5 hábitos para ser mais feliz

Explore 5 maneiras de como ser uma pessoa melhor, ser mais feliz e viver bem longe do stress! Confira essas dicas de coaching que trazem resultados!

Você já sentiu algo parecido com isto?

Pense em um momento em sua vida quando você estava tão envolvido no que estava fazendo que parecia que o resto do mundo tinha desaparecido.

Sua mente não estava distraída; você estava totalmente concentrado nessa atividade, de tal forma que você não estava ciente de si mesmo, estava sentindo como se tudo fluísse perfeitamente, em um estado de excelência, sem muito esforço… e sem a percepção de que o tempo estava passando você poderia ter ficado nesta atividade por longas horas sem se cansar.

A percepção do tempo desapareceu. Você não percebeu as horas passarem. Somente quando você saiu da experiência, você percebeu quanto tempo realmente passou (geralmente muito mais do que você previa).

A maioria das pessoas pode se lembrar de experimentar essas sensações. Cerca de 90% das pessoas podem facilmente reconhecer e associar essas sensações a uma ou mais atividades de que gosta muito. São aqueles bons momentos que poderiam durar mais, sabe?

Este post irá te mostrar como inserir mais dessas sensações de bem estar ao seu dia a dia. Essa sensação de que a vida está fluindo… e você está bem feliz!

O que é o Estado de Fluxo

Estas sensações de bem estar ao estar envolvido em uma atividade é chamada de estado de fluxo, ou como é conhecido no inglês por Flow.

O estado de fluxo (Flow) foi descrito como o estado de espírito mais produtivo e criativo para trabalhar. Segundo o Dr. Mihaly Csikszentmihalyi especialista em Psicologia Positiva é possível uma pessoa alcançar o Flow e isto é um dos segredos para ser feliz. Ou seja, ao saber como entrar no estado de fluxo, você pode aumentar sua produtividade, ser mais criativo e ser mais feliz, tudo ao mesmo tempo. 🙂

Este post irá te mostrar como você pode sintonizar e entrar mais neste estado de fluxo construindo bons hábitos.

Para ser feliz sintonize seu estado de fluxo

Em um estado de fluxo, as pessoas se envolvem com o que o que elas realmente se importam: suas paixões e propósitos. Quando estamos neste estado experimentamos satisfação, estamos absorvidos em atividades com foco total e prontos para nos dedicar e ao mesmo tempo estamos nos divertindo!

Mas, você pode pensar “como experimentar tudo isso e principalmente um sentimento interno de tranquilidade mesmo em meio a tanto ruído e interferências que vivemos nos dias atuais?”.

É possível sim! Mesmo com tantos ruídos internos (nosso crítico interno e preocupações, por exemplo) e ruídos externos (barulhos, distrações, cobranças etc) é possível experimentar sensação de bem estar, para isso você precisa aprender a colocar mais paixão e propósito para experimentar o estado de flow no seu dia a dia.

Experimente dar esses passos para ser mais feliz

1º. Hábito para ser mais feliz: praticar gratidão

Quando você sente-se grato pela vida e reconhece motivos de gratidão neutraliza sentimentos e emoções negativas. Isso ocorre pois quando conscientemente agradece os momentos ruins são filtrados.

Como praticar:

  • a) Faça um diário de gratidão ao começar seu dia ou até mesmo ao final, o que importa é trazer à consciência motivos de agradecimento. “Eu sou grato(a) por…”;
  • b) Anote o que você aprecia nas pessoas com quem convive e depois pratique com elogios verbais ou por escrito, pode ser por uma mensagem via sms ou um bilhete;

Como receber o Caderno de Atividades de Gratidão

Envie a palavra “gratidão” para meu WhatsApp ou entre no meu canal do Telegram:

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2º. Hábito para ser mais feliz: Deixar de se esforçar demais

Quando nos esforçamos muito acreditamos que teremos o melhor desempenho, porém sentimos tensão a todo o momento e nossa energia vai embora, esgotando nossas reservas de ânimo.

Em contrapartida, quando focamos no que realmente importa, obtemos melhores resultados, usando, por exemplo, o princípio de Pareto. Esse princípio afirma que 80% do sucesso de nossas ações vêm de 20% de nossas habilidades e conhecimento, e que se dedicarmos apenas 20% da nossa energia e esforços teremos 80% dos resultados que nos fazem nos sentir realmente satisfeitos. É a matemática da produtividade!

Como praticar: 

  • a) Quando e onde você cobra-se muito? Você costuma se cobrar muito? Em que situações você impõe padrões de perfeccionismo? Sobre o que você pode deixar de se esforçar tanto?
  • b) Quais foram as 3 ações mais produtivas da última semana? Qual é o caminho comum que percorreu para que tivesse estes resultados? Isto é, qual é o passo a passo que você seguiu quase que automaticamente para chegar nesses resultados?

O professor e palestrante Marcelo Peruzzo explica uma das mais importantes ferramentas para Produtividade: A Lei de Pareto.


Vídeo: Lei de Pareto por Marcelo Peruzzo

3º. Hábito para ser mais feliz: Permitir espaço

Permitir ter um espaço para se revigorar e reabastecer o tanque de energia possibilita que se experimente mais acesso ao estado de fluxo e ser mais feliz.

Por isso, encontrar um espaço na agenda e um local para pensar e relaxar sobre assuntos não relacionados ao trabalho é essencial para aliviar as tensões e ter mais produtividade em qualquer função da nossa vida.

Como praticar: 

  • a) O que te permite sentir um maior senso de espaço em sua vida? Você tem um local preferido?
  • b) Que tal reservar um tempo em sua agenda para se desligar e curtir? Que tal caminhar por um parque ou um breve passeio?

4º. Hábito para ser mais feliz: Apreciar a experiência do momento

Estar presente em suas experiências no aqui e agora é um presente para você mesmo, e uma ótima maneira de se despertar para vida e experimentar Flow.

É o que chamamos de estado de atenção plena, responda abaixo as questões para identificar os obstáculos que podem estar impedidindo você se concentrar no presente.

Como praticar: 

  • a) O que impede você de estar presente? Preocupações? Celular ou mídias sociais? Distrações? Como você pode ficar mais presente de propósito?

5º. Hábito para ser mais feliz: Aumente o cuidado consigo mesmo

Como experimentar senso de paixão e sentido na vida se você está esgotado? Cuidar de si mesmo é desenvolver hábitos que o abasteçam de energia, por isso invista em você para ser mais feliz.

Responda sinceramente cada uma das questões abaixo, escreva, e identifique quais atividades você pode modificar nos seus hábitos e rotina para aumentar o autocuidado.

Como praticar: 

  • a) Tanque de energia física: Inclua mais alimentos saudáveis no seu dia, hidrata-se e exercite-se;
  • b) Tanque de energia mental: Programe sua agenda e um limite de tempo para cada tarefa, faça intervalos de 10 minutos de descanso. Ouça musicas que te inspiram e alegram, desligue os noticiários de tragédias (por favor!).
  • c) Tanque de energia emocional: Passe tempo com pessoas que o motivem e esteja presente. Procure ver uma característica positiva em cada pessoa que você encontrar no seu dia. Muitas vezes estamos prontos para criticar, esteja pronto para elogiar verdadeiramente.
  • d) Tanque de energia de propósito: Escolha um valor para viver no dia de hoje. O que você valoriza na vida? Família? Amizade? Bondade? Deus? … Como você pode viver um desses valores hoje com uma atitude e um gesto simples?

EXPERIMENTE

O que você tem feito ou mudado em sua rotina para se cuidar mais e sintonizar com estados de fluxos? Qual dessas dicas você vai colocar em prática?

Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau de decisão de ser feliz.

Abraham Lincoln

como ser mais feliz, felicidade é uma decisão

E você, já vivenciou esse estado? Gostaria de compartilhar sua experiência?

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3 Comentários

  1. VIVIANE COSTA RODRIGUES VIEIRA disse:

    Excelente artigo!!!Super bem escrito e libertador para quem pratica!!!

  2. Samela Alves disse:

    Ao ler este post acabei de concluir que estou estressada e infeliz me desgastando muito em tentar fazer o melhor mas, não tendo nenhum resultado. Vou seguir suas dicas agora.

  3. Olá Maria Angélica!!!

    Excelentes dicas…parabéns pelo blog!!!