3 dicas para você ter mais iniciativa na vida e no trabalho

Muitas pessoas já receberam o feedback que precisam ter mais iniciativa e já perceberam sua importancia na vida e no trabalho. Mas o que é de fato iniciativa? Como ter mais iniciativa?

Na semana passada estava organizando meus arquivos, e além da metáfora que compartilhei com você aqui eu encontrei meu Caderno das Conquistas de 2014, eu gosto de escrever e sempre tenho um caderno para anotar ideias, metas, objetivos e também tenho cadernos para meus devocionais e resenhas de livros.

E ao reler este meu caderno de 2014 eu vejo o quanto cresci, o quanto desenvolvi… e que alguns sonhos que rascunhei lá atrás já tomaram forma, foram concluídos, outros eu mudei o foco e já despertaram outros sonhos em 2015 e em 2016.

E posso afirmar que alguns dos projetos que estou experimentando hoje em 2017 só foram possíveis porque tive a iniciativa a 1, 2, 3 ou 4 anos atrás.

Então, quando ouço “nossa o tempo esta passando rápido, já é carnaval, já é Pascoa, já é 12 de outubro, já é Natal, o ano passou rápido né” me pergunto:

Como assim o ano passou rápido!?!?

Eu senti cada semana, cada mês… tanto as horas que estava empolgada quanto as que deixei escorregar sem perceber e foram desperdiçadas…

Mas eu entendo que as pessoas que comentam sobre essa “sensação” de que o tempo “está voando” estão tão imersas em sua rotina, como se estivem anestesiadas e vão deixando as circunstancias as levarem. Estão entediadas, esperando marcos e realizações, momentos intensos para sentirem que algo está realmente acontecendo.

O primeiro mês do ano já se foi, e em 321 dias você estará comemorando o feriado de Natal e em 328 dias e algumas horas você estará vivenciando um novo ano.

Se você organizou suas metas para esse ano e já deu os primeiros passos para realizar mudanças, parabéns!

Se você deu alguns tropeços, tudo bem também, tire algumas lições e siga em frente!

Você tem o ano novo aí dentro de você te esperando para despertá-lo. 🙂

Não será pelo calendário, ou por datas comemorativas que ele se fará novo, ganhará forma e te trará alegria, esperança, motivação e sonhos realizados, será através da sua ATITUDE.

O impacto da Atitude na sua vida e no seu trabalho

Para alguns a atitude significa dificuldade em cada oportunidade, para outros uma oportunidade em cada dificuldade. Existem as pessoas que crescem com uma atitude positiva, enquanto outras são derrotadas por uma perspectiva negativa.

Se você leu até aqui, quero te dedicar esse texto de autoria de um dos meus autores favoritos, John Maxwell1:

Atitude…

É nosso desejo pelo progresso.

Suas raízes ficam no interior, mas seu fruto é exterior.

É nossa melhor amiga ou nossa pior inimiga.

É mais honesta e mais consistente do que nossas palavras.

É nossa visão de mundo com base em experiências do passado.

É algo que aproxima as pessoas de nós ou que as repele.

Nunca está satisfeita até que possa ser expressa.

É a biblioteca de nosso passado.

É a porta-voz de nosso presente.

É a profetiza de nosso futuro.

Então escolha suas ATITUDES com carinho e cuidado, elas irão determinar como será esse ano e os seus resultados, elas irão determinar se você vai chegar ao Natal dizendo “o ano passou voando né” ou dizendo “graças a Deus, cresci muito esse ano”.

Janeiro foi um mês muito especial e bastante produtivo, tive a experiência de compartilhar 31 dias do devocional de Provérbios, atendi jovens para os apoiar na conquista de vagas de Trainee, ministrei exercícios de coaching em grupo, vi a carinha de surpresa de coachee ao receber seu relatório de perfil comportamental depois do teste de coaching assessment.

Escrevi este textão hoje para te dar um “acorda Menina, acorda Menino” (ao estilo Ana Maria Braga) para te lembrar de que a atitude da iniciativa é uma das caraterísticas que farão muita diferença se você deseja realmente ter um “ano novo”.

Qual é o significado de ter iniciativa?

Segundo o Dicionário Michaelis é:
  • Qualidade de quem concebe e executa espontaneamente qualquer coisa;
  • Ação ou efeito de ser o primeiro a propor e pôr em prática qualquer coisa;

E me atrevo a dizer que para ter iniciativa você irá precisar muito do verbo EMPREENDER, pois para ter iniciativa é preciso resolver colocar em prática, é tentar, é fazer e realizar. E a iniciativa anda de mãos dadas com a PROATIVIDADE.

Com qual atitude você vai?

Há várias ATITUDES que você pode escolher para você tomar mais iniciativa na vida neste ano, vou resumir algumas dicas para te inspirar:

Faça uma coisa de cada vez, use bem seus 15 minutos e faça acontecer hoje!

Peter Drucker, um dos maiores gurus da Administração atual ensina que não resolve fazer muito, ter eficiência e produtividade em fazer muitas coisas, mas sim em escolher as coisas certas.

Administrar é fazer as coisas da maneira certa; liderar é fazer as coisas certas. Peter Drucker

Em meio à sua rotina agitada e multitarefada, você pode até pensar que tem realmente muitas coisas para fazer, mas de fato, há só uma coisa possível a fazer a cada momento.

Então em vez de sair agitado e fazendo, escolha se concentrar em fazer a coisa certa. Aprenda a priorizar, concentre-se em analisar sua lista de tarefas e escolher uma delas. Mesmo que seja apenas um telefonema, se concentre em fazê-lo da melhor forma, para tirar o melhor proveito.

Faça render seus 15 minutinhos

E em relação àquele intervalo de 15 minutinhos entre um compromisso e outro, a sua atitude em relação à ele pode influenciar muito como você irá se sentir no final do seu dia, no final de cada mês e no final de um ano.

Às vezes aquela tarefa que você estava adiando por não encontrar tempo pode ser encaixada nos 15 minutinhos antes do próximo compromisso ou naquela brechinha que passa sem perceber.

Aproveite seus 15 minutinhos diários para desenvolver habilidades, aprender algo, ler um capitulo de um livro, ligar para alguém, fazer além do que é esperado, surpreender, dar sugestões, tirar dúvidas, organizar sua agenda e definir prioridades…

Enfim, há tantas coisas que você pode fazer com seus 15 minutinhos. Então os use bem.

Que utilidade teria a imortalidade para quem não sabe utilizar 30 minutos com eficiência?

Ralph Waldo Emerson

A maioria das pessoas que chegam ao Natal falando que o ano passou rápido o faz porque acreditam que a felicidade delas está no futuro e que a origem dos seus dilemas está no passado. E vivem então com a cabeça no futuro, ansiosas, ou no passado, magoadas por não terem conseguido algo.

E uma chave que abre portas de sucesso está em realizar as coisas certas hoje, realizar aquilo que você considera importante para seu sucesso começando agora. Então, responda:

O que eu posso fazer hoje?

Reforçando: faça uma coisa de cada vez, faça acontecer hoje, e lembre-se de usar bem seus 15 minutinhos.

Quais as vantagens de se ter iniciativa?

Tanto na vida quanto no ambiente de trabalho, as pessoas com iniciativa são mais valorizadas, são líderes, estão sempre à frente, são protagonistas, colhem os frutos do seu trabalho e de seus esforços.

A iniciativa e a proatividade são as caracteristicas comportamentais mais medidas nas dinâmicas de grupo nos processos de recrutamento e seleção e também em testes comportamentais.

Isso por que os empregadores querem selecionar para sua equipe, profissionais ativos, que fazem o que precisa ser feito sem ser solicitado, que resolve problemas em vez de criá-los.

Em alguns treinamentos para líderes que já ministrei eu compartilhei o vídeo abaixo, que retrata o poder da iniciativa:


Para te inspirar um pouco mais:

O ser humano não deve permitir que o relógio e o calendário o ceguem para o fato de que cada momento de sua vida é um milagre e um mistério.

H. G. Wells

Aproveite seus milagres. Viva o poder da Iniciativa.

🙂

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Se inscreva para receber gratuitamente áudios com Meditações Bíblicas "Provérbios em 31 dias", artigos e dicas.  Experimente o Coaching Cristão para uma vida plena, carreira feliz e com propósito!

Sua nova vida pode começar agora!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!