8 Dicas para trabalhar em casa no Home Office

Está pensando em trabalhar em casa? Procurando ideias e como colocar em prática seus Plano B para ter uma renda extra? Veja estas 8 dicas importantes de quem deseja ter um negócio para montar em casa.

Quem já pensou em trabalhar em casa no tão sonhado home office para ter uma renda extra ou como um Plano B? 

Trabalhar em casa no próprio negócio montando um escritório (ou home office como conhecido por alguns) pode significar mais tempo com família e amigos, tomar o café da manha tranquilamente sem aquela agitação e correria, almoçar com filhos, sem tempo parado no transito…

dicas como trabalhar em home office

Esta pode ser uma realidade, e o trabalho em casa pode até ser uma segunda carreira num primeiro momento para gerar uma renda extra e até como opção para quem está fora do mercado e não se vê mais no modelo tradicional.

Mas como fazer esta mudança? Por onde começar a trabalhar em casa?
Em 2016 comecei a trabalhar em casa. Comecei a empreender na minha segunda carreira em paralelo nos anos anteriores e nesta transição aprendi muita coisa, aprendi a colocar a teoria na prática. Testando o que funciona e o que não dá certo no escritório em casa.
Baseada nesta experiência selecionei as 8 dicas para trabalhar em casa que eu considero mais importantes (ou pelo menos mais interessantes) que aprendi no meu homeoffice.
Coloquei as dicas em uma sequencia para que você possa avaliar o caminho a ser percorrido por quem quer trabalhar em casa e também por quem procura por atividades para ter uma renda extra em paralelo a profissão atual.

Como trabalhar em casa

1. Escolha sua ideia antes de montar seu home office para trabalhar em casa
Primeiro faça uma lista de suas habilidades e conhecimentos, depois responda as seguintes questões:
– Qual delas você realmente gosta de fazer?
– Qual destas habilidades lhe permitirá começar o quanto antes?
– Tem alguma destas habilidades que lhe permitirá trabalhar usando um computador?
– Você irá precisar de treinamento adicional? Quanto tempo isso irá levar?
 2. Defina seu horário para trabalhar em casa
– Você irá trabalhar nesta atividade em qual período? Horas vagas? Horário Comercial? Final de Semana?
 3. Defina seu espaço de trabalho e organize seu home office
Organize seu espaço para suas atividades, se tiver um quarto / escritório reservado melhor ainda.
Precisa ser silencioso e organizado, que tenha uma porta para você separar a área produtiva. No quarto não é boa ideia. Inicialmente pode ser em um local na sala, ou varanda fechada. Desde que seja reservado somente para seu trabalho.
Verifique as instalações elétricas, luz do ambiente, móveis ergonômicos (não resolve ser bonito e não ser confortável), equipamentos e arquivos. Instale um provedor de internet com velocidade que garanta o mínimo de funcionalidade que irá precisar. Se a internet falhar no seu homeoffice você poderá optar por um coworking ou lanhouse, por isso pesquise opções próximas.
4. Faça um planejamento do seu negócio para trabalhar em casa
Nesta etapa procure assessoria contábil e veja se a atividade escolhida pode se enquadrar no MEI, regularize seu negócio nos órgãos públicos.
Elabore um modelo de contrato para formalizar os negócios que fechar. Pesquise sobre gestão dos pagamentos e emissões de notas fiscais e/ou recebidos. Sugiro manter uma conta bancária separada para realizar a gestão financeira, se não fizer isso corre o risco de misturar os assuntos de seu orçamento pessoal.
Monte um planejamento, sugiro o modelo CANVAS simplificado para começar.
5. Divulgue seu perfil e seu trabalho
Você pode utilizar as redes sociais (Facebook, LindedIn, Instagram, Pinterest, Youtube etc), site pessoal.
A ideia é divulgar seu portfólio de forma organizada e também manter relacionamento com seu publico.
6. Elabore e formate sua proposta
Para se candidatar a vagas de freelancer ou para prospectar ter um resumo de seu perfil de forma organizada ajuda e muito. Você também precisa estipular um valor para o seu trabalho.
Uma dica é utilizar a formula abaixo:
Valor do Projeto de Frelancer para Home office= Estimativa de horas + margem de horas extras + 10 %
Exemplo de estimativa do valor do projeto home office:
valor hora = R$100,00
10h = 1.000,00
tempo extra de 2:30h = 250,00
10% = 125,00 ( este valor você poderá dar de desconto caso o cliente pague a vista, ou negociar caso esteja disposto a isso)
Preço do projeto = (1.000,00 + 250,00) + 10% = R$1375,00
Aqui a resposta que fará toda diferença no preço é o valor hora, dependendo da complexidade da atividade e valor agregado no projeto, quanto vale sua hora para trabalhar em home office?
Definido isso, um exemplo de proposta pode conter:
– Suas experiencias e qualificações
– A proposta de seu trabalho
– Quais são os próximos passos para o cliente fechar contigo
– Contatos
Você pode encaminhar sua proposta via e-mail anexando uma carta de apresentação breve e objetiva, anexando sua proposta, seu currículo e link para seu portfólio on line por exemplo.
 7. Busque seus clientes mesmo sem sair de casa
Você pode começar a divulgar e prospectar seus novos clientes pela sua rede de contatos. Através de painéis de emprego e sites de freelancer.
Trace um objetivo de prospectar ou até mesmo se candidatar para trabalhos, que tal começar com pelo menos dois diariamente? Torne isso um hábito.
8. Invista em produtividade e gestão do tempo
Trabalhar em casa é muito bom porém não se permita trabalhar de pijama, com tv ligada, redes sociais ligadas o tempo todo. Mantenha atitude profissional.
Encare suas atividades de forma organizada e faça da disciplina um hábito, procure ajuda de uma coach para te ajudar a ter gestão do seu tempo e também a equilibrar família, relacionamento com amigos e lazer.

Espero que estas dicas tenham te ajudado a colocar suas ideias sobre trabalhar em casa em prática.

Quem sabe não é seu momento de experimentar o home-office?

🙂

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!

Você também vai gostar desse artigo aqui com 3 ideias para trabalhar em casa: Quer trabalhar em casa para ter um dinheiro extra, mas não sabe por onde começar?

 

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Você anda estressado e não faz ideia por onde começar a mudar e ter uma vida plena?

Coloque o seu e-mail aqui para receber gratuitamente artigos e dicas!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!