Coaching e o Cristão: vida cristã e desenvolvimento pessoal

Descubra o que é coaching e o que é coaching cristão. Seja qual for a abordagem, atua no desenvolvimento do ser humano para que atinja resultados objetivos.

coaching-cristao-desenvolvimento-pessoal

Antes de explicar o que é coaching cristão, precisamos entender o que é coaching, vamos lá?

O que é Coaching? 

O coaching é uma metodologia embasada em conhecimentos científicos, como a administração, psicologia, neurociência etc. Seja qual for a abordagem, atua no desenvolvimento do ser humano para que atinja resultados objetivos, sejam eles da área pessoal, saúde, relacionamento social, profissional, financeira, familiar, ministerial, entre outras.

Durante um processo de coaching, o cliente (coachee) conta com um profissional (coach) para planejar e conquistar objetivos. O processo acontece através de reuniões (presencial ou on-line, individual ou em grupo), sendo cada sessão de 1 a 2 horas.

  • Coaching – é o processo
  • Coach – o(a) profissional que conduz o processo
  • Coachee – o(a) cliente que passa pelo processo para conquistar seus objetivos

Sam Scaggs, especialista em coaching cristão e um dos co-autores do livro Você Pode Ser Um Coach, diz que coaching não é dar aconselhamentos ou fazer recomendações, e que o coach deve fazer perguntas eficazes, e a partir disto, usar o treinamento, recursos e outras ferramentas à medida que o relacionamento de coaching se desenvolve.

Quais são então as diferenças para o processo de Coaching Cristão ou Coaching Ministerial?

Uma das principais diferenças é sobre o Humanismo, que é a filosofia que coloca o homem no centro de tudo, marcado pelo antropocentrismo e racionalismo. O Humanismo como o próprio nome indica, coloca os humanos como seres principais no universo, sendo uma contraposição ao Divino.

Um dos principais teóricos da Psicologia Humanista foi Abraham Maslow (1908-1970), que acreditava na tendência individual da pessoa para se tornar auto-realizadora, sendo este o nível mais alto da existência humana.

Maslow criou uma escala de necessidades a serem satisfeitas e, a cada conquista, nova necessidade se apresentava. Isso faria com que o indivíduo fosse buscando sua auto-realização, pelas sucessivas necessidades satisfeitas, conforme gráfico abaixo:

coaching cristao piramide-de-maslow-2

Esta teoria é útil, pois o homem possui capacidade e potencial para realizar e conquistar sonhos e objetivos. E também é provocativa, ao propor o conceito de auto responsabilidade, isto é, é necessário agir e buscar realização e se responsabilizar pelos resultados ao usar seu livre arbítrio.

O coaching como técnica de desenvolvimento humano é muito útil nesta busca de realizações. Coaching é um processo para resultados. Se não houver resultados não é coaching.

A evolução desse modelo essencialmente humanista é a Pirâmide de Níveis Neurológicos, atualmente utilizado no processo de Coaching Integrativo / Evolutivo e idealizado por Richard Barret, Robert Dilts e transcendida por José Roberto Marques (Fundador do Instituto Brasileiro de Coaching).

o que é coaching cristão niveis logicos

Neste novo modelo, quando as mudanças ocorrem nos três primeiros níveis (Ambiente, Comportamento e Capacidades/Habilidades) estas não têm efeito substancial nos níveis superiores. Uma mudança em nível de ambiente, por exemplo, oferece uma solução remediativa, no entanto, não provoca mudança interior no indivíduo, ou seja, não o prepara para as novas situações e desafios.

Por outro lado, mudanças em níveis mais altos, como o da Identidade e Espiritualidade podem trazer transformações em todos os outros níveis, porque o indivíduo com uma nova visão de si mesmo e do universo ressignifica ambientes, muda comportamentos e naturalmente está mais propenso e determinado a desenvolver novas habilidades e estratégias.

Ao passo que nos desenvolvemos buscamos respostas para questões sobre “o que” fazemos da vida, “como” o fazemos, “em que acreditamos”, e sobre o que pensamos que “somos”. E, no final, surge a pergunta essencial: Qual é o sentido disso tudo? Qual o sentido da vida e qual minha missão e meu legado?

Neste ponto é necessário integrar corpo, emoções, alma e espírito. Para desenvolver-se espiritualmente há um Ser Maior Benevolente que nos ajuda e dirige nossas vidas. E aqui neste ponto o Coaching Cristão se diferencia. Este Ser Maior no Coaching Cristão é Deus.

Coaching Cristão é cristocêntrico

O processo de coaching cristão é cristocêntrico, ou seja, quem está no centro do processo de desenvolvimento é Cristo.

Nós cristãos acreditamos que tudo que somos, recebemos e fazemos é dado por Deus, é feito por Deus e para glória Dele (Ver Romanos 11:36). Deus nos criou para um propósito (ver Romanos 8:28 e Jeremias 29:11). Para nós cristãos, Deus é soberano sobre as nossas vidas, reconhecemos todas as capacidades e potencialidades do homem, mas nossa fonte de sucesso é o Criador da vida (ver Colossenses 1:16).

Podemos muito bem fazer planos para o futuro,

mas o resultado final é o Senhor que produz.

Provérbios 16:1 Bíblia Viva

Nossos dons e talentos, nosso potencial e nossos sonhos tem origem no Criador, e há um proposito ao recebermos esses dons, que não acaba em nós mesmos, o que recebemos é para compartilhar com outros, somos abençoados para abençoar e servir.

O desenvolvimento do potencial pessoal precisa ser uma prioridade de cada um de nós.

O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Michaelis, apresenta as seguintes definições de potencial: “Existente de forma virtual ou latente” isto é “Que exprime apenas a possibilidade e não realidade”. Portanto, não temos como manifestar o potencial se ele não tiver uma forma definida.

Potencial

  • Existente de forma virtual ou latente
  • Que exprime apenas a possibilidade e não realidade
  • Conjunto de talentos inatos de uma pessoa; potencialidade
  • Capacidade que o ser humano possui para criar e transformar o meio ambiente em que vive, conforme as suas necessidades; potencialidade.
  • Essa capacidade que ainda não foi desenvolvida; potencialidade.

Para desenvolver o potencial adequadamente, devemos ter um plano e orar com relação a ele; devemos ter um objetivo e agir.

Muitas pessoas estão vivendo infelizes porque não tem feito quase nada para desenvolver seu potencial. Outras vivem frustradas por não saberem quais são os seus talentos, dons ou qual é a vocação de Deus para a sua vida e não dão passos para buscar isso.

Uma analogia que gosto de usar para potencial é a semente, creio que Deus planta sementes em nosso coração (mente) através dos talentos e sonhos. A importância não está no que a semente é, mas no que pode se tornar!

Uma semente pode se tornar uma árvore

e também pode se tornar uma floresta!

coaching cristao filme 10 mandamentosAssisti o Filme “Os Dez Mandamentos”, uma dramatização da história bíblica do Êxodo, que conta a trajetória de Moisés, que foi acolhido pela filha do faraó ainda bebê e cresceu como príncipe do Egito, mas volta-se contra sua família adotiva para conduzir o povo de Israel à liberdade. Uma cena que me emocionou foi o encontro Moisés com seu pai Anrão, logo após ele descobrir sua verdadeira origem e sair do palácio em que viveu.

Anrão entregou à ele uma semente de tamareira e lhe explicou que como a semente um dia se transformaria numa árvore, ele deveria confiar em Deus para se tornar naquilo que Ele planejou para sua vida.

Uma das razões pelas quais muitas pessoas nunca vêem manifestar-se em sua vida aquilo que a Bíblia, Palavra de Deus para os cristãos, diz que podemos ser é porque nunca agem no sentido de que a semente germine.

Assim como as sementes germinam, crescem e frutificam, nós também precisamos crescer para desenvolver nossos frutos e viver o propósito de Deus.

O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Michaelis,  apresenta os seguintes significados para o verbo desenvolver:

Desenvolver

  • Tirar do invólucro, descobrir o que estava envolvido ou coberto; desembrulhar.
  • Fazer crescer ou crescer; tornar-se maior, mais alto, mais vigoroso, mais volumoso.
  • Fazer passar ou passar por um processo de crescimento, de evolução por alterações sucessivas, de um estágio menos perfeito a um mais perfeito ou mais altamente organizado; fazer progredir ou progredir, fazer aumentar ou aumentar a capacidade ou possibilidade de.
  • Expandir(-se), aperfeiçoar(-se) no aspecto moral, intelectual, psicológico, espiritual etc.; adiantar(-se), evoluir.

O potencial que temos em nossas sementes é algo extraordinário, mas não terá valor se não dermos forma, expressão, se não tirarmos o invólucro desses presentes dados por Deus para nos abençoarmos e beneficiarmos  aos outros.

Em I Pedro 4:10 diz: Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

Um dos principais motivos que Deus nos dá talentos e dons são para que possamos ser uma benção para outros. Cada um de nós tem potencial para tornar-se excelente em alguma coisa: ótimo pai, ótima mãe, ótimo executivo, ótimo administrador, ótimo empresário, ótimo amigo, ótima esposa, ótima professora, ótimo líder de celulas, ótimo ministro, ótimo pastor, enfim, seja qual for a nossa área de atuação e serviço, nossos sonhos, ideias ou nossas visões devem ser grandes, e os resultados serão bênçãos para nós e para outros.

E qual é a ponte que há entre o Potencial e o Desenvolvimento Pleno? Esta ponte é sustentada com alguns pilares, como: tempo, determinação, trabalho diligente, atitudes etc.

E como conseguimos ter um excelente desempenho nesse processo de desenvolvimento?

Pense que o seu Desempenho é conseguido quando todo seu Potencial máximo é atingido eliminando Interferências.

Desempenho = Potencial – Interferências

O nosso potencial é uma semente de valor inestimável, precisamos desembrulhar e tirar as interferências para que o que está encoberto seja revelado em sua plenitude, dê frutos em abundância.

Com que tipo de atitude vamos atravessar essa ponte?

O apóstolo Paulo de Tarso menciona algumas:

Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. 1 Coríntios 9:24

Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. 1 Coríntios 9:25

Precisamos correr com a atitude de vencedor, com o objetivo de vencer. Se desenvolvermos plenamente nosso potencial, o efeito positivo será sentido não somente na nossa vida, como também na nossa família, relacionamentos, ambiente de trabalho etc.

Paulo faz algumas ressalvas em relação a esta corrida, o atleta com objetivo de vencer se submete a um treinamento rigoroso, isto é, leva uma vida equilibrada, se prepara com disciplina, com muito trabalho diligente, determinação, hábitos saudáveis.

Esclarecemos que desempenho máximo é quando atingirmos a plenitude de nosso potencial, mas, quando finalizarmos a corrida quais serão nossas medalhas e troféus? Pelo que nós corremos? Quais são os alvos?

A maioria das pessoas define que ser bem sucedido é alcançar algo, um resultado, é ter sucesso. Mas o que é sucesso?

Com certeza sucesso não é o mesmo para duas pessoas, pois somos indivíduos únicos e com potenciais diferentes.

Uma definição que gosto muito e que foi um presente que recebi de Deus para que pudesse esclarecer algumas questões pessoais é do escritor e treinador de líderes, John Maxwell, que chegou a esta conclusão após mais de 35 anos estudando o assunto:

Sucesso é…

Conhecer seu propósito na vida,

Crescer para alcançar seu máximo potencial, e

Plantar sementes que beneficiarão outras pessoas.

