8 Dicas para trabalhar em casa no Home Office

Está pensando em trabalhar em casa? Procurando ideias para ter uma renda extra? Veja estas 8 dicas importantes de quem deseja ter um negócio para montar em casa. E dicas para fazer home office durante quarentena!

Como trabalhar em casa na quarentena?

Quem já pensou em trabalhar em casa no tão sonhado home office para ter uma renda extra ou como um Plano B? 

Trabalhar em casa no próprio negócio montando um escritório (ou home office como conhecido por alguns) pode significar mais tempo com família e amigos, tomar o café da manha tranquilamente sem aquela agitação e correria, almoçar com filhos, sem tempo parado no transito…

Há muitas vantagens em trabalhar nessa modalidade, porem durante a quarentena do Covid19 muitos estão vivendo esta realidade, mesmo sem terem planejado e com muitos desafios, por exemplo, conciliar a rotina de trabalho e o cuidado com as crianças ao mesmo tempo.

dicas como trabalhar em home office

Esta é a realidade de muitos lares no Brasil para profissionais que estão adaptando sua rotina. Talvez você não tinha pensando na opção de homeoffice, mas com a crise financeira o trabalho em casa já não é mais uma alternativa e sim necessidade.

Se você é funcionário, neste momento o teletrabalho é um privilégio, após o período de quarentena essa experiencia pode servir para que você estruture um plano B em paralelo para gerar renda extra.

Trabalhar em casa como autônomo / microempresário virou opção para quem está fora do mercado ou não se vê mais no modelo tradicional.

Mas como fazer esta mudança? Por onde começar a trabalhar em casa?
Em 2016 comecei a trabalhar em casa. Comecei a empreender na minha segunda carreira na área de treinamentos e orientação profissional em paralelo atuava como gerente da qualidade na industria de alimentos. O investimento em treinamentos nos anos anteriores me ajudou muito, e nesta transição aprendi muita coisa, aprendi a colocar a teoria de um negócio próprio na prática.
Testando o que funciona e o que não dá certo no escritório em casa e também locando salas para fazer sessões de coaching vocacional e os  atendimentos psicopedagógicos.
Baseada nesta experiência selecionei 8 dicas para trabalhar em casa que eu considero mais importantes (ou pelo menos mais interessantes) que aprendi no meu homeoffice, e muitas outras para o contexto de quarentena.
Coloquei as dicas em uma sequencia para que você possa avaliar o caminho a ser percorrido por quem quer trabalhar em casa e também por quem procura por atividades para ter uma renda extra em paralelo a profissão atual.
Então, anota aí! 🙂

Como trabalhar em casa

1. Escolha sua ideia antes de montar seu home office para trabalhar em casa
Primeiro faça uma lista de suas habilidades e conhecimentos, considere esse exercício como uma mini sessão de coaching de carreira, responda as seguintes questões, faça anotações:
  • Quais suas principais habilidades e conhecimentos?
  • Qual delas você realmente gosta de fazer?
  • Qual destas habilidades lhe permitirá começar o quanto antes?
  • Tem alguma destas habilidades que lhe permitirá trabalhar usando um computador?
  • Você irá precisar de treinamento adicional?
  • Você irá precisar investir na compra de equipamentos e outros recursos?
  • Quanto tempo isso irá levar?
 2. Defina seu horário para trabalhar em casa

Defina um horário para começar e encerrar suas atividades em casa e respeite isso, se você não respeitar provavelmente outras pessoas que estão dividindo o mesmo espaço não irão.

Mais questões da nossa sessão de coaching, anote as respostas:

  • Você irá trabalhar nesta atividade em qual período? Manha, tarde, noite?
  • Seja especifico: Horas vagas? Horário Comercial? Meio período? Final de Semana?
 3. Defina seu espaço de trabalho e organize seu home office
  • Organize seu espaço para suas atividades, se tiver escritório reservado melhor ainda, se não, procure reservar um comodo para isso.
  • Precisa ser silencioso e organizado, que tenha uma porta para você separar a área produtiva da área de lazer / descanso.  Ideia: Faça até uma plaquinha indicando isso! Vale uma plaquinha de “Não perturbe” ou “Horário de Trabalho” na porta, por exemplo.
  •  No quarto ou sala de TV não é muito boa ideia, a cama e o sofá em frente a TV podem ser tentadores,  mas se conseguir separar uma mesa de trabalho e delimitar a área somente para isso para começar pode ser uma opção.
  • Inicialmente pode ser até um local numa varanda fechada. Desde que organize uma mesa e seus equipamentos sejam organizados somente para seu trabalho, com certeza sua produtiva será bem melhor.
  • Verifique as instalações elétricas, luz do ambiente, móveis ergonômicos (não resolve ser bonito e não ser confortável), equipamentos e arquivos.
  •  Instale anti vírus, lembre-se de fazer Backup periódico, e proteja com senhas o acesso (anote em local seguro), cuide para preservar a confidencialidade das informações e documentos dos clientes ou da empresa.
  •  Instale um provedor de internet com velocidade que garanta o mínimo de funcionalidade que irá precisar. Se a internet falhar no seu home office você poderá optar por um co-working ou lan house (ainda existe?), sugiro que pesquise opções próximas da sua casa e deixe anotado para imprevistos. Vai por mim, eles ocorrem! E vale ressaltar que esta ultima dica é para quando não estiver mais no período de quarentena.
4. Faça um planejamento do seu negócio para trabalhar em casa

Vários pontos para você estruturar e observar:

  • Tipo de negócio: Nesta etapa procure assessoria contábil e veja se a atividade escolhida pode se enquadrar no MEI, ou qual é a mais indicada para o tipo de serviço que irá prestar, regularize seu negócio nos órgãos públicos.
  • Conta bancária: Abra uma conta bancária do seu negócio, para separar entradas/saídas da sua conta pessoal.
  • Contratos: Elabore um modelo de contrato para formalizar os negócios que fechar.
  • Pagamentos / Recebimentos: Pesquise sobre gestão dos pagamentos e emissões de notas fiscais e/ou recebidos.
  • Plano de Negócios: Monte um planejamento, sugiro o modelo CANVAS simplificado para começar, procure no site do SEBRAE mais informações e cursos gratuitos.
5. Divulgue seu perfil e seu trabalho em casa
Você pode utilizar as redes sociais (WhatsApp, Telegram, Facebook, LindedIn, Instagram, Pinterest, Youtube etc) ou um site pessoal.
A ideia é divulgar seu portfólio de forma organizada e também manter relacionamento com seu publico.
Se você não possui nenhuma destas habilidades de marketing digital, pense na possibilidade de terceirizar, pesquise empresas que prestam este tipo de serviço, e ofereçam pacotes de gestão de mídias sociais + instalação do site.
O que eu sei hoje aprendi com cursos online, palestras, vídeos no youtube e colando em prática com ajuda de amigos. Esse é o caminho mais longo, porém hoje consigo ajudar outras pessoas a como iniciar com um kit de mídia e a dar os primeiros passos no mundo online.
6. Elabore e formate sua proposta, aprenda como calcular o preço do serviço:
Para se candidatar a vagas de freelancer, serviços ou para prospectar clientes nas redes sociais ter um resumo de seu perfil e portfólio de forma organizada ajuda e muito.
Você também precisa estipular um valor para o seu trabalho. Você já pensou em quanto irá cobrar por seus serviços?

Como estimar o valor do preço que poderá cobrar por cada projeto que fizer em seu home office:

Uma dica é utilizar a formula abaixo:

