12 dicas para você destacar seu perfil no LinkedIn e conquistar uma vaga

Entre as redes sociais, o LinkedIn é destinada para quem está buscando uma vaga de emprego ou até mesmo que está interessado em fazer negócios. Veja as dicas para ter um perfil de sucesso que chame a atenção dos recrutadores!

linkedin destacar perfil vaga de emprego

Linkedin: Rede social focada no profissional

Entre as redes sociais, existe uma particularmente interessante para quem está buscando uma vaga de emprego ou até mesmo que está interessado em fazer negócios. Trata-se do LinkedIn, uma plataforma com mais de 20 milhões de usuários no Brasil1, usada principalmente por profissionais.

 

O simples fato de possuir um perfil no LinkdedIn,

passa uma boa impressão ao recrutador.

Faça conexões: construa uma boa rede de relacionamentos, o que não significa quantidade, adicione de preferencia pessoas que conhece. Colegas atuais, antigos, turma da faculdade,  colegas de cursos profissionalizantes, fornecedores e prestadores de serviços da sua área de atuação, palestrantes que já assistiu e conhece, mentores, coaches, colegas de profissição, integrantes de grupos e foruns de discussão da sua área de atuação.

A seguir você encontra 12 dicas para destacar seu perfil.

Como destacar seu perfil no Linkedin (minha dica preferida é a nº12)

1. Adicione uma foto profissional

Você aumenta suas chances de ser visto até 14 vezes2 mais e as pessoas se lembrarão da sua imagem.

Utilize uma foto clara com fundo neutro e com um sorriso. Sabe aquela foto de Facebook? Esquece!

Se você quer transmitir um pouco da sua personalidade através da sua foto você pode tirar uma foto que relacione a sua profissão ou setor de atuação, mas sem exageros.

Por exemplo: se você é um Químico poderá tirar foto com um jaleco ou com a bancada de laboratório ao fundo, se você é um Engenheiro Civil pode usar sua mesa ao fundo, se você é um Engenheiro de Segurança do Trabalho pode até usar um capacete de segurança.

Se você está trabalhando, pode até tirar uma foto com algum fundo que tenha logo da empresa, mas antes verifique se é permitido tirar foto nos ambientes internos da empresa, ok?

2. Adicione um título de sucesso

Logo abaixo do nome, adicione um título que pode ser o cargo que pretende atuar ou já atua. Este título fica em evidencia logo abaixo da sua foto em resultados de pesquisa e toda vez que alguém acessa seu perfil.

Os recrutadores irão identificar se o seu perfil é compatível primeiro observando seu título profissional. O título profissional é um dos principais responsáveis por criar a função de palavra-chave para busca na plataforma.

Coloque palavras chaves que descrevam o que você faz, sua profissão e também a empresa ou setor de atuação.

Cuidado com o excesso, não inclua muitos cargos e não escreva “Em busca de recolocação”.  Ao fazer isso a descrição fica confusa para o recrutador identificar realmente o que você faz e também para as métricas de buscas da plataforma.

3. Customize a URL do seu perfil

Você pode personalizar sua URL de perfil público, é um endereço web que você pode acrescentar no seu currículo de papel, no seu cartão de visitas, em outras redes sociais, compartilhar, incluir na assinatura de seus e-mails.

Crie uma URL semelhante ao seu nome (ex.: /in/mariaangelicanascimento)

Siga o passo a passo3 abaixo:

  1. Posicione o cursor sobre Perfil no topo da sua página inicial e selecione Editar perfil.
  2. Você verá o link de uma URL abaixo da sua foto do perfil, como www.linkedin.com/in/seunome
  3. Posicione o cursor sobre o link e clique no ícone Configurações ao lado dele.
  4. Sob a seção Sua URL de perfil público à direita, clique no ícone Editar ao lado da sua URL.
  5. Insira a parte final da sua nova URL personalizada na caixa de texto.
  6. Clique em Salvar.

4. Inclua suas informações de contato

Adicione o seu endereço de e-mail e o telefone para facilitar o contato entre você e as suas conexões. As suas informações de contato são apenas visíveis para as suas conexões diretas.

5. Faça um resumo de suas qualificações

Descreva suas realizações principais, neste resumo procure seguir uma estrutura que responda estas perguntas chaves:

  1. Qual é a solução ou oportunidade que você oferece com seu serviço ou experiência?
  2. Qual é a área / mercado que atua, qual é o seu nicho principal?
  3. Qual é o seu diferencial? Destaque seus pontos fortes.
  4. O que você está buscando?

Se você tivesse 30 segundos para me apresentar seu perfil profissional e suas experiências, o que você me diria?

6. Inclua suas Experiências, Cursos e Idiomas

Aqui você irá seguir as mesmas orientações que dei no Ebook (você pode baixar gratis aqui) e no artigo anterior sobre os 10 erros fatais que você deve evitar no seu currículo.

7. Destaque sua formação acadêmica

Coloque suas ultimas formações acadêmicas, além de demonstrar sua qualificação, isso também faz com que sua rede se expanda, pois fica muito mais fácil seus ex-colegas/professores te encontrarem.

8. Monte seu portfólio

Acrescente materiais como: vídeos, artigos, apresentações, imagens.

Localize o botão Adicionar mídia nas seções do seu perfil de Resumo, Formação acadêmica e Experiência.

Como isso você fortalece seu perfil além de deixar amostras do seu trabalho.

9. Acrescente Habilidades

No item “competências e especialidades”, acrescente palavras chaves para que seu perfil apareça nos resultados de buscas dos recrutadores.

10. Recomendações: O LinkedIn, oferece a possibilidade que as pessoas conectadas em seu profile possam escrever detalhes sobre como você trabalha. Ter uma boa referência pode ser essencial para garantir uma vaga. Siga as dicas:

  1. Escolha qual a função pela qual quer ser recomendado;
  2. Decida a quem vai perguntar: líderes, gerentes, sócios, colegas, subordinados, clientes, professores;
  3. Para solicitar uma recomendação, posicione seu cursor sobre a foto do seu perfil, na área superior direita de qualquer página do LinkedIn, e selecione Gerenciar, próximo a Configurações e privacidade. Na guia Perfil, clique em Gerenciar suas recomendações e, em seguida, clique na guia Solicitar recomendações.
  4. Finalmente, não basta pedir recomendações recomende membros da sua rede! Não solicite e nem dê depoimentos a quem nunca se relacionou profissionalmente.
  5. Quando se tratar de pedir referência e recomendação para o seu Currículo ou para um novo emprego, tenha o cuidado de solicitar à pessoa uma autorização para citá-la e seus contatos de telefone e e-mail, leve impresso para entrevista.

11.   Atividades extras curriculares

Se você presta ou já realizou algum serviço comunitário, contribuiu para algum trabalho voluntário cite esta informação no seu perfil LinkedIn.

12.   Faça um currículo utilizando seu perfil do LinkedIn

Ao clicar na seta ao lado do botão azul, “Visualizar perfil como”, aparecem  opções para você solicitar uma recomendação ( ver dica 10), criar seu perfil em outro idioma e a opção de gerar um PDF de seu perfil,  que você salva no seu computador:

passoa passo linkedin

Outra forma de elaborar um currículo usando os dados do seu perfil do Linkedin é através do site http://resume.linkedinlabs.com/

Você consegue fazer ótimos currículos automaticamente conectando os dados que já foram inseridos no Linkedin, e tem como escolher diversos Modelos e ajustá-los conforme seu estilo e necessidade, exportar para PDF e imprimir.

curriculo linkedin

Tem poder quem age! Pesquise, aumente seus conhecimentos, mas não faça coleção deles! Use-os! 

🙂

Aproveite para baixar gratuitamente o e-book e aprofundar seus conhecimentos sobre Elaboração de Currículos, baixe seu brinde aqui:

http://coachmariaangelica.com.br/ebook-gratis/

Compartilhe estas dicas com seus colegas e amigos(as), familiares, clique em algum dos links abaixo para ajudar a divulgá-lo.

 Facebook 

 Google+ 

 LinkedIn 

 

Referências

1 – http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2015/02/09/linkedin-supera-marca-de-20-milhoes-de-usuarios-no-brasil/

2 e 3 – https://www.linkedin.com/help/

Sobre a Coach e Psicopedagoga | Website

Olá! Meu nome é Maria Angélica do Nascimento. Sou Educadora Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e também Coach Vocacional. Aqui no blog falo sobre tudo o que toca o meu coração! Seja bem vindo!

Participe do meu canal no Telegram,

receba notificações de artigos, 

dicas para avançar na carreira,

motivação, técnicas de estudo,

educação e muito mais!

Vamos aprender juntos!

Quero Participar do Telegram!
Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários