Quer trabalhar em casa para ter um dinheiro extra, mas não sabe por onde começar?

Como é trabalhar em casa? 

Esta é uma dúvida comum que gera muita curiosidade, e a resposta é simples: Funciona como qualquer trabalho só que em casa, sendo um empreendedor ou autônomo ou até mesmo sendo funcionário de uma empresa.

Sucesso = dinheiro + tempo livre.

Ter um monte de dinheiro é ótimo. Mas se você só trabalha e não tem tempo – nem serenidade – para curtir os benefícios do seu capital (seu “dindin”), não faz sentido!

Por outro lado, não adianta ter tempo de sobra e ficar olhando para as paredes, sem um trocado para fazer uma viagem com os filhos, curtir um jantar romântico, e manter o mínimo conforto que seja. Tem que saber equilibrar: trabalhar o suficiente para ter uma vida confortável, sem precisar sacrificar as horas de lazer.

HOME OFFICE! (2) como trabalhar em casa

Existem algumas formas sérias de você trabalhar em casa para ter uma renda extra na modalidade de homeoffice, separei algumas delas para você:

1. Primeiro formato: trabalhar em casa mas sendo funcionário de uma empresa

Você vai trabalhar no conforto de sua casa porém continuará sendo funcionário por CLT (carteira assinada) ou por contrato, a modalidade não é 100% em casa, o horário é mesclado entre sua casa e a empresa, modalidade conhecida como homebased, home office, teletrabalho.

Esta é uma tendencia mas são poucas empresas que adotaram esse modelo, são raras as vagas. Tem horário definido e você continua tendo um chefe.

Com a experiencia da quarentena do Covid19 muitas empresas provavelmente irão migrar parte do seu pessoal para essa modalidade de forma definitiva, e talvez isso aumente as ofertas de vagas homebased. No site Vagas você pode pesquisar uma destas vagas homeoffice.

Atente-se de que algumas empresas estão adotando essa modalidade provisoriamente devido a quarentena do Covid19, observe isso na descrição da vaga, e muitas estão ofertando contratos temporários.

2. Segundo formato: você investir no seu negócio como empreendedor

Esta é a forma que optei, empreendi prestando serviços de orientação profissional e psicopedagogia.

Você precisa pesquisar seu publico e ver o canal que é mais adequado, eu por exemplo, atendo clientes online usando skype, hangout ou zoom, reservei espaço em casa para meu home office.

Já para sessões presenciais (jovens, adolescentes, crianças) uso uma sala  de atendimento em parceria com uma amiga, também professora, pouco antes da quarentena estava oferecendo outra modalidade para as mães, o atendimento psicopedagógico home care, isto é, o suporte psicopedagógico na residencia dos educandos, o que exige um outro tipo de planejamento dos horários para me deslocar e levar os materiais pedagógicos.

E você, já pensou em serviços que poderia oferecer? Pesquise formas que poderá se conectar com seu publico de forma virtual e depois da quarentena qual será seu principal canal de atendimento. Ofereça o que o seu cliente quer comprar / precisa!

Algumas ideias:

  • Professor particular
  • Serviços de Marketing Digital
  • Serviços de Informática, como assistência remota
  • Analista e desenvolvedor de sistemas
  • Secretaria ou assistente virtual ( para dar suporte nos serviços de comercio de delivery, para profissionais liberais e autônomos)
  • Redator / editor freelancer
  • Assessor contábil
  • Serviços de confeitaria com delivery
  • Serviços de refeições com delivery

Há varias ideias para ter seu próprio negócio, e há muito mais flexibilidade neste formato, você é dono do seu próprio horário. Para isso você vai precisar ser seu próprio chefe e isso exige disciplina e habilidades de gestão. Tem pessoas que não se adaptam a este formato por isso.

Modelos de microfranquias:

Você pode começar do zero e também há formatos de microfranquias.  É um modelo que vem pronto. Para quem não quer começar do zero, a microfranquia já é um modelo de alguém que já empreendeu e conhece o caminho.

Pesquise, e avalie quais são as melhores opções no mercado, você paga taxas para isso, para uso da marca do franquiador, alguns oferecem assessoria, treinamentos, kit de marketing, mas os investimentos iniciais também variam muito.

Talvez para o cenário de crise econômica devido a pandemia do Covid19 você precise de muito mais cautela para fechar um contrato e investir suas reservas nesta modalidade. Ah, e neste modelo você ainda terá um chefe, o franqueador!

De qualquer forma o sucesso e os resultados dependem do desenvolvimento de habilidades e competências para administrar seu empreendimento.

3. Terceiro formato: revenda de produtos

Há formas de revendas de produtos por catalogo ou até mesmo on line pelas redes sociais.
Algumas destas marcas você pode recrutar outras pessoas e também ganhar comissões. É preciso cuidado para não entrar em uma fria, tem muitos golpes de pirâmide financeira disfarçados de “negócios” por aí.

Como ser um revendedor/revendedora?

Você provavelmente já viu alguma revista de cosméticos e perfumes, e até use produtos de marcas como Mary Kay, Avon, Jequiti, Natura, Boticário, estes são exemplos de revendas com ganhos de 20%, 30%, 40% de comissão.

Dicas de sites para encontrar diversos produtos para revender, desde cosméticos, alimentos e até eletrônicos:

Todos esses formatos tem prós e contras, você precisa pesquisar formas em que se adapte melhor e faça um trabalho sério. Vá atrás de informações e dicas que te ajudem nesta jornada.

Se está fazendo uma transição de carreira, organize suas finanças e estipule o que irá investir com cautela. Neste período de quarentena e pós quarentena os desafios são ainda maiores, por isso invista em planejamento e vá com calma.

Te desejo muito sucesso! Deus te abençoe!

Dica extra: confira o artigo que compartilho um pouco da minha experiência com 8 Dicas para trabalhar em casa no Home Office.

Achou esse artigo útil?

Deixe outras ideias nos comentários.

Compartilhe com seus amigos!

🙂

Sobre a Coach e Psicopedagoga | Website

Olá! Meu nome é Maria Angélica do Nascimento. Sou Educadora Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e também Coach Vocacional. Aqui no blog falo sobre tudo o que toca o meu coração! Seja bem vindo!

Participe do meu canal no Telegram,

receba notificações de artigos, 

dicas para avançar na carreira,

motivação, técnicas de estudo,

educação e muito mais!

Vamos aprender juntos!

Quero Participar do Telegram!
Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários

  1. lucas disse:

    Muito boa sua dicas parebens pelo conteudo que seu site seja abencoado 🙂

  2. Muito bom o seu artigo, me ajudou bastante, obrigado!

  3. Pedro Thiago disse:

    Você na verdade faz parecer tão fácil com a sua apresentaçãо, mas
    eu acho isso tópico ѕer realmente algo que
    eu acho ԛue eս nunca entenderia. Parece-me demasiado complicado е mᥙito
    amplo parа mim. Еu sou ansioso рelo seu próximo post, еu
    vou tentɑr pegar o jeito!

  4. joao disse:

    Ola tudo bem!?
    Gostei bastante, parabens!
    Forte Abraço.

  5. Evy Abrahão disse:

    Fiquei Apaixonado pelo seu post.Vou acompanhar seu
    Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo
    tem me agregado muito conhecimento.Grato !