5 Benefícios cientificamente comprovados de se ter gratidão

Confira 5 benefícios para sua saúde e bem estar que você tem quando pratica gratidão. Veja como tornar isso um hábito com um exercício simples e que funciona.

A importância da Gratidão

Eu já li vários livros de autores especialistas em psicologia positiva, em desenvolvimento humano e em coaching que relatam a relação entre gratidão e felicidade.

Muitos deles propõem exercícios de gratidão para criar o hábito e colocar em prática essa habilidade. Eu realizei esses exercícios em alguns momentos, já fiz diário, lista de 100 motivos de gratidão, posts de motivos de gratidão pelo facebook etc.

A palavra gratidão é derivada do latim gratia, que significa graça ou um favor (dependendo do contexto).

“Ação de reconhecer ou prestar reconhecimento (a alguém) por uma ação e/ou benefício recebido.”

O tema da gratidão sempre volta ao meu dia a dia, acabo sugerindo esses exercícios para meus clientes / pacientes de psicopedagogia, e nas reflexões sobre minha vida esse tema sempre está presente.

Muitas vezes nós acreditamos que somos pessoas gratas, porém passamos por picos e vales, e tropeçamos com o hábito de reclamar, mesmo que de pequenas coisas, até inconscientemente, e isso anula o poder da gratidão em nossas vidas.

Nesta época de final de ano nós ficamos mais reflexivos, avaliamos nossas metas, e estamos mais dispostos a agradecer e até mesmo a ir além do “obrigada”/ “obrigado” e colocar em prática outras atitudes.

Para te motivar a ter esse hábito como estilo de vida e agradecer não só nesta época do ano, mas o ano todo selecionei os principais benefícios comprovados pela ciência que são obtidos por quem é grato.

Benefícios comprovados cientificamente que a Gratidão pode proporcionar

1.      Gratidão te leva a fazer mais amizades

Demonstrar gratidão ajuda a pessoa a se socializar e fazer novos amigos de acordo com um estudo de 2014 publicado na Emotion. Por exemplo, quando você diz “obrigado” e agradece um desconhecido que te oferece uma gentileza esta pessoa fica mais disposta a retribuir e estabelecer contato com você, este gesto te leva a oportunidades de fazer novas amizades.

Outros benefícios relatados pelas pessoas que participaram de estudos sobre a gratidão:

  • Senso de utilidade, generosidade e compaixão
  • Nível maior de extroversão
  • Sentem-se menos solitárias e isoladas.

2.       Gratidão melhora a saúde psicológica

A gratidão reduz muito as emoções tóxicas (inveja, ressentimento, frustração e culpa). Robert A. Emmons, um dos principais pesquisadores sobre gratidão, autor do livro “Agradeça e Seja Feliz! Como a nova ciência da gratidão pode torná-lo mais feliz” realizou várias pesquisas sobre a relação entre gratidão e felicidade. Sua pesquisa confirma que a gratidão efetivamente aumenta :

  • Níveis de emoções positivas
  • Estado de estar mais alerta, vivo e acordado
  • Nível de alegria e prazer
  • Nível de otimismo e felicidade

3.      Gratidão melhora a saúde física

De acordo com um estudo de 2012 pessoas gratas experimentam menos dores e relatam sentir-se mais saudáveis do que outras pessoas menos gratas. Robert A. Emmons descreveu vários benefícios para saúde física relatados pelas pessoas que participaram de seus estudos:

  • Sistemas imunológicos mais fortes
  • Menor manifestação de dores
  • Pressão sanguínea mais baixa
  • Se exercitam mais e tem maior cuidado com a saúde
  • Dormem mais e ficam mais dispostos ao acordar

4.      Gratidão melhora a auto-estima

As pessoas gratas relataram aumento de auto estima de acordo com um estudo de 2014 publicado no Journal of Applied Sport Psychology isso porque a gratidão reduz as comparações sociais e o ressentimento, e aumenta a apreciação por si e também por outras pessoas.

5.      A gratidão aumenta a empatia

As pessoas gratas são mais propensas a se comportar de forma mais diplomata e equilibrada, mesmo quando lidam com pessoas rudes, de acordo com um estudo de 2012 da Universidade de Kentucky . Os participantes da pesquisa que praticavam mais gratidão experimentaram maior empatia em relação a outras pessoas e menor sentimento de retaliação mesmo quando foram agredidas.

Praticar Gratidão é uma forma de ser feliz

Sonja Lyubomirsky autora do livro “A Ciência da Felicidade” elaborou um guia abrangente para entender o que é a felicidade e também o que não é. O livro tem várias estratégias para melhorar a felicidade e ser grato é uma delas.

As 12 Estratégias para aumentar a Felicidade segundo Sonja Lyubomirsky:

  1. Contar suas bênçãos (isto é praticar exercícios de gratidão, veja como logo abaixo)
  2. Cultivar o otimismo
  3. Evitar o excesso de pensamentos negativos e comparações com outras pessoas
  4. Praticar atos de bondade
  5. Cultivar relacionamentos saudáveis
  6. Fazer mais atividades que realmente te envolvem
  7. Fazer mais coisas que te proporcionam alegrias (e aproveitá-las)
  8. Comprometer-se com seus objetivos
  9. Desenvolver estratégias para lidar imprevistos
  10. Aprender a perdoar
  11. Praticar espiritualidade
  12. Cuidar do seu corpo

O que a Bíblia fala sobre Gratidão

Como você pode perceber a ciência comprovou inúmeros benefícios da gratidão e não é a toa que a Bíblia nos ensina a ser gratos:

Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 

 1 Tessalonicenses 5:18

A gratidão muda nossos pensamentos e transforma nossa forma de lidar com os desafios da vida, aumenta nossa consciência sobre as bênçãos que temos recebido, que são muito mais abundantes do que nossos problemas ou dificuldades.

É triste e um fato de que somos mais propensos a não perceber as bênçãos mesmo aquelas que são grandes (imagine as menores), um exemplo foi relatado no evento da cura dos 10 leprosos em Lucas 17: 11-19. De 10 pessoas, apenas um retornou e agradeceu a Jesus pela dádiva da cura, isto representa 10% apenas!

O que isso significa para nós hoje? Que precisamos mudar nosso coração para agradecer pelo que já recebemos e mudar o foco do que estamos sentimos que ainda falta em nossas vidas.

Mudaste o meu pranto em dança,

a minha veste de lamento em veste de alegria,

para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale.

Senhor, meu Deus,

eu te darei graças para sempre.

Salmos 30:11-12

Caderno de atividades para praticar gratidão

Um dos estudos do psicólogo Robert Emmons mostrou que manter um diário de gratidão escrevendo regularmente breves reflexões sobre momentos pelos quais nos sentimos gratos e  listando motivos de gratidão aumentou significativamente o bem-estar e a satisfação da vida dos participantes da pesquisa.

Esta prática funciona porque conscientemente e intencionalmente se concentra a atenção no desenvolvimento de um pensamento mais grato e na eliminação de pensamentos negativos.

Preparei uma sequencia de atividades para minhas sessões de psicopedagogia e após publicar nos stories do Instagram decidi compartilhar com você.

As atividades podem ser utilizadas por crianças, adolescentes, jovens, adultos e até idosos.

Se você é professor(a) ou terapeuta poderá adaptar para aulas online ou atendimentos. Se quiser trocar ideias me envie uma mensagem!

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