COACHING PARA DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA Maria Angélica

Quer mudar de emprego? 4 fatores para levar em conta

Você já pensou alguma vez em mudar de emprego? Está infeliz e insatisfeito no seu emprego atual, mas está inseguro para tomar essa decisão? Confira os fatores para levar em conta antes de mudar de emprego.

Apesar do número crescente de desempregados no Brasil, que hoje chega a 13,5 milhões de pessoas desocupadas, o mercado de trabalho apresenta opções e oportunidades promissoras para especialistas, e isso acaba exigindo um perfil diferenciado do candidato para essas vagas.

Hoje os desafios do mercado de trabalho exigem que o profissional tenha flexibilidade para se adaptar a esse cenário e tenha disposição para buscar aprendizado constante. Agindo de forma proativa o profissional tem muito mais chances de construir uma carreira de sucesso.

E na busca por novos conhecimentos e experiências é preciso considerar alguns fatores antes de realizar uma mudança de emprego, neste momento seja proativo e não espere a oportunidade perfeita, pesquise e analise as condições, os prós e contras que uma mudança de emprego pode trazer.

mudar de emprego

 

Confira os principais fatores a serem levados em conta para você tomar a melhor decisão para sua carreira:

Objetivo Profissional

Antes de avaliar uma nova possibilidade de emprego, tenha clareza de onde quer chegar em sua trajetória profissional.

Reflita e tenha claro para você quais são seus objetivos profissionais, tenha respostas para questões como:

  • Quais são suas pretensões de ganhos financeiros?
  • Quais são os fatores mais importantes num emprego para você?
  • O que você mais valoriza no ambiente profissional?
  • Quais são os fatores que fazem uma mudança de emprego ser positiva para você além dos ganhos financeiros?

Se no seu atual emprego você não tem oportunidades de vivenciar esses objetivos, talvez seja realmente o momento de buscar novas oportunidades para alcançar suas metas.

Salário

O salário oferecido pela empresa pretendida é compatível com seu orçamento pessoal e está alinhada a função que pretende exercer?

Avalie se você será remunerado de acordo com as atribuições do cargo exercido. Se a empresa pretendida oferece um pacote de benefícios como plano de previdência, convênio médico, vale-transporte, bônus e participação dos lucros, horário flexível etc.

Se você pretende mudar de área e até de setor, coloque na balança o que esta nova atividade te trará além dos fatores financeiros, neste caso o salário pode até ser menor desde que te traga maior motivação.

Local e Horas de trabalho

Avalie a distância, tempo de deslocamento e trânsito envolvido no percurso até o local da empresa pretendida. Se o emprego que pretende é mais perto da sua casa é um ponto positivo, mas avalie outros benefícios além do local.

Se você busca mais qualidade de vida, além do local, avalie também a jornada de trabalho: horas extras, horários noturnos, finais de semana, escalas em feriados e viagens freqüentes.

Considere como cada fator irá impactar na sua rotina, se haverá aumento da jornada de trabalho e se a remuneração é atrativa e compensa possíveis perdas de horas de lazer, convívio social e familiar.

Plano de Carreira

Antes de tomar sua decisão de sair do seu atual emprego, avalie informações sobre a política de planos de carreira da empresa pretendida.

Tenha respostas para essas questões:

  • Como a empresa pretendida está no cenário econômico atual?
  • A empresa tem política clara sobre promoções? Os benefícios oferecidos são compatíveis com os de outras empresas?
  • Na empresa pretendida você enxerga possibilidades de seguir os próximos passos na sua carreira?

Coloque esses fatores na balança para tomar a melhor decisão, vale a pena até fazer uma lista dos ganhos da empresa pretendida versus empresa atual.

A sua insatisfação com o seu emprego atual pode te impulsionar a tomar uma decisão precipitada.

Reflita com calma sobre o impacto da mudança de emprego na sua vida no curto, médio e longo prazo: como estará sua vida daqui a 6 meses, daqui a 2 anos e daqui a 5 anos se você realizar esta mudança hoje?

 

E se você está realmente disposto a fazer essa mudança conte comigo para te ajudar nessa fase de transição. Saiba mais sobre meu trabalho de coaching de carreira aqui.

 

Agora que você já sabe o que levar em conta antes de mudar de emprego, por que não ajudar um amigo que também está enfrentando esse dilema?

Compartilhe esse post com seus amigos!

🙂

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Você anda estressado e não faz ideia por onde começar a mudar e ter uma vida plena?

Coloque o seu e-mail aqui para receber gratuitamente artigos e dicas!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!