar em branco, nulo ou se abster de votar, saiba que já tomou a decisão de “lavar suas mãos”, isso não te isenta da responsabilidade e também da omissão.

Portanto, pensem nisto: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado.

Tiago 4:17

Resumo: como cidadãos temos o direito e também o dever de votar.

Voto na Bíblia – siga estes princípios para guiar seu voto em 2018:

1)     Vote no homem ou mulher que procurará promover a vontade de Deus na Terra

Em Mateus 6:10, Jesus orientou seus seguidores a orar pedindo a vontade de Deus “seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”.

Devemos votar em alguém que tenha claramente estabelecido metas e projetos que se alinhem com a vontade de Deus, principalmente em questões essenciais.

2)     Vote no homem ou mulher que trabalhará para assegurar a liberdade religiosa em nosso país

Paulo ensinou a Timóteo que orasse pelos que têm autoridade para que os cristãos “tenham uma vida tranquila e pacífica”:

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.

1 Timóteo 2: 1-2

Sinceramente, responda, você ora pelas autoridades do Brasil e das nações? Pelo seu prefeito? Governador? Pelos deputados e senadores? Pelos funcionários e autoridades dos 3 poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário)?

Os cristãos devem votar em líderes que propositadamente fornecerão uma estrutura de governo que permita aos cristãos a viver abertamente os princípios de sua fé, assim como irá respeitar os direitos de outras religiões.

3)     Vote no homem ou mulher que exibe caráter e valores cristãos

É bem fácil um candidato se intitular “cristão”, visitar cultos e eventos cristãos, as pessoas podem dizer qualquer coisa que achem que o eleitor deseja ouvir… e sinceramente acredito que a campanha da emissora global “O Brasil que eu quero” serviu como pesquisa para as campanhas de marketing dos candidatos, mas esse é outro assunto.

O que importa mais do que palavras, é o comportamento dos candidatos não só no período eleitoral, mas seu histórico até aqui.

Então eu preciso votar só em quem é evangélico ou católico ou cristão?

Definitivamente não! O candidato nem precisa ser um seguidor de Cristo ou religioso para ter um caráter “piedoso”.

A Bíblia nos diz que Deus escreveu sua lei no coração de todas as pessoas porque elas sabem o que é certo e errado e instintivamente guardam os mandamentos/leis de Deus em seu coração (Está na Bíblia, leia em Romanos 2: 14-15).

E quais seriam então os sinais do comportamento do candidato que demonstra minimamente esse caráter?

Se estamos refletindo sobre a liderança de uma nação, dos estados, e do poder legislativo e que irá impactar também no governo dos municípios e nossa vida, precisamos considerar os princípios e as qualificações que Deus nos dá para escolher bons líderes.

A lista a seguir foi compilada a partir de passagens bíblicas que nos dão qualificações para os diáconos da igreja, presbíteros e superintendentes.

Se temos “referencia / padrão” para elegermos uma liderança eclesiástica, porque não elevarmos o padrão também para os presidenciáveis e para as autoridades da nossa nação?

Lembrando… não estamos elegendo um pastor para uma igreja, ok? Um bispo, pastor, presbítero além de atender esses princípios precisa de um chamado de Deus e vocação para isso.

Estamos apenas refletindo sobre as qualidades de um líder que merece nosso voto segundo o que bíblia nos ensina sobre liderança.

Pense sobre esses princípios e avalie os critérios para cada candidato: deputados estadual e federal, senadores, governador e presidente. Busque informações sobre cada candidato e compare com esse padrão, depois escolha aquele que tem a maioria destas qualidades.

Com certeza você não encontrará um candidato perfeito, e isso não é desculpa para não votar, mas há princípios essenciais, e essas características demonstram se a pessoa estará apta a liderar o Brasil.

proverbios sobre politica - politica segundo a biblia

7 características para escolher um candidato segundo princípios bíblicos

1)     Estão dispostos a servir

Jesus mostrou o verdadeiro modelo quando lavou os pés dos seus discípulos. Foi um líder humilde e serviu aos discípulos e as pessoas.

Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.

João 13:14

Um líder servidor reconhece a diferença fundamental entre ser um representante do povo versus um representante sobre o povo. Muitos caem na última categoria, veja os exemplos dos governos de Cuba e Venezuela.

“Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados”.

Provérbios 31:8-9

2)     Estão dispostos a cuidar e proteger

Assim como um pastor protege as ovelhas inocentes e vulneráveis ​​de raposas, ursos vorazes e cuida do rebanho, garantindo que eles sejam alimentados adequadamente, os líderes da nação devem proteger e implementar políticas que garantam a preservação da vida.

Significa que vidas inocentes sejam preservadas em todos os estágios da vida! Isso inclui proteger os inocentes que ainda nem nasceram, aos recém-nascidos, crianças, jovens, adultos e idosos, todos os cidadãos contra ataques internos e externos.

A justiça engrandece a nação, mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo.

Provérbios 14:34

Poderá um trono corrupto estar em aliança contigo? Um trono que faz injustiças em nome da lei? Eles planejam contra a vida dos justos e condenam os inocentes à morte. Mas o Senhor é a minha torre segura; o meu Deus é a rocha em que encontro refúgio. Deus fará cair sobre eles os seus crimes, e os destruirá por causa dos seus pecados; o Senhor, o nosso Deus, os destruirá!

Salmos 94:20-23

3)     Estão dispostos a desenvolver e “ensinar” a verdade

Assim como um presbítero em uma igreja precisa ser capaz de comunicar verdades bíblicas e racionais a outros, isto é, que seja sensato, respeitável e apto a ensinar (veja 1 Tm. 3: 2), os funcionários públicos no cargo de liderança devem demonstrar a capacidade de apresentar uma agenda de trabalho coerente para seus cidadãos.

Para liderar a pessoa precisa sim ter competência, isso inclui a compreensão do básico dos setores essenciais que sustentam a nação, e precisam ser bons influenciadores para apresentar isso para sua equipe de ministros / governadores, também competentes tecnicamente, e não apenas escolher parcerias por votos ou poder.

Devem estar dispostos a desenvolver estratégias para que projetos coerentes sejam aprovados, regulamentem, tornem os processos mais eficientes, reduzam a burocracia e façam o país crescer.

Os lábios do rei falam com grande autoridade; sua boca não deve trair a justiça.

Provérbios 16:10

4)     São bons administradores

Aqui entra o principio de “mordomia”, que significa administrar os bens / patrimônio de uma pessoa.

Os líderes eleitos, aqueles aos quais nossos impostos são confiados para usá-los sabiamente para o bem de toda a sociedade, não devem usar o dinheiro/tributos/tesouros da nação de maneira irresponsável e perversa.

Bons líderes tem a capacidade de reconhecer que votar em esquemas fantasiosos e criar um mar de dívidas em prol de “programas sociais” que favoreçam uma parcela de seus eleitores não é sensato.

E também os líderes não devem buscar o benefício próprio, mas devem trabalhar para garantir o benefício de toda a sociedade.

Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto.

Tito 1:7

Além do mais, um líder cujo principal desejo é ganho pessoal (lucro desonesto) comprometerá os princípios da pessoa na busca egoísta de ganhar mais poder a qualquer custo. Não é preciso me aprofundar no tema para encontrar exemplos claros de corrupção no Brasil, e infelizmente nossa história está marcada com um ex-presidente presidiário.

Quando os justos florescem, o povo se alegra; quando os ímpios governam, o povo geme.

Provérbios 29:2

5)     Combate a corrupção

Os líderes da nação devem ter a coragem de enfrentar o mal quando necessário, onde quer que encontrem, assim também como os presbíteros precisam exortar e repreender (Atos 5: 3; Tito 1:13).

É bem comum ver o comportamento de cumplicidade de políticos desonestos para cobrir atos ilícitos, principalmente dentro de seus próprios partidos. Se for do partido oposto até colaboram com denúncias / delações premiadas e investigações, mas dão desculpas por seu mau comportamento alegando “perseguição política”.

O rei que exerce a justiça dá estabilidade ao país, mas o que gosta de subornos o leva à ruína.

Provérbios 29:4

Um verdadeiro líder, no entanto, fala, confronta o mal seja em seu partido político ou em qualquer circunstancia, e também procura corrigir e prevenir a corrupção.

O governante sem discernimento aumenta as opressões, mas os que odeiam o ganho desonesto prolongarão o seu governo.

Provérbios 28:16

6)     Têm um caráter elevado

É obvio que não é preciso ser cristão para ter um caráter elevado. Mas um caráter cristão é aquele que reflete as características de Jesus (graça, amor, misericórdia, bondade, caridade, altruísmo, hospitalidade, igualdade, obediência e virtude). Estas características todas as pessoas (independente de religião) consideram boas, concorda?

Um líder digno de administrar uma nação deve se esforçar sempre para desenvolver esse caráter. Um bom líder é aquele que procura imitar o caráter de Cristo, como fez o apóstolo Paulo (I Co 1:11).

Os pecados de uma nação fazem mudar sempre os seus governantes, mas a ordem se mantém com um líder sábio e sensato.

Provérbios 28:2

Conheça o perfil dos candidatos à presidência – 2018

O canal da editora cristã da igreja Assembleia de Deus (CPAD) postou uma série de vídeos com um resumo do perfil de cada candidato presidenciável.

É claro que os vídeos representam a opinião da editora e não expressam a opinião de todos os cristãos, católicos ou igrejas evangélicas, mas serve como orientação e um resumo bem básico sobre o currículo de cada um.

Esclarecido esse ponto, você pode conferir os vídeos com o perfil dos candidatos a presidência do Brasil nos links abaixo, o terceiro será postado na próxima quinta-feira.

Dicas extras sobre como votar em 2018

Se você tem dúvidas sobre candidatos ou quer conferir propostas, visite a página do TSE, você pode consultar certidões criminais, se o candidato tem ficha limpa ou não, se a candidatura está deferida ou não, listas de bens e propostas de governo:

Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais

Além das propostas, você pode conferir informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos.

Já se você quer um resumo e sites mais amigáveis de navegar do que o do TSE acesse o perfil dos candidatos à Presidência nas Eleições 2018, com foto, propostas, últimas notícias, pesquisas, entrevistas, plano de governo de cada um nos sites e aplicativos indicados nas reportagens abaixo:

TUDO SOBRE AS ELEIÇÕES 2018: NOTÍCIAS, PESQUISAS, DEBATES E ENTREVISTAS

Eleições 2018: sites e apps que ajudam você a escolher seus candidatos

Cola para votar

Após consultar os candidatos, refletir e até mesmo orar para decidir em quem votar, você pode anotar os nomes e números dos candidatos na “cola eleitoral” disponibilizada no site do TSE para imprimir ou até fazer uma bem simples numa folha com os dados abaixo:

– – – – deputado federal;

– – – – – deputado estadual ou distrital (no caso do Distrito Federal);

– – –  primeira vaga de senador;

– – – segunda vaga de senador;

– –  governador;

–  – presidente da República.

Cola eleitoral para imprimir - TSE

Cola eleitoral para imprimir – TSE

Simulador de votação

O TSE também disponibilizou um simulador de votação, obviamente com candidatos fictícios, assim o eleitor pode “treinar” antes de chegar à sua seção eleitoral.

Simulador de votação na urna eletrônica

Dúvidas sobre título, biometria, locais de votação

Se precisar conferir sobre se seu titulo está com alguma pendência com a justiça eleitoral ou tirar qualquer dúvida sobre biometria, locais de votação etc, acesse o link abaixo:

Serviços ao eleitor

Se você está cansado(a) de injustiças no Brasil, mais um conselho bíblico para te encorajar a votar no dia 07 de outubro:

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

Gálatas 6:9

Este artigo foi útil para você? Compartilhe com seus amigos e familiares!

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Se inscreva para receber gratuitamente áudios com Meditações Bíblicas "Provérbios em 31 dias", artigos e dicas.  Experimente o Coaching Cristão para uma vida plena, carreira feliz e com propósito!

Sua nova vida pode começar agora!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!