Por esta definição, sucesso é uma jornada e não um fim em si. O caminho, a ponte, a jornada em direção ao sucesso não terá o mesmo percurso para todos porque a imagem de sucesso que cada um tem é única, porém os princípios para correr esta jornada são os mesmos. E o mais importante, podem ser aplicados em qualquer área de sua vida, na sua família, casa, na faculdade, no colégio, na empresa, no escritório e na igreja. Para cada uma destas áreas o sucesso tem suas características e caminhos.

Deus tem uma jornada de sucesso determinada para sua vida, e meu desejo é ajudá-lo(a) nessa caminhada. Acredito sem dúvida que o maior sucesso de todos é ser salvo e ter um relacionamento com Jesus, ganhar a coroa que dura para sempre como citada pelo apóstolo Paulo em I Coríntios 9:25. Contudo, podemos e devemos querer e buscar as demais dimensões do sucesso.

A função do coach cristão é respeitar e auxiliar o cliente se desenvolver, identificar melhor seus dons e talentos, adquirir hábitos saudáveis, eliminar hábitos ruins que são resistências que estão impedindo o melhor desempenho em alguma área de sua vida.

É ajudá-lo(a) a aplicar os princípios bíblicos na gestão de sua vida pessoal, profissional e de seus negócios, na definição clara de seu propósito, na definição e desenvolvimento de sua missão de vida, para que você possa colher os frutos das sementes que Deus lhe deu.

Neste espaço e nos treinamentos que ministro, compartilho princípios que podem ajudá-lo(a) a descobrir seu propósito, atingir seu potencial e lançar sementes que beneficiem os outros.

Nos próximos artigos irei compartilhar sobre: O que a Bíblia diz sobre sucesso?

A Bíblia apresenta inúmeros princípios relacionados ao sucesso, seguem alguns versículos sobre sucesso para você pesquisar mais:

  • Salmo 128
  • Provérbios 3.13 -26; 11.24,25; 12. 11;
  • Eclesiastes 6.5-8  e 11.6; 10.10; 9.7,10; 11.1,2
  • Efésios Ef 6.7
  • 1Timóteo 6.7-9
  • 2Timóteo 2.19
  • Deuteronômio 8.11-18.

Se tiver alguma dúvida sobre o tema de coaching cristão e as aplicações para sua vida e carreira, escreva para coachmariaangelica@gmail.com ou entre em contato aqui.

NOVIDADE: Quer receber devocionais e exercícios de coaching cristão grátis no seu e-mail?

Clique aqui e se cadastre para receber, você terá um ano diferente, aprendendo a aplicar princípios de sucesso baseados no Livro Bíblico de Provérbios.

Referências Bibliográficas

COMISKEY, Joel. SCAGGS, Sam. WONG, Bem. Você pode ser um Coach. Editora MIC, 2010. 160p.

MACHADO, Geraldo Magela. Psicologia Humanista. Disponível em: <http://www.infoescola.com/psicologia/psicologia-humanista/>. Acesso em 23/11/16.

MARQUES, José Roberto. Pirâmide do Processo Evolutivo e o Coaching. Disponível em: <http://www.jrmcoaching.com.br/blog/piramide-do-processo-evolutivo-e-o-coaching/#>. Acesso em 23/11/16.

MARQUES, José Roberto. O Poder do Coaching e Níveis Neurológicos. Disponível em: <http://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-poder-coaching-e-niveis-neurologicos/>. Acesso em 23/11/16.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em:<http://michaelis.uol.com.br/>. Acesso em 23/11/16.

Bíblia Online, versão NVI – Nova Versão Internacional. Disponível em: <https://www.bibliaon.com/>. Acesso em 23/11/16.

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Você anda estressado e não faz ideia por onde começar a mudar e ter uma vida plena?

Coloque o seu e-mail aqui para receber gratuitamente artigos e dicas!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários