Como escrever metas para o ano novo: Carta ao Futuro

Confira técnicas poderosas de coaching para aprender como definir metas para você obter o que deseja no ano novo!

como escrever metas e objetivos para o ano novo

Todo final de ano, muitas pessoas – talvez até você – pegue um folha de papel e faça uma lista de resoluções e fique pensando “como escrever metas para o ano novo“. Talvez seja por esse motivo que você encontrou esse artigo!

Geralmente, essas resoluções de ano novo incluem hábitos que você tentará mudar ou melhorar, como o hábito de leitura da Bíblia, alguns hábitos que tentará evitar o máximo que puder, por exemplo, comer menos “isso” ou “aquilo”, vencer o sedentarismo etc.

Infelizmente, muitas dessas resoluções são esquecidas em março ou até antes! Uma das principais razões para isso é que é extremamente difícil realizar mudanças de hábitos sem desenvolver estratégias para agir com foco.

Embora o esforço e ritual para escrever metas para o ano novo no formato de uma lista de resoluções mostre um senso de intenção positiva, mostre que você tem esperança e até acredita que pode mudar tanto seus hábitos quanto algumas de suas circunstancias.

Uma alternativa melhor é desenvolver novas estratégias e buscar autoconhecimento para então você agir com maior consciência.

As metas quando bem definidas e claras ajudam você a se manter caminhando em direção aos seus objetivos como um processo mais gradual, em vez de esperar mudar imediatamente quando a data de 31 de dezembro virar 1º de janeiro, ou esperar chegar o Natal de 2019 para “cair a ficha” de que você não conquistou nenhuma das suas metas de “ano novo”.

Escrever metas e objetivos com prazos definidos são uma ótima estratégia para que as resoluções de fato se tornem realidade e façam seu  2019 um “ano novo”.

Como escrever metas para o ano novo? Adote novas estratégias!

Já disponibilizei vários conteúdos gratuitos aqui no blog e em outras oportunidades sobre como escrever metas e objetivos, pude constatar alguns comportamentos dos leitores e também dos meus clientes.

Quando atendo meus clientes de coaching, tanto aqueles que buscam objetivos para carreira quanto aos que buscam definir vocação ou viver com mais propósito, a grande maioria deles sentem dificuldade de “saber” de fato o que desejam para o futuro e como estabelecer metas e objetivos que vão se tornar realidade sem procrastinar.

Isso acontece já que eles ainda não têm consciência (e conhecimento) sobre alguns passos importantes no planejamento e também sobre princípios da neurociência que vão impactar não só como escrever metas e objetivos para o ano novo de forma correta, mas principalmente em como gerenciar as mudanças.

Bem, essa é a minha função como coach profissional e orientadora, dar o suporte adequado, usar as ferramentas baseadas na ciência para que meus clientes de coaching conquistem seus sonhos e tenham qualidade de vida, com resultados concretos, é claro!

Percebendo essa dificuldade eu proponho sempre reflexões e utilizo outras estratégias para o planejamento de metas e objetivos. Um dos exercícios que gosto muito auxilia a pessoa a sonhar.

Isso pode soar estranho, e te vem o pensamento – “Como assim ajudar a pessoa a sonhar?”. Sim, muitas pessoas não conseguem escrever metas e objetivos claros para sua vida e listam “coisas para fazer” ou “coisas para mudar no ano novo” de forma automática, mas sem refletirem sobre seus sonhos verdadeiros.

E para incentivar meus clientes a sonharem eu proponho um exercício de coaching que utiliza estratégias da PNL chamado “Carta ao futuro”… este é uma das formas de dar o primeiro passo para definir metas e objetivos para seu ano novo, permita-se visualizar seus sonhos no futuro com fé e esperança.

Exercício de coaching – Carta ao futuro

Então, como seria esse exercício de coaching? Quero te propor uma viagem no tempo… Que tal visitar seu futuro? Vamos fazer isso em forma de carta.

A finalidade da carta ao futuro é promover o encontro do seu Eu de Hoje com o seu Eu do Futuro. Isso te ajudará a fazer uma programação mental positiva em direção ao seu sonho.

Ressaltando que este é o primeiro passo para conquistar metas e objetivos: sonhar! 🙂

O que a psicologia explica sobre o poder de sonhar com suas metas e objetivos:

Segundo alguns autores da Psicologia, como Carl Jung e Freud, por exemplo, não há temporalidade em nosso inconsciente (este assunto é polêmico além de muito filosófico, né?!), leia o que diz Joseph Murphy em seu livro “O Poder do Subconsciente”:

 “O subconsciente nunca envelhece. É atemporal, eterno e infinito. É uma parte da mente universal de Deus, que nunca nasceu e nunca morrerá.” 

 “Tudo o que é criado começa na forma de um impulso de pensamento. Nada pode ser criado que não seja concebido primeiro no pensamento. Com o auxilio da imaginação, os impulsos de pensamento podem ser colocados em planos. A imaginação, quando está sob controle, pode ser usada na criação de planos ou propósitos que levem ao sucesso da profissão escolhida.”

Baseado nessa ideia, concluímos que visualizar uma realidade, junto à um plano com suporte adequado como o processo de coaching, e principalmente com a Fé em Deus, pode-se fazer com que nossa mente realmente construa estratégias para o nosso sonho e a partir daí você comece a agir com esses propósitos em mente.

Então, faço a você o convite de escrever sua carta e promover este encontro com o seu Futuro.

Como escrever metas e objetivos para o ano novo numa carta para abrir no futuro

como escrever metas para o ano novo - carta ao futuro - coaching

Escolha uma data no futuro, pode ser a véspera de Natal do próximo ano, seu próximo aniversário, ou daqui  ou 2, 3, 5  ou quem sabe até 10 ou 15 anos!

Como estamos fazendo esse exercício para que depois você faça sua lista de resoluções de ano novo com metas sugiro que escolha pelo menos um sonho para 2019 e o período de 6 meses após uma data em que você imagina realizar uma meta.

Você pode escrever mais de uma carta com datas diferentes para sonhos a médio e longo prazo também. Veja como aplicar esta técnica de coaching no passo a passo a seguir.

Conectando-se com você no futuro antes de definir metas

1. Liste alguns sonhos e os transforme em objetivos, com metas para alcança-los.

Pegue uma folha de papel e escreva:

  • Qual seu grande sonho para o próximo ano ou para futuro?
  • Quais passos você pode dar para conquistar seus objetivos daqui a uma semana? E nos próximos 3 meses? E nos próximos 6 meses?

2. Defina prazos e datas para alcançar pelo menos 3 objetivos principais.

Para definir a data do futuro defina um prazo de pelo menos 6 meses após o dia em que acredita já ter conquistado aquele objetivo.

Por exemplo: você sonha em realizar um projeto até 30 de abril de 2019, então imagine que já passou esta data e você está agora em outubro de 2019, ou seja, 6 meses após sua conquista, então sua data do futuro é 30/10/2019.

Então, agora pegue outra folha e comece a escrever sua carta, que pode iniciar saudando a você no presente!

3. Permita-se viver seu sonho no futuro e descreva na carta cujo destinatário é você!

Agora você está no futuro! Você irá contar o que aconteceu com você nos últimos meses. Continuando com o exemplo anterior, você irá relatar episódios que aconteceram nos últimos 6 meses, isto é, o que fez e como foram os meses de outubro, setembro, agosto, julho, junho, maio e/ou abril.

Lembre-se que você está no futuro e contando algo que já passou; neste caso o verbo precisa estar no passado, como se tudo já tivesse sido concretizado.

Você pode colocar realizações a nível emocional, profissional, física, espiritual, ou qualquer outra área de sua vida, a escolha é sua!

  • Se tivesse que escolher um sonho para realizar hoje, qual seria?
  • Será que daqui a 1 ano este sonho terá se realizado?
  • Como acha que você estará quando receber a carta?
  • O que acha que Você do Futuro gostaria de dizer para Você do Passado?

4. Reflita sobre seu presente para viver seu futuro com plenitude!

Responda sinceramente:

  • O que está acontecendo com Você Agora?
  • Que conselhos você se daria “agora” que já conquistou sua meta?
  • Olhe para o seu Eu no agora e observe quais ações o permitiram te conduzir ao sucesso. E quais ações te ajudaram a continuar e não desistir?
  • O que você fez e continua a fazer para apoiar sua meta?

5. Reflita porque valeu a pena conquistar suas metas e objetivos.

Você está vivendo um momento maravilhoso, comemorando a vida!

Compartilhe com seu Eu do passado:

  • Como foi conquistar esta meta?
  • Quais pessoas estão comemorando com você, quais delas você agradece pelo apoio?
  • O que esta conquista te proporcionou?
  • O que está te motivando acordar todos os dias nos últimos meses?

Como escrever uma carta no formato de e-mail para você mesmo no futuro:

Para facilitar eu gostaria de indicar para você um site: http://www.futureme.org/

Este permite que você escreva uma carta ao seu Eu no Futuro, ou melhor um e-mail para você mesmo.

De 30 dias, 6 meses, 1 ano a 30 anos, você escolhe a data que vai querer receber sua carta!

Você precisa antes de tudo fazer um cadastro no site (super simples, mesmo sendo em inglês). Depois disso você seleciona o e-mail que vai querer receber as cartas.

Neste exercício de coaching você escreve alguns sonhos, o que quer que aconteça no futuro e depois de alguns dias acaba esquecendo-se.

Será maravilhoso quando receber o e-mail, você poderá se surpreender com que tinha escrito antes, bem legal! 🙂

Este é um exercício de coaching poderoso, quando você se permite sonhar e acreditar é claro!

Talvez ao ler este tutorial não perceba isso, afinal aplicar esta ferramenta de coaching sozinho exige muito mais concentração e comprometimento.

Numa sessão de coaching e numa conversa frente a frente meus clientes sempre ficam mais motivados e cheios de esperança, então eu posso te afirmar que é um exercício que te proporciona mais autoconhecimento e vontade de agir! Experimente!

Inspire-se com um filme para depois escrever metas e objetivos

Para te inspirar um pouco mais, que tal um filme?

Eu indico “Com Amor… da Idade da Razão”, com o título original de L’age de Raison.

 “Cara eu mesma, hoje faço 7 anos e escrevo esta carta para te ajudar a lembrar das promessas que fez na idade da razão e também do que eu quero ser quando crescer…”

Assim começa a carta que Margaret, mulher de negócios bem sucedida, recebe no dia de seu aniversário de 40 anos. Suas cartas a farão repensar a vida que escolheu para si e seus relacionamentos passados e presentes.

Neste vídeo você pode assistir um trailer do filme.

Trailer do filme Com amor… da Idade da Razão.

 

Vamos para essa viagem ao futuro?

Ah… lembre-se que as metas conquistadas do seu Eu Futuro dependem de como esta vivendo o seu Eu Hoje!

Gostou? Comente e compartilhe! 🙂

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Se inscreva para receber gratuitamente áudios com Meditações Bíblicas "Provérbios em 31 dias", artigos e dicas.  Experimente o Coaching Cristão para uma vida plena, carreira feliz e com propósito!

Sua nova vida pode começar agora!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!