Como lidar com imprevistos?

Como você reage quando acontece um imprevisto? Como lidar com imprevistos? Neste artigo eu compartilho pelo menos 4 dicas para te ajudar a enfrentar os obstáculos e incidentes para que isso não afete sua qualidade de vida.

Como você reage quando acontece um imprevisto?

Quando nos deparamos com um imprevisto por menor que seja isso nos causa transtornos, demandas de ultima hora, reuniões urgentes, telefonemas urgentes, pneu furado, queda de energia, bateria zerada, internet sem sinal de vida, e como aconteceu com meu site, erro de servidor, e o teclado do notebook resolveu contribuir para o caos, deu pane…  🙁

Vou abordar só os imprevistos mais “técnicos”, mas vale para outras áreas da nossa vida, como a saúde.

A realidade é que imprevistos acontecem e se você estava com seu dia planejado e tinha um trabalho para entregar ou um compromisso inevitavelmente você irá reagir, geralmente com stress.

E as pessoas em sua maioria optam por reagir de duas formas, mesmo que inconscientemente elas escolhem:

  • Focar no problema
  • Focar na solução

E estas reações vêm de forma quase que automáticas, pois nosso cérebro padroniza nossos comportamentos em hábitos. Se habitualmente nós focamos nas dificuldades iremos focar no problema, se habitualmente nós focamos nas opções e saídas iremos focar na solução do problema. Fato!

Mas como lidar então com os imprevistos?

Aprendendo a fazer uma opção com bom senso para evitar estragos maiores.

Por exemplo, se estava indo para um compromisso e furou pneu do carro, as emoções vêm nesse momento acompanhadas com “Justo agora! Ahhh não! Como vou sair dessa! Vou perder um negócio! Vai sujar toda minha roupa!!”

As emoções te aprisionam e você fica reagindo, mas sem encontrar solução, você fica aprisionado sem liberdade de escolha, afinal você não queria estar nessa situação.

Mas quando você aprende a focar na solução você procura ter pelo menos uma opção a mais e escolher com qual você vai ficar.

Neste exemplo do pneu furado, as opções poderiam ser, trocar você mesmo o pneu e seguir sua viagem em frente ou pedir um taxi. Pensar em alternativas te tira da prisão das emoções de raiva e frustação e você foca em encontrar soluções, mesmo que estas soluções sejam temporárias até que você solucione de fato o problema.

Então a dica aqui é responder para si mesmo:

“Qual opção eu posso ter para… ?”

Ao responder esta questão irá te trazer mais opções e liberdade para escolher, você sai da prisão de ficar reagindo com raiva do imprevisto e foca na solução.

Irá resolver todo o problema? Muitas vezes não, mas será o começo da solução.

Não sabemos quando os imprevistos vão ocorrer, mas podemos amenizar a situação de um problema ao planejarmos nosso dia.

Para entregar um projeto e para executar uma atividade, podemos superestimar um pouco do tempo que iremos precisar para fazer uma atividade, se por exemplo você leva 1 dia para terminar um relatório, estime 2, assim se  algum imprevisto ocorrer como uma queda de energia ou você ficar sem computador, você terá mais tempo para resolver sem impactar tanto no seu prazo, e se nenhum imprevisto acontecer, ótimo, você poderá usar o tempo para adiantar outras atividades.

Parece tudo muito óbvio e simples, mas é assim que nosso cérebro trabalha, para economizar energia vital. Alterar o padrão de resposta e aprender a ter hábitos de pensamentos focados em soluções nos ajudam a ter uma vida com menos stress.

Como lidar com imprevistos com uma boa atitude

Então recapitulando:

  • A primeira dica é: procure sair da prisão se perguntando “Quais são minhas opções agora? Qual outra opção eu posso para…?”.
  • A segunda dica é: procure estimar um tempo extra para suas atividades importantes que possuem prazos, procure se planejar para o “não planejado”. Procure planejar o seu dia, aprenda mais sobre como organizar sua agenda e seu tempo, isso irá te trazer só benefícios.

E agora vou te dar outra dica, aprenda sobre a natureza do seu trabalho ou se é um estudante, aprenda sobre seu estilo de organização, observe que alguns imprevistos são comuns e repetitivos, então procure estimar quais são estes típicos imprevistos e estabeleça um Plano B para gerencia-los.

E no meu caso, entre os vários imprevistos, as primeiras reações que tive com a pane do notebook  e em outras ocasiões com o site foram de frustação.

Diante disso, mudança de foco: pesquisei sobre o assunto e pedi help para um especialista, muito bom contar com profissionais habilitados que sabem o que fazer.

Mas melhor ainda quando você tem amigos e parcerias que você confia, neste caso vale muito mais, pois além de te ajudarem a sair “da prisão” te trazem mais esperança nas pessoas.

Ah… e o site como pode ver voltou ao ar! E o teclado por enquanto uso o virtual até enviar para manutenção. Ufa!  🙂

Esta reflexão te ajudou?

Sabe de uma pessoa que está estressada e precisando de um help?

Compartilhe com ela e a ajude a sair da prisão do imprevisto. 🙂

Você também pode me seguir nas redes sociais:

Instagram – @mariaangelica.nascimento

Facebook@psicopepedagogamariaangelica

LinkedIn – https://www.linkedin.com/in/mariaangelicanascimento

Sobre a Coach e Psicopedagoga | Website

Olá! Meu nome é Maria Angélica do Nascimento. Sou Educadora Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e também Coach Vocacional. Aqui no blog falo sobre tudo o que toca o meu coração! Seja bem vindo!

Participe do meu canal no Telegram,

receba notificações de artigos, 

dicas para avançar na carreira,

motivação, técnicas de estudo,

educação e muito mais!

Vamos aprender juntos!

Quero Participar do Telegram!
Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário