Estado de Flow: como ser mais feliz

profissional de sucessoÉ empregando o melhor de nós que conseguimos encontrar propósito!

Aprendi sobre isso lendo sobre o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi que nos mostra em seus estudos que quando fazemos algo que aplica nossos maiores talentos e forças sentimo-nos mais conectados ao nosso trabalho! É o chamado Flow!

Muito interessante, né?

O que isso quer dizer não é que não precisamos de dinheiro ou suprir outras necessidades para estarmos bem, claro que precisamos! O caso é que fazendo um trabalho que você ame, você BUSCA todos os recursos necessários para suprir estas necessidades!
Este trabalho não te cansa e você encontra oportunidades para conseguir a melhor da vida possível naquele ambiente!

Veja como  vivenciar o estado de fluxo com um exemplo

Para exemplificar isso recomendo que assista o filme Mãos Talentosas, que conta a história Benjamim Solomon Carson, ele é um neurocirurgião que fez cirurgias inovadoras (primeiro médico a realizar uma cirurgia em um feto dentro do útero)… uau!!

O conceito da Teoria de Flow de Mihaly Csikszentmihalyi é exemplificado quando Carson tem sua imersão total nas longas e delicadas neurocirurgias, onde sua atenção esta energizada e suas ações fluem na realização da atividade com excelência. Se ainda não viu conheça mais sobre esta história no post Cine Coaching: Mãos Talentosas.

O que é o Estado de Flow?

Fluxo (do inglês: flow) é um estado mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade.

 

Como o Estado de Fluxo é atingido

Existem elementos comuns que indicam o que é estar no estado de flow:

  1. Completamente envolvido no que se está fazendo: com foco e concentração
  2. Um sentimento de êxtase, de estar fora da realidade do dia a dia
  3. Uma maior claridade interna, sabendo o que deve ser feito e quão bem estamos fazendo o que deve ser feito. Temos feedback imediato
  4. Saber que a atividade é possível, que nossas habilidades são adequadas para a tarefa
  5. Um sentimento de serenidade, sem preocupações e um sentimento de estar crescendo além dos limites do ego
  6. Uma ideia de estar além da dimensão temporal, totalmente focado no momento presente. As horas parecem passar como se fossem minutos
  7. Motivação intrínseca, seja qual for o elemento que produz o flow é a nossa própria recompensa

 

Vídeos selecionados sobre o assunto

Mihaly Csikszentmihalyi pergunta:

O que faz a vida valer a pena?”

Observando que o dinheiro não traz felicidade, ele analisa aqueles que encontram prazer e satisfação duradoura em atividades que levam ao estado de “Flow”.

Vídeo: palestra de Mihaly Csikszentmihalyi no TED Talks. Ative legendas em português.

 


O psicólogo Helder Kamei, mestre em Psicologia Positiva pela USP, falou sobre FELICIDADE, PSICOLOGIA POSITIVA, FLOW, EMOÇÕES POSITIVAS e SAÚDE no programa de TV Globo Repórter:
Vídeo: Reportagem Flow e emoções positivas no Globo Repórter via Youtube.

 

Conclusão e reflexão

Uma vez definido seu maior talento e paixão, sua mente capta oportunidades como nunca antes, de fazer mais daquilo que te faz bem – seu cérebro busca formas de te fazer feliz  – isso é ciência! Provavelmente essas são as atividades que te fazem entrar em FLOW.

 

O que você tem feito para reconhecer seus talentos e fazer mais daquilo que te faz bem?
Decida ser a melhor pessoa que pode ser: hoje!

No dia 23/05/17  às 20h vou realizar um encontro de coaching cristão on line e interativo com o tema Como ser mais feliz no trabalho?[ e na vida ] e vou te ensinar a alcançar esse estado de flow. Vem comigo?!

Para informações e se inscrever para participar clique no link abaixo:

Abraço em estado de Flow para você! 🙂

 

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Você anda estressado e não faz ideia por onde começar a mudar e ter uma vida plena?

Coloque o seu e-mail aqui para receber gratuitamente artigos e dicas!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

  1. Randolfo disse:

    Olá Maria Angélica, vc anda lendo e estudando coisas boas. Eu estudei estes autores (também cheguei a ler a Dissertação de do Kamei), entre outros. E tento praticar todos os dias. Treinando a mente, conseguimos melhorar o corpo (e vice-versa). Parabéns!

    • mariaangelica disse:

      olá Randolfo, agradeço a avaliação positiva! Gosto muito desse tema, agora estou estudando sobre foco e produtividade, e com certeza obtemos melhor rendimento quando estamos em FLOW, estava pesquisando materiais em inglês nível intermediário para estudar mas com temas relacionados a coaching, encontrei um material interessante neste site http://productivitygame.com/about/, comecei a ler o e-book 5 Steps to Finding Your Workflow, depois compartilho os insights. Abraço