Como ter sucesso na mudança de um hábito

mudança comportamento habito organização

Neste artigo eu quero conversar com você sobre o processo de mudança, como mudar um hábito, um comportamento, qualquer coisa na sua vida.

 

Aí você já esta imaginando… “nossa, que difícil, já tentei tantas vezes…”.

 

Você já experimentou e tentou realizar uma mudança e não conseguiu muitos resultados?

 

Na verdade existem alguns passos para conseguir uma mudança efetiva, que te permite que os resultados durem. Algo importante a ser entendido é que a nossa mente não funciona como gostaríamos, apertando um botão e pronto, alterado o comportamento ou hábito, as mudanças na nossa mente são gradativas, por isso quando você radicaliza e muda algo de repente bruscamente, muitas vezes não consegue o resultado que gostaria.

 

A sua mente se altera com mudanças graduais que são sustentáveis. Os principais passos para te ajudar a avançar no processo de mudança são:

 

1 – Ter claramente o que você quer. Isso mesmo, qual é o objetivo desta mudança? Construa uma cena na sua mente desta meta realizada, se puder, deixe uma fotografia ou figura que te lembre deste objetivo em um local visível. Ou ainda escreva colocando no papel este objetivo. Outro fator importante, você precisa identificar se sua meta é realista e pode ser medida, mensurável, de forma que quando conquistar você saberá que alcançou. Esses exercícios irão contribuir para sua reprogramação mental e inicio da mudança.

 

2 – Consiga apoio e comprometimento com quem convive com você. Conte para pelo menos um amigo ou pessoa próxima, de forma que ela também te apoie e te dê feedbacks sobre sua evolução. Com isso você consegue se comprometer muito mais com o processo de mudança, com você mesmo e com o outro.

 

3 – Planeje a mudança e prepare o ambiente de forma que seu novo habito encontre um ambiente favorável para se sustentar. Por exemplo, você iniciará um novo habito alimentar, está iniciando uma reeducação alimentar, organize sua dispensa, sua geladeira, abasteça com alimentos da sua nova dieta e retire o que não se encaixa nesse novo hábito. Outro exemplo, você quer colocar na sua rotina o hábito de leitura, porém o local que escolheu tem vários aparelhos de mídia ligados, de forma que a distração reine e seu foco não vença. Enfim, organize seu ambiente de forma que seu hábito novo se sustente.

 

4 – Crie formas de se presentear quando alcançar uma evolução no seu processo de mudança, porém não de auto sabotagem, ok? A ideia é que você possa se sentir realizado e feliz se oferecendo um presente simples, e não precisa ser material, pode ser reservar um espaço na agenda para um passeio, ou ainda uma sessão de cuidados pessoais, algo que irá promover comemoração interna. Sua mente quando você se der esse presente irá registrar como algo prazeroso relacionado a esse novo habito, ajudando a sustentar a mudança do seu comportamento novo. Você terá mais energia para ir em frente!

 

Vou te passar um exercício de PNL (Programação Neuro Linguística) que irá te ajudar a ativar um estado de motivação, chama-se Círculos de Excelência.

 

É indicado quando você quer ativar um estado de motivação e bem estar, por exemplo: antes da entrevista de emprego, de uma apresentação importante no trabalho, quando quer se sentir motivado e seguir em frente etc.

 

Primeiro passo, escolha o estado, sensação e comportamento que quer ter antes de vivenciar de fato a situação. Por exemplo, você quer estar tranquilo e confiante no momento da entrevista de emprego, então imagine este estado de tranquilidade e confiança e realize este exercicio focado neste estado.

CÍRCULOS DE EXCELÊNCIA

Fique de pé, com cerca de 2 metros de espaço na sua frente.

1a. Imagine um círculo no chão bem na sua frente. Coloque uma cor no círculo. Torne-o brilhante, emitindo luz ou qualquer coisa que o faça visualmente atrativo.

1b. Escolha uma palavra ou uma frase curta que simbolize um estado poderoso apropriado para você. Pode ser  “Sim! Yes!” ou “Sucesso!” etc.

2. Agora, relembre uma ocasião em que se sentiu “muito confiante”, “no auge”, ou “feliz e empolgado”, ou algum outro estado ativo. Procure uma memória realmente boa – talvez uma daquelas em que você superou suas próprias expectativas! Uma memória que traga o estado que quer ativar.

3. Imagine-se de volta naquele tempo. Veja o que você estava vendo, ouça o que você estava ouvindo, sinta o que estava sentindo. Se tinha algum cheiro ou sabor, também os imagine. Perceba o que estava fazendo e o que estava pensando naquela vez.

4. No momento em que a sua percepção de estar nesse excelente estado começa a tomar forma – faça uma respiração profunda, diga a sua palavra chave e dê um passo para dentro do círculo na sua frente.

5. Fique de pé no círculo e INTENSIFIQUE a memória, revivendo aqueles momentos e desfrutando daquelas sensações que vem naturalmente ao se fazer alguma coisa realmente boa.

6. Agora imagine outro círculo com as mesmas características da etapa 1 e repita as etapas 2 até a 5 com uma memória poderosa diferente. LEVE TODAS AS SENSAÇÕES DA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA CONSIGO quando entrar no segundo círculo.

7. Repita com um terceiro círculo e outra memória poderosa.

8. Agora pense numa situação futura onde você quer estar na sua melhor forma e imagine o seu desempenho no estado que está experimentando agora. Não correu tudo bem?

*Referencia: “A Framework For Excellence” (1988) de Charlotte Bretto.

 

Experimente, depois compartilhe comigo como foi realizar este exercício e também como foi colocar em prática o passo a passo para mudar um hábito.

Sucesso! 🙂

 




Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Se inscreva para receber gratuitamente áudios com Meditações Bíblicas "Provérbios em 31 dias", artigos e dicas.  Experimente o Coaching Cristão para uma vida plena, carreira feliz e com propósito!

Sua nova vida pode começar agora!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. José Alex Lopes Carvalho disse:

    Olá Maria tudo bem. Eu sou apaixonado por leitura e amo escrever. Seráque existe algum trabalho que eu possa desenvolver usando minha paixão ainda que seja sem nenhum pagamento por isto, mas que eu possa oferecer pra outras pessoas?

    • olá José Alex, agradeço por colaborar com seu comentário.
      Sua questão tem várias respostas. Sugiro que além da leitura, invista em cursos que possa aprimorar sua redação. E para aprimorar sua habilidade tenha o habito de escrever todos os dias. Leia um tema que goste e escreva sobre ele. Pode manter um blog ou escrever artigos e contribuir para um. Profissional você pode trabalhar como redator freelancer. Me envie um e-mail para trocarmos ideias sobre isso.