COACHING CRISTÃO Maria Angélica

7 maneiras diferentes de comemorar o  Natal

Você já se perguntou como ter um Natal diferente? Neste artigo você encontra 7 ideias para colocar mais significado no seu Natal.

Você já se perguntou como ter um Natal diferente? Um Natal que seja focado no seu real significado? Qual o verdadeiro significado do Natal? Um Natal em que Jesus seja o foco?

Eu já me fiz esta pergunta