Como preparar e dar aulas online – Lista com recursos gratuitos para professores

Procurando dicas sobre como preparar aulas online ou até reuniões on-line? Confira nessa lista várias ferramentas gratuitas e dicas sobre como fazer planos de aula EAD ou reuniões em um ambiente online!

Procurando dicas sobre como preparar aulas online ou até reuniões on-line? Confira nessa lista várias ferramentas gratuitas e dicas sobre como fazer planos de aula EAD ou reuniões em um ambiente online!

Para alguns professores, a parte tecnológica do aprendizado virtual será o obstáculo mais assustador neste período longe das salas e em quarentena.

Apesar de estarmos no século 21 a grande maioria das escolas, principalmente as públicas, mantêm uma estrutura tradicional e não há recursos para uso de metodologias ativas em sala de aula, muitos professores nunca tiveram experiências com modelos híbridos de ensino ou prepararam uma sala de aula invertida, por exemplo.

Vou falar sobre isso nos próximos artigos, por enquanto, alguns recadinhos do coração de professora (em formação e sem pretensão de ser a dona da verdade) para professores em quarentena. Antes de navegar na internet procurando como preparar aulas EAD e usar metodologias ativas, respire fundo e lembre-se:

  • Menos pode ser mais: você não precisa usar muitas ferramentas diferentes. Domine o básico e monte um fluxo ordenado de trabalho.
  • Comece com as ferramentas que os alunos e você já esta familiarizado: provavelmente existem algumas ferramentas, aplicativos ou plataformas de tecnologia que você usou nas aulas que podem ser úteis agora na quarentena.
  • Lembre-se, apesar da tecnologia ser uma ferramenta crucial para a maioria das escolas fechadas, o ensino e a aprendizagem não são sobre a tecnologia. Tente se concentrar no principal: relacionamentos e aprendizado.

Agrupei as ferramentas de acordo com o tipo de tarefas para as quais elas são usadas, para que você possa encontrar exatamente o que precisa.

Você encontrará as seguintes sessões na lista.

  • Aplicativos para videoconferência: Zoom, Skype, Hangouts
  • Aplicativos para anotações e planilhas: Evernote, OneNote, Google Documentos
  • Ferramentas de formulários de pesquisa / enquetes: Google Forms, Typeform, SurveyMonkey
  • Armazenamento de arquivos e compartilhamento de documentos: DropBox, Google Drive, OneDrive,
  • Lousas online: lousa do Zoom e do Aww App
  • Plataformas educacionais: Google Classroom, Khan Academy
  • Ferramentas para gravar aulas online: tutorial para gravar tela do computador e PowerPoint, tutorial para gravar vídeos sem aparecer, tutorial para editar vídeos.
  • Ferramentas para corrigir provas e trabalhos: aplicativo para conferir plágio e App Prova Fácil.

Aplicativos para videoconferências:

Alguns aplicativos como Hangout, FaceTime, Skype e Zoom auxiliam nisso. Os grupos no WhatsApp, Telegram, e até grupos no Facebook podem ajudar a compartilhar materiais, mas as conversas se perdem, a interação face a face nas videoconferências permitem  uma socialização melhor especificamente para o propósito de estudos e menor distração com os demais aplicativos.

  • Tutorial como usar Zoom (na versão gratuita, reunião de 40 min)
  • Tutorial como usar Skype
  • Tutorial como usar Hangout: é possível usar pelo Gmail, acessando extensão no Chrome, veja dicas aqui ou diretamente no site com até 10 pessoas, veja aqui.

Aplicativos para anotações, documentos e planilhas:

Existem muitos aplicativos que permitem digitar seus planos de aula, textos diversos, e o melhor sincronizá-los entre dispositivos e compartilhá-los com seus alunos ou integrantes da equipe. Abaixo, você pode encontrar as opções mais populares, minha preferida é o Google Docs.

  • Evernote
  • OneNote
  • Google Docs, você pode acessar, criar e editar seus documentos no smartphone, tablet ou computador em qualquer lugar, mesmo sem uma conexão e depois organiza-las no Google Drive (15GB grátis).

Ferramentas de formulários de pesquisa / enquetes:

Você pode fazer uma pesquisa online após uma aula para conferir aprendizado, ou para pedir feedback. Também pode fazer enquete ou perguntas de diagnóstico antes para preparar a aula, enfim há várias possibilidades para usar os formulários de pesquisa.

  • Formulários do Googlepermite criar pesquisas ilimitadas com 6 tipos de perguntas e ignorar a lógica que pode orientar seus participantes na pesquisa, dependendo das respostas deles. O serviço tem integração com outros aplicativos do Google, incluindo Gmail e planilhas.
  • Typeform: oferece pesquisas ilimitadas com um máximo de 10 perguntas e 100 respostas na versão gratuita, enquanto a versão paga adiciona recursos extras, como tipos de perguntas avançados e lógica condicional.
  • SurveyMonkey:  Na versão gratuita da pesquisa podem ser feitas 10 perguntas, 100 usuários por pesquisa e sem possibilidade de exportar seus dados.

Armazenamento de arquivos e compartilhamento de documentos

As soluções online de armazenamento e compartilhamento de documentos permitem armazenar todos os seus arquivos na nuvem e acessá-los, independentemente de você estar no seu notebook, celular ou tablet. Além disso, você pode compartilhar facilmente os documentos com seus colegas professores, alunos e trabalhar neles simultaneamente.

  • Dropbox: a opção gratuita oferece 2 GB de armazenamento.
  • Google Drive: oferece armazenamento gratuito de 15 GB, pode trabalhar de forma colaborativa.
  • OneDrive: oferece 5 GB de armazenamento gratuito, faz integração com o Windows.

Lousas online:

Como ter mais engajamento durante a aula online? Como ter a participação do aluno para interagir na aula? Como manter a sensação de trazer a explicação do quadro para o virtual?

Usando lousas online! Sim, há vários tipos que trazem alegria para os Profes que  gostam de escrever na lousa! Selecionei 2 tipos de lousa possíveis e o como usar no tutorial:

Outras possibilidades de usar o quadro branco / lousa tradicional ou compartilhar telas para ter a interação com alunos, neste vídeo aqui.

Se você tem um iPad, o Educreations Interactive Whiteboard é uma ferramenta para ser usada durante as aulas. O App transforma o dispositivo da Apple em uma lousa digital, tem versão gratuita e planos pagos.

Plataformas educacionais para ministrar aulas e organizar turmas:

Google Classroom

As escolas, professores e até pais podem usar gratuitamente para compartilhar materiais, vídeo aulas e vincular suas turmas.

A plataforma tem muitas funções que facilitam a vida do professor, como enviar atividades e controlar recebimento, correções etc. Os estudantes podem acessar as vídeo aulas, slides, arquivos, atividades vinculados a sua turma. Confira como usar o Google Classroom para preparar suas aulas EAD:

Khan Ademy

É uma plataforma gratuita com conteúdos completos, teoria e práticas organizadas por assuntos e faixa etária.

Eu indico para professores organizarem aulas porque já possui conteúdos alinhados a BNCC (1º ao 9º ano) e aos requisitos do Ensino Médio no Brasil. Possui também cursos alinhados para universitários. Isso é maravilhoso!

Os professores encontram unidades com uma trilha de aprendizagem para cada curso com lições e recursos teóricos e práticos. Há também testes para o professor avaliar o progresso dos alunos.

A plataforma também oferece um curso de capacitação para aprender a usar para planejar aulas, montar turmas, enviar atividades (estipular prazo para entrega) e acompanhar o progresso de cada aluno.

E existe também outra forma de usar. O próprio aluno pode criar uma conta e escolher qual curso fazer e a seguir uma rota de aprendizagem para se desenvolver conforme sua necessidade.

Ótima opção, não é? Ainda mais nesta fase que muitos pais não têm noção do que propor e nem por onde começar, e também muitas escolas / professores não começaram a enviar atividades e estão se re-inventando.

Acesse a plataforma Khan Academy aqui. E tutorial com os primeiros passos para usar o Khan Academy aqui, tem possibilidade de importar as turmas inscritas no Google Classroon para a plataforma.

Ferramentas para gravar aulas online:

Se está ansiosa(o) só de pensar que vai precisar gravar vídeo aulas, calma! Você já lida com turmas de 30 ou mais estudantes, então interagir com pessoas não é um problema, certo!?

E se você não quer aparecer ou não possui um cenário, quadro branco, lousa de tinta ou até de papel contact fosco, suporte e acessórios para gravar, separei dicas de professores que já driblaram esses obstáculos e que são as mais simples para colocar em prática e preparar suas aulas online.

Série do Prof Vini –  Canal Deprofpraprof:

Ep 01 – Como deve ser a aula gravada – Fundamentos e planejamentos pedagógicos

Ep 02 – Equipamentos e preparação para gravar aulas – Infraestrutura mínima necessária

Ep 03 – Como gravar aulas do zero e a custo zero – Gravando suas aulas pelo computador ou celular

Ep 04 – Como editar videoaulas a custo zero – Edição suficiente para finalizar e disponibilizar a aula gravada a seus alunos

 

Outra opção que acho bem simples e prática é o Loom. O loom é um plugin para o navegador Chrome que permite a gravação de tela e webcam, você pode mostrar qualquer programa durante a gravação, ou selecionar uma tela especifica. Além disso, é possível usar a própria plataforma do Loom para fazer edições simples. No celular Android você precisa baixar o navegador Kiwi Browser para usar as extensões do Chrome, assim pode gravar a tela do seu celular.

Fez um vídeo e quer editá-lo? Talvez precise de cortes, legendas ou outros efeitos?

Para edição rápida de vídeo experimente o App gratuito GoPro. Mas lembre-se, menos é mais, não se perca em edições elaboradas, o essencial é troca de experiências de aprendizado.

Ferramentas para corrigir provas e trabalhos

Se normalmente a correção de redações e de trabalhos escolares já é uma tarefa difícil para os professores, na quarentena torna-se uma atividade mais complicada com tantas outras demandas.

Para facilitar sugiro duas ferramentas. Uma é para conferir a autenticidade dos trabalhos acadêmicos, num mundo onde existe Ctrl C e Ctrl V pode ser tentador para seus alunos fazer copias de trabalhos prontos na internet, então Professor é bom checar usando o http://plagiarisma.net/ . O outro APP que vai facilitar na correção de provas com questões objetivas é o Prova Fácil, há versão grátis e planos pagos.

Dicas extras

Os desafios da quarentena são grandes, assim como você estou preocupada com o rumo da educação em nosso país, com as medidas para aulas online sem preparo, sem inclusão social e educacional, mas nesse momento foque no que pode ser feito por você.

Não pense demais e crie lições complicadas, simplifique.

Não invista em compras de aplicativos e planos caros ou reinvente a roda.

Não espere que você seja capaz de cobrir tópicos das ementas como faria na sala de aula.

Apenas faça seu melhor. É suficiente! 🙂

 

Envie esse conteúdo para outros professores e profissionais da educação!

Vamos espalhar boas notícias!  🙂

Quer versão desta lista em PDF para usar a qualquer hora?
Entre no meu Canal do Telegram aqui.

Sobre a Coach e Psicopedagoga | Website

Olá! Meu nome é Maria Angélica do Nascimento. Sou Educadora Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e também Coach Vocacional. Aqui no blog falo sobre tudo o que toca o meu coração! Seja bem vindo!

Participe do meu canal no Telegram,

receba notificações de artigos, 

dicas para avançar na carreira,

motivação, técnicas de estudo,

educação e muito mais!

Vamos aprender juntos!

Quero Participar do Telegram!
Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!