Valor do Projeto de Serviço para Home office = Estimativa de horas + margem de horas extras + 10 %
Exemplo prático, fazendo cálculos:
  • valor hora = R$100,00
  • 10 horas para executar serviço = 1.000,00
  • tempo extra de 2:30h = 250,00
  • 10% = 125,00 ( este valor você poderá dar de desconto caso o cliente pague a vista, ou negociar caso esteja disposto a isso)
Então neste exemplo fictício, o Preço do projeto/serviço = (1.000,00 + 250,00) + 10% = R$1375,00
Aqui a resposta que fará toda diferença no preço é o valor hora, dependendo da complexidade da atividade e valor agregado no projeto.
Pergunta de coaching: quanto vale sua hora para trabalhar em home office? 🙂
Observação importante: Este calculo apresentado é uma estimativa para serviços. Se for para produto feito em casa o calculo é outro, peça ajuda ao seu assessor / consultor / contador para estimar os custos de produção, valor de mão obra, impostos e taxas, lucro e então formar seu preço de venda. No site do Sebrae você poderá também pesquisar cursos/dicas sobre isso.
Definido o preço do projeto/serviço, é o momento de oferecer sua proposta (carta de vendas), um exemplo de proposta pode conter:
  • Suas experiencias e qualificações (resumo, de forma bem objetiva)
  • A proposta de seu trabalho (conteúdo e forma de entrega, termos principais, forma pagamento, prazos)
  • Quais são os próximos passos para o cliente fechar contigo
  • Contatos
Você pode encaminhar sua proposta via e-mail anexando uma carta de apresentação breve e objetiva, anexando sua proposta, seu currículo (ou link para perfil no LinkedIN), ou  link para seu portfólio online, como amostra do seu trabalho.
 7. Busque seus clientes mesmo sem sair de casa
Você pode começar a divulgar e prospectar seus novos clientes pela sua rede de contatos. Outra forma é pesquisar em painéis de emprego  e vagas home office e também em sites de freelancer.
Pense em quais canais seu publico está e como ser visto por eles.Quais redes sociais seus potenciais clientes estão?
Neste momento entra suas habilidades de marketing e vendas. Trace um objetivo de prospectar ou até mesmo se candidatar para trabalhos, que tal começar com pelo menos dois diariamente?
Torne isso um hábito, tenha horários reservados para fazer prospecção e divulgar seu negócio online e também como divulgar localmente, por exemplo, entregar panfletos em locais específicos, fazer anúncios na região.
8. Invista em produtividade e gestão do tempo
Trabalhar em casa é muito bom porém não se permita trabalhar de pijama, com tv ligada, redes sociais ligadas o tempo todo. Mantenha atitude profissional, vista-se e comporte-se como se estivesse participando de uma reunião com seu cliente pessoalmente.
Esta é a dica que vale a pena seguir desde o começo para não criar um hábito ruim que pode gerar procrastinação, baixo rendimento, e que pode trazer atrasos em entregas e outros problemas de relacionamento com seus clientes.
Encare suas atividades de forma organizada e faça da disciplina um hábito, procure planejar a rotina do seu trabalho, peça ajuda de outros profissionais, delegue serviços, aprenda sobre técnicas de gestão do seu tempo. Explique para sua família que vai estar presente em casa mas não disponível. E que enquanto estiver trabalhando no seu home office , não poderá ser interrompido.
Dica extra: inclua sua família
Para ter sucesso coloque em prática esta dica o quanto antes, mesmo antes de estruturar seu negócio em casa.
Converse com sua família e faça uma reunião de “combinados”, este momento de transição pode gerar bastante estresse nos relacionamentos, deixe claro que você está disposto a fazer o melhor para todos, e quer manter a rotina organizada para equilibrar o tempo e atenção para todos integrantes da família, para relacionamento com amigos e lazer.
No contexto atual da Quarentena do Covid19 muitas das regras precisam ser flexibilizadas, por exemplo, talvez você não consiga dedicar 8 horas diárias, e sim 6 ou 5, ou precise revezar o computador com seu cônjuge ou os filhos que estão fora da escola em casa.
São desafios que serão superados com paciência e tolerância, e para vencê-los o dialogo e comunicação positiva são seus aliados. 🙂
E se você é funcionário, essa tolerância deve acontecer também por parte da empresa , quanto a suporte com equipamentos, ferramentas de comunicação existentes, etc, o trabalho e a colaboração em equipe neste caso será testado na prática. Como você pode pedir ajuda e como pode colaborar?
 Espero que estas dicas tenham te ajudado a colocar suas ideias sobre trabalhar em casa em prática e sirvam como ponto de partida para uma jornada de sucesso.

Quem sabe não é seu momento de experimentar o home office?

🙂

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!

Você também vai gostar desse artigo aqui com 3 ideias para trabalhar em casa: Quer trabalhar em casa para ter um dinheiro extra, mas não sabe por onde começar?

 

Sobre a Coach e Psicopedagoga | Website

Olá! Meu nome é Maria Angélica do Nascimento. Sou Educadora Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e também Coach Vocacional. Aqui no blog falo sobre tudo o que toca o meu coração! Seja bem vindo!

Participe do meu canal no Telegram,

receba notificações de artigos, 

dicas para avançar na carreira,

motivação, técnicas de estudo,

educação e muito mais!

Vamos aprender juntos!

Quero Participar do Telegram!
Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Patricia disse:

    Ótimas informações! Nesse momento precisamos de ideias e dicas com essa para superar a crise! Parabéns pelo conteúdo!