Como fazer um diário de gratidão com aplicativos

Como fazer o exercício de Gratidão diariamente com aplicativos

Como fazer o exercício de Gratidão diariamente

No post anterior compartilhei vários benefícios para sua saúde física e mental que são vivenciados por pessoas que praticam gratidão como um estilo de vida.

Mas como fazer isso se tornar um hábito?

Treinando com exercícios e com o propósito de mudar sua mentalidade.

Baixe aqui o Caderno de Atividades – Gratidão que compartilhei gratuitamente.

Uma das formas é adotar um diário (você pode usar o caderno de atividades como inspiração), que pode ser sua agenda, ou personalizar um caderno específico para isso. A seguir você pode conferir também como fazer pelo computador e como baixar aplicativos no seus celular para manter um diário de gratidão.

·         Usando o Microsoft Word ou tabela no Excel

Você pode usar o Word ou Excel para fazer seu diário de gratidão, com 3 passos bem simples:

  1. Criar documento ou planilha “Diário de Gratidão” e deixar atalho na área de trabalho.
  2. Colocar um lembrete do calendário para uma hora determinada todos os dias chamado “Exercício de Gratidão”.
  3. Escrever todos os dias pelo menos três motivos de gratidão.

·         Usando aplicativos no celular

Você pode usar um aplicativo para fazer um diário de gratidão. Selecionei alguns para você experimentar e escolher o que mais gosta. Eu testei e gostei mais do Gratidão.

Gratidão

É um aplicativo simples e intuitivo, onde você poderá fazer seu diário de gratidão. Você pode acompanhar sua evolução por um gráfico e ver o seu nível de felicidade e bem estar, quando você completa 7 dias e 21 dias recebe selos de comemoração. Tem a função de lembrete e notificação para fazer o exercício de gratidão. Você pode convidar amigos e compartilhar seus motivos de gratidão, há também a opção de deixar em privado. Na função de acompanhar feed de noticias você encontra vários artigos sobre gratidão.

Disponível para android aqui.

Diário de gratidão

É um app para registrar motivos de gratidão. Tem a função de inserir fotos para registrar os momentos de bem estar e felicidade e depois revê-los e agradecer por eles.

Disponível aqui.

365 Gratitude Journal – Daily Dose of Gratitude

É um diário onde você anota motivos de gratidão durante um ano. Versão em Inglês. Veja aqui.

Bliss – Gratitude Journal

Também funciona como um diário de gratidão que lhe permite gravar pensamentos e reflexões. Versão em inglês. Disponível aqui.

Presently: diário de gratidão

Este aplicativo de Diário de Gratidão está disponível sem propagandas, o que já é um motivo de gratidão! 🙂 Veja aqui.

·         Usando um caderno ou agenda

Os dois principais obstáculos à gratidão são o esquecimento e a falta de consciência, por isso, minha sugestão é que coloque lembretes visuais (na geladeira, no espelho, na capa da agenda etc.) que irão acionar sua mente para agradecer.

Use um caderno de notas com uma capa bem bonita ou uma agenda para anotar seus motivos diários de gratidão e escreva pelo menos 3 razões.

Mantenha o seu exercício de gratidão de forma simples

Faça desse exercício algo simples, não exagere criando formas sofisticadas e demoradas para colocar em prática seu momento de gratidão. Quanto mais simples for mais fácil será assimilar na sua rotina, se você começar a criar muitos passos para seguir irá começar a dar desculpas para si mesmo dizendo que está sem tempo, e você sabe que isso não é verdade, já que o exercício dura no máximo 1 minutinho do seu dia de 24 horas!

E se perder um dia? Calma!

Pode acontecer de você quebrar o ritmo, se isso acontecer, volte e escreva o dobro de motivos, considerando os do dia anterior.

Gratidão só funciona quando você a pratica, assim como qualquer “Habilidade”

Os especialistas em auto-ajuda podem até exagerar alguns conceitos sobre o que é sucesso, mas uma coisa que eles têm toda razão é sobre praticar gratidão, você leu neste artigo vários benefícios que a ciência já comprovou.

Sonhar sobre ser mais feliz não irá te fazer ter mais alegria, dizer para você mesmo que irá pensar mais positivo sem colocar os pensamentos em prática não te trarão nenhum benefício.

Faça do hábito de praticar gratidão a forma de você materializar pensamentos bons e saudáveis e você irá experimentar os benefícios em sua vida.

Pense fora da caixa – De que outras formas você pode praticar gratidão?

Se você quiser tirar o máximo proveito das oportunidades para aumentar seu nível de gratidão, você pode procurar formas criativas e novas situações para se sentir grato.

Veja algumas ideias de como você pode colocar mais gratidão em sua vida além de fazer o diário de gratidão:

  • Faça orações de gratidão
  • Escreva cartas ou cartões de agradecimento e envie para pessoas que já te ajudaram ao longo da vida
  • Deixe bilhetes de agradecimento para pessoas que encontra no dia a dia
  • Agradeça estranhos que te fizeram uma gentileza
  • Envie e-mails ou mensagens de agradecimento pela ajuda ou suporte no trabalho / estudos
  • Faça uma lista de suas conquistas e vitórias e agradeça por cada uma
  • Faça um ritual de gratidão familiar: peça a todos que compartilhem um motivo pelo que eles estão agradecidos pelo dia

Enfim pratique a gratidão e seja feliz!

Deixe um comentário sobre seus motivos de gratidão

e envie este post para alguem especial para você.

Sobre a Coach e Psicopedagoga | Website

Olá! Meu nome é Maria Angélica do Nascimento. Sou Educadora Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e também Coach Vocacional. Aqui no blog falo sobre tudo o que toca o meu coração! Seja bem vindo!

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