8 Dicas para trabalhar em casa no Home Office
Está pensando em trabalhar em casa? Procurando ideias para ter uma renda extra? Veja estas 8 dicas importantes de quem deseja ter um negócio para montar em casa. E dicas para fazer home office durante quarentena!
Como trabalhar em casa na quarentena?
Quem já pensou em trabalhar em casa no tão sonhado home office para ter uma renda extra ou como um Plano B?
Trabalhar em casa no próprio negócio montando um escritório (ou home office como conhecido por alguns) pode significar mais tempo com família e amigos, tomar o café da manha tranquilamente sem aquela agitação e correria, almoçar com filhos, sem tempo parado no transito…
Há muitas vantagens em trabalhar nessa modalidade, porem durante a quarentena do Covid19 muitos estão vivendo esta realidade, mesmo sem terem planejado e com muitos desafios, por exemplo, conciliar a rotina de trabalho e o cuidado com as crianças ao mesmo tempo.

Esta é a realidade de muitos lares no Brasil para profissionais que estão adaptando sua rotina. Talvez você não tinha pensando na opção de homeoffice, mas com a crise financeira o trabalho em casa já não é mais uma alternativa e sim necessidade.
Se você é funcionário, neste momento o teletrabalho é um privilégio, após o período de quarentena essa experiencia pode servir para que você estruture um plano B em paralelo para gerar renda extra.
Trabalhar em casa como autônomo / microempresário virou opção para quem está fora do mercado ou não se vê mais no modelo tradicional.
Mas como fazer esta mudança? Por onde começar a trabalhar em casa?
Como trabalhar em casa
1. Escolha sua ideia antes de montar seu home office para trabalhar em casa
- Quais suas principais habilidades e conhecimentos?
- Qual delas você realmente gosta de fazer?
- Qual destas habilidades lhe permitirá começar o quanto antes?
- Tem alguma destas habilidades que lhe permitirá trabalhar usando um computador?
- Você irá precisar de treinamento adicional?
- Você irá precisar investir na compra de equipamentos e outros recursos?
- Quanto tempo isso irá levar?
2. Defina seu horário para trabalhar em casa
Defina um horário para começar e encerrar suas atividades em casa e respeite isso, se você não respeitar provavelmente outras pessoas que estão dividindo o mesmo espaço não irão.
Mais questões da nossa sessão de coaching, anote as respostas:
- Você irá trabalhar nesta atividade em qual período? Manha, tarde, noite?
- Seja especifico: Horas vagas? Horário Comercial? Meio período? Final de Semana?
3. Defina seu espaço de trabalho e organize seu home office
- Organize seu espaço para suas atividades, se tiver escritório reservado melhor ainda, se não, procure reservar um comodo para isso.
- Precisa ser silencioso e organizado, que tenha uma porta para você separar a área produtiva da área de lazer / descanso. Ideia: Faça até uma plaquinha indicando isso! Vale uma plaquinha de “Não perturbe” ou “Horário de Trabalho” na porta, por exemplo.
- No quarto ou sala de TV não é muito boa ideia, a cama e o sofá em frente a TV podem ser tentadores, mas se conseguir separar uma mesa de trabalho e delimitar a área somente para isso para começar pode ser uma opção.
- Inicialmente pode ser até um local numa varanda fechada. Desde que organize uma mesa e seus equipamentos sejam organizados somente para seu trabalho, com certeza sua produtiva será bem melhor.
- Verifique as instalações elétricas, luz do ambiente, móveis ergonômicos (não resolve ser bonito e não ser confortável), equipamentos e arquivos.
- Instale anti vírus, lembre-se de fazer Backup periódico, e proteja com senhas o acesso (anote em local seguro), cuide para preservar a confidencialidade das informações e documentos dos clientes ou da empresa.
- Instale um provedor de internet com velocidade que garanta o mínimo de funcionalidade que irá precisar. Se a internet falhar no seu home office você poderá optar por um co-working ou lan house (ainda existe?), sugiro que pesquise opções próximas da sua casa e deixe anotado para imprevistos. Vai por mim, eles ocorrem! E vale ressaltar que esta ultima dica é para quando não estiver mais no período de quarentena.
4. Faça um planejamento do seu negócio para trabalhar em casa
Vários pontos para você estruturar e observar:
- Tipo de negócio: Nesta etapa procure assessoria contábil e veja se a atividade escolhida pode se enquadrar no MEI, ou qual é a mais indicada para o tipo de serviço que irá prestar, regularize seu negócio nos órgãos públicos.
- Conta bancária: Abra uma conta bancária do seu negócio, para separar entradas/saídas da sua conta pessoal.
- Contratos: Elabore um modelo de contrato para formalizar os negócios que fechar.
- Pagamentos / Recebimentos: Pesquise sobre gestão dos pagamentos e emissões de notas fiscais e/ou recebidos.
- Plano de Negócios: Monte um planejamento, sugiro o modelo CANVAS simplificado para começar, procure no site do SEBRAE mais informações e cursos gratuitos.
5. Divulgue seu perfil e seu trabalho em casa
6. Elabore e formate sua proposta, aprenda como calcular o preço do serviço:
Como estimar o valor do preço que poderá cobrar por cada projeto que fizer em seu home office:
Uma dica é utilizar a formula abaixo:
Valor do Projeto de Serviço para Home office = Estimativa de horas + margem de horas extras + 10 %
- valor hora = R$100,00
- 10 horas para executar serviço = 1.000,00
- tempo extra de 2:30h = 250,00
- 10% = 125,00 ( este valor você poderá dar de desconto caso o cliente pague a vista, ou negociar caso esteja disposto a isso)
Pergunta de coaching: quanto vale sua hora para trabalhar em home office? 🙂
- Suas experiencias e qualificações (resumo, de forma bem objetiva)
- A proposta de seu trabalho (conteúdo e forma de entrega, termos principais, forma pagamento, prazos)
- Quais são os próximos passos para o cliente fechar contigo
- Contatos
7. Busque seus clientes mesmo sem sair de casa
8. Invista em produtividade e gestão do tempo
Dica extra: inclua sua família
Quem sabe não é seu momento de experimentar o home office?
🙂
Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!
Você também vai gostar desse artigo aqui com 3 ideias para trabalhar em casa: Quer trabalhar em casa para ter um dinheiro extra, mas não sabe por onde começar?
Ótimas informações! Nesse momento precisamos de ideias e dicas com essa para superar a crise! Parabéns pelo conteúdo!