COACHING CRISTÃO Maria Angélica

Dia da Bíblia

Comemorado no 2º domingo de dezembro, o Dia da Bíblia faz parte do calendário oficial do País. Saiba como comemorar este dia tão especial para os cristãos.

dia da bibliaDia da Bíblia

No próximo domingo (11/12) será comemorado o Dia da Bíblia no Brasil. Diversas denominações cristãs evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia.

Os cristãos católicos comemoram o Dia da Bíblia em 30 de setembro em homenagem a figura de São Jerônimo, Doutor da Igreja Católica e conhecido por ser o primeiro tradutor da bíblia para o latim vulgar, popularizando, assim, o seu conteúdo.

Um pouco sobre a História do Dia da Bíblia

O Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer. O Brasil começou a celebrar o Dia da Bíblia em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948.

Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do Brasil, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

Dia da Bíblia promovido pela SBB

A SBB – A Sociedade Bíblica do Brasil foi fundada em 1948. É uma organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando a transformação daquele que com ela entra em contato.

Neste ano o Dia da Bíblia tem como tema “Tradução da Bíblia: para que o povo entenda a Palavra de Deus”, baseado no trecho bíblico de Neemias 8.8:

“Eles iam lendo o livro da lei e traduzindo; e davam explicações para que o povo entendesse o que era lido”.

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar sobre os trabalhos de tradução, explica Erní Walter Seibert que é secretário de Comunicação, Ação Social e Arrecadação da Sociedade Bíblica do Brasil:

“Os originais bíblicos – em hebraico, aramaico e grego – sempre foram, e continuam sendo, traduzidos. O fenômeno que o povo de Israel vivenciou, e que é descrito por Neemias, continua acontecendo no mundo inteiro. Com o passar dos anos, a língua vai se modificando e o texto bíblico precisa ser novamente traduzido.”

Traduções da Bíblia no Brasil

A SBB apoia diferentes projetos de tradução da Bíblia Sagrada para línguas minoritárias no Brasil, a fim de tornar acessível a mensagem bíblica a essa parcela da população que não tem o português como língua materna.

Conheça os projetos de tradução das Escrituras nos idiomas Iny Karajá, Hunsrik, Pomerano e Libras. Você pode assistir a um vídeo sobre esses projetos aqui.

Incentivos à comemoração do Dia da Bíblia

A SBB desenvolve uma série de ferramentas para ajudar igrejas, congregações e ministérios a colocar a Bíblia no dia a dia dos brasileiros.

Entre os itens disponibilizados estão: cartazes, material para evangelização, cofrinho para crianças, envelopes para arrecadação de ofertas pela distribuição da Bíblia, modelo para confecção de camisetas do Dia da Bíblia e Planos de Leitura da Bíblia.

Este material gratuito pode ser solicitado através do site http://www.sbb.org.br/eventos/diadabiblia/materiais-de-apoio/, onde também estão reunidas informações detalhadas sobre como usar essas ferramenta e ideias para marcar o Dia da Bíblia 2016.

Atividades para o Dia da Bíblia

As celebrações incluem diversas atividades, desde a realização de cultos, carreatas, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e principalmente de distribuição de exemplares de Bíblias.

Eu já escolhi a minha forma de comemoração, este ano participarei com amigos em uma carreata promovida pela Associação de Pastores Evangélicos de Mococa, e você, já escolheu a sua forma de comemorar?

Aqui vai mais algumas sugestões:

Visite o Museu da Bíblia

O Museu da Bíblia fica em Barueri SP e conta com educadores treinados para receber os mais diferentes públicos: crianças, adultos, terceira idade, pessoas com deficiência visual e estudantes, entre outros. Saiba mais aqui.

Visite o Centro Cultural da Bíblia

O Centro Cultural da Bíblia foi planejado para enfatizar a importância do Livro Sagrado na formação da cultura e civilização ocidental. Inaugurado em 2004, o CCB está instalado no mesmo local onde funcionou a primeira Sede Nacional da SBB, no Rio de Janeiro. Sabia mais aqui.

Baixe Aplicativos Grátis da Bíblia no seu celular

Faça o download do APP de sua preferência e comece ainda hoje a ler a Bíblia.

A SBB também disponibiliza gratuitamente no seu site vários Planos de Leitura, saiba mais aqui.

Para comemorar o Dia da Bíblia instalei aqui no blog uma Bíblia On line, assim quando estiver lendo os artigos da categoria de Coaching Cristão você poderá procurar referências com mais facilidade.

Estas são algumas das formas que os cristãos  tem de comemorar e de agradecer a Deus por esse presente que promove a vida.

O Dia da Bíblia poderia ser também chamado de Dia de Gratidão, pois temos muitos motivos de agradecer à Deus.

Gratidão à Deus por nos ter dado a Palavra Viva que são as Escrituras Sagradas, e através dela recebemos orientação segura para a vida cristã.

Dia Internacional do Voluntariado

Hoje (05/12) também é comemorado o Dia Internacional do Voluntário, que foi definido desde 1985 pela Organização das Nações Unidas.

A ONU define o voluntário como uma pessoa que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos.

Eu quero aproveitar este dia e semana de comemoração do Dia da Bíblia e agradecer por todos os missionários e voluntários cristãos que se dispuseram a servir à um propósito maior e contruir para que a Palavra de Deus chegasse aos nossos corações, seja traduzindo, redigindo, editando, imprimindo, distribuindo e evangelizando.

É um momento de gratidão e também de desafio, de nos colocar à disposição de servir à Deus e contribuir também para espalhar a Palavra. Amém.

Feliz Dia Internacional do Voluntário e Feliz Dia da Bíblia! 🙂

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Você anda estressado e não faz ideia por onde começar a mudar e ter uma vida plena?

Coloque o seu e-mail aqui para receber gratuitamente artigos e dicas!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários