5 Benefícios cientificamente comprovados de se ter gratidão e que motivarão você a agradecer o ano todo

Confira 5 benefícios para sua saúde e bem estar que você tem quando pratica gratidão. Veja como tornar isso um hábito com um exercício simples e que funciona.

A importância da Gratidão

Eu já li vários livros de autores especialistas em psicologia positiva, em desenvolvimento humano e em coaching que relatam a relação entre gratidão e felicidade.

Muitos deles propõem exercícios de gratidão para criar o hábito e colocar em prática essa habilidade. Eu realizei esses exercícios em alguns momentos, já fiz diário de bordo de coaching, lista de 100 motivos de gratidão, posts de motivos de gratidão pelo facebook etc.

A palavra gratidão é derivada do latim gratia, que significa graça ou um favor (dependendo do contexto).

“Ação de reconhecer ou prestar reconhecimento (a alguém) por uma ação e/ou benefício recebido.”

O tema da gratidão sempre volta ao meu dia a dia, como coach, acabo sugerindo esses exercícios para meus clientes, e nas reflexões sobre minha vida esse tema sempre está presente.

Muitas vezes nós acreditamos que somos pessoas gratas, porém passamos por picos e vales, e tropeçamos com o hábito de reclamar, mesmo que de pequenas coisas, até inconscientemente, e isso anula o poder da gratidão em nossas vidas.

Nesta época de final de ano nós ficamos mais reflexivos, avaliamos nossas metas, e estamos mais dispostos a agradecer e até mesmo a ir além do “obrigada”/ “obrigado” e colocar em prática outras atitudes.

Para te motivar a ter esse hábito como estilo de vida e agradecer não só nesta época do ano, mas o ano todo selecionei os principais benefícios comprovados pela ciência que são obtidos por quem é grato.

Benefícios comprovados cientificamente que a Gratidão pode proporcionar

1.      Gratidão te leva a fazer mais amizades

Demonstrar gratidão ajuda a pessoa a se socializar e fazer novos amigos de acordo com um estudo de 2014 publicado na Emotion. Por exemplo, quando você diz “obrigado” e agradece um desconhecido que te oferece uma gentileza esta pessoa fica mais disposta a retribuir e estabelecer contato com você, este gesto te leva a oportunidades de fazer novas amizades.

Outros benefícios relatados pelas pessoas que participaram de estudos sobre a gratidão:

  • Senso de utilidade, generosidade e compaixão
  • Nível maior de extroversão
  • Sentem-se menos solitárias e isoladas.

2.       Gratidão melhora a saúde psicológica

A gratidão reduz muito as emoções tóxicas (inveja, ressentimento, frustração e culpa). Robert A. Emmons, um dos principais pesquisadores sobre gratidão, autor do livro “Agradeça e Seja Feliz! Como a nova ciência da gratidão pode torná-lo mais feliz” realizou várias pesquisas sobre a relação entre gratidão e felicidade. Sua pesquisa confirma que a gratidão efetivamente aumenta :

  • Níveis de emoções positivas
  • Estado de estar mais alerta, vivo e acordado
  • Nível de alegria e prazer
  • Nível de otimismo e felicidade

3.      Gratidão melhora a saúde física

De acordo com um estudo de 2012 pessoas gratas experimentam menos dores e relatam sentir-se mais saudáveis do que outras pessoas menos gratas. Robert A. Emmons descreveu vários benefícios para saúde física relatados pelas pessoas que participaram de seus estudos:

  • Sistemas imunológicos mais fortes
  • Menor manifestação de dores
  • Pressão sanguínea mais baixa
  • Se exercitam mais e tem maior cuidado com a saúde
  • Dormem mais e ficam mais dispostos ao acordar

4.      Gratidão melhora a auto-estima

As pessoas gratas relataram aumento de auto estima de acordo com um estudo de 2014 publicado no Journal of Applied Sport Psychology isso porque a gratidão reduz as comparações sociais e o ressentimento, e aumenta a apreciação por si e também por outras pessoas.

5.      A gratidão aumenta a empatia

As pessoas gratas são mais propensas a se comportar de forma mais diplomata e equilibrada, mesmo quando lidam com pessoas rudes, de acordo com um estudo de 2012 da Universidade de Kentucky . Os participantes da pesquisa que praticavam mais gratidão experimentaram maior empatia em relação a outras pessoas e menor sentimento de retaliação mesmo quando foram agredidas.

Praticar Gratidão é uma forma de ser feliz

Sonja Lyubomirsky autora do livro “A Ciência da Felicidade” elaborou um guia abrangente para entender o que é a felicidade e também o que não é. O livro tem várias estratégias para melhorar a felicidade e ser grato é uma delas.

As 12 Estratégias para aumentar a Felicidade segundo Sonja Lyubomirsky:

  1. Contar suas bênçãos (isto é praticar exercícios de gratidão, veja como logo abaixo)
  2. Cultivar o otimismo
  3. Evitar o excesso de pensamentos negativos e comparações com outras pessoas
  4. Praticar atos de bondade
  5. Cultivar relacionamentos saudáveis
  6. Fazer mais atividades que realmente te envolvem
  7. Fazer mais coisas que te proporcionam alegrias (e aproveitá-las)
  8. Comprometer-se com seus objetivos
  9. Desenvolver estratégias para lidar imprevistos
  10. Aprender a perdoar
  11. Praticar espiritualidade
  12. Cuidar do seu corpo

O que a Bíblia fala sobre Gratidão

Como você pode perceber a ciência comprovou inúmeros benefícios da gratidão e não é a toa que a Bíblia nos ensina a ser gratos:

Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 

 1 Tessalonicenses 5:18

A gratidão muda nossos pensamentos e transforma nossa forma de lidar com os desafios da vida, aumenta nossa consciência sobre as bênçãos que temos recebido, que são muito mais abundantes do que nossos problemas ou dificuldades.

É triste e um fato de que somos mais propensos a não perceber as bênçãos mesmo aquelas que são grandes (imagine as menores), um exemplo foi relatado no evento da cura dos 10 leprosos em Lucas 17: 11-19. De 10 pessoas, apenas um retornou e agradeceu a Jesus pela dádiva da cura, isto representa 10% apenas!

O que isso significa para nós hoje? Que precisamos mudar nosso coração para agradecer pelo que já recebemos e mudar o foco do que estamos sentimos que ainda falta em nossas vidas.

Mudaste o meu pranto em dança,

a minha veste de lamento em veste de alegria,

para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale.

Senhor, meu Deus,

eu te darei graças para sempre.

Salmos 30:11-12

31 dias de gratidão – Dezembro Feliz

Um dos estudos do psicólogo Robert Emmons mostrou que manter um diário de gratidão escrevendo regularmente breves reflexões sobre momentos pelos quais nos sentimos gratos e  listando motivos de gratidão aumentou significativamente o bem-estar e a satisfação da vida dos participantes da pesquisa.

Esta prática funciona porque conscientemente e intencionalmente se concentra a atenção no desenvolvimento de um pensamento mais grato e na eliminação de pensamentos negativos.

Nessa reta final de 2017 preparei um desafio para você, para que possamos fechar o ano com mais equilíbrio e felicidade, e nos preparar para um 2018 extraordinário e abençoado! 🙂

Durante o mês de Dezembro irei compartilhar inspirações com ideias de motivos de gratidão e te incentivar a praticar gratidão desenvolvendo o hábito por 31 dias através do diário de gratidão.

Nas postagens das minhas redes sociais vou usar a hashtag #31diasdegratidão e também te convido a fazer o mesmo para compartilhar os exercícios e reflexões que vamos fazer.

Como fazer o exercício de Gratidão diariamente

·         Usando o Microsoft Word ou tabela no Excel

Você pode usar o Word ou Excel para fazer seu diário de gratidão, com 3 passos bem simples:

  1. Criar documento ou planilha “Diário de Gratidão” e deixar atalho na área de trabalho.
  2. Colocar um lembrete do calendário para uma hora determinada todos os dias chamado “Exercício de Gratidão”.
  3. Escrever todos os dias pelo menos três motivos de gratidão.

·         Usando aplicativos no celular

Você pode usar um aplicativo para fazer um diário de gratidão. Selecionei alguns para você experimentar e escolher o que mais gosta. Eu testei e gostei mais do Gratidão.

Gratidão

É um aplicativo simples e intuitivo, onde você poderá fazer seu diário de gratidão. Você pode acompanhar sua evolução por um gráfico e ver o seu nível de felicidade e bem estar, quando você completa 7 dias e 21 dias recebe selos de comemoração. Tem a função de lembrete e notificação para fazer o exercício de gratidão. Você pode convidar amigos e compartilhar seus motivos de gratidão, há também a opção de deixar em privado. Na função de acompanhar feed de noticias você encontra vários artigos sobre gratidão.

Disponível para android aqui.

Acesse aqui o link de convite do meu perfil no aplicativo Gratidão.

Diário de gratidão

É um app para registrar motivos de gratidão. Tem a função de inserir fotos para registrar os momentos de bem estar e felicidade e depois revê-los e agradecer por eles.

Disponível aqui.

365 Gratitude Journal – Daily Dose of Gratitude

É um diário onde você anota motivos de gratidão durante um ano. Veja aqui.

Bliss – Gratitude Journal

Também funciona como um diário de gratidão que lhe permite gravar pensamentos e reflexões. Disponível aqui.

Gratitude Journal –  the original!

Este aplicativo de Diário de Gratidão está disponível apenas na App Store para dispositivos iOS.

·         Usando um caderno ou agenda

Os dois principais obstáculos à gratidão são o esquecimento e a falta de consciência, por isso, minha sugestão é que coloque lembretes visuais (na geladeira, no espelho, na capa da agenda etc.) que irão acionar sua mente para agradecer.

Use um caderno de notas com uma capa bem bonita ou uma agenda para anotar seus motivos diários de gratidão e escreva pelo menos 3 razões.

Mantenha o seu exercício de forma simples

Faça desse exercício algo simples, não exagere criando formas sofisticadas e demoradas para colocar em prática seu momento de gratidão. Quanto mais simples for mais fácil será assimilar na sua rotina, se você começar a criar muitos passos para seguir irá começar a dar desculpas para si mesmo dizendo que está sem tempo, e você sabe que isso não é verdade, já que o exercício dura no máximo 1 minutinho do seu dia de 24 horas!

E se perder um dia? Calma!

Pode acontecer de você quebrar o ritmo, se isso acontecer, volte e escreva o dobro de motivos, considerando os do dia anterior.

Gratidão só funciona quando você a pratica, assim como qualquer “Habilidade”

Os especialistas em auto-ajuda podem até exagerar alguns conceitos sobre o que é sucesso, mas uma coisa que eles têm toda razão é sobre praticar gratidão, você leu neste artigo vários benefícios que a ciência já comprovou.

Sonhar sobre ser mais feliz não irá te fazer ter mais alegria, dizer para você mesmo que irá pensar mais positivo sem colocar os pensamentos em prática não te trarão nenhum benefício.

Faça do hábito de praticar gratidão a forma de você materializar pensamentos bons e saudáveis e você irá experimentar os benefícios em sua vida.

Pense fora da caixa – De que outras formas você pode praticar gratidão?

Se você quiser tirar o máximo proveito das oportunidades para aumentar seu nível de gratidão, você pode procurar formas criativas e novas situações para se sentir grato.

Veja algumas ideias de como você pode colocar mais gratidão em sua vida além de fazer o diário de gratidão:

  • Faça orações de gratidão
  • Escreva cartas ou cartões de agradecimento e envie para pessoas que já te ajudaram ao longo da vida
  • Deixe bilhetes de agradecimento para pessoas que encontra no dia a dia
  • Agradeça estranhos que te fizeram uma gentileza
  • Envie e-mails ou mensagens de agradecimento pela ajuda ou suporte no trabalho / estudos
  • Faça uma lista de suas conquistas e vitórias e agradeça por cada uma
  • Faça um ritual de gratidão familiar: peça a todos que compartilhem um motivo pelo que eles estão agradecidos pelo dia

Motivos de Gratidão para te inspirar

Alguns motivos para te inspirar a agradecer

  • Encontrar um(a) lindo(a) namorado(a) / esposo(a)
  • Sua carreira / profissão
  • Pelos professores e profissionais de educação
  • Seus líderes / mentores / coaches / conselheiros
  • Viagens
  • Por conseguir ler este artigo. É uma realidade ainda mas muitas pessoas não aprenderam a ler.
  • Mensagens de texto de familiares e amigos que te fizeram sorrir
  • Pelo tempo compartilhado com amigos/família
  • Por envelhecer com saúde
  • Pelo amor de Deus

Enfim pratique a gratidão!

Deixe um comentário sobre seus motivos de gratidão.

Compartilhe esse post e convide um amigo para fazer o desafio de #31diasdegratidão com você!

Vai ser mais divertido!

🙂

 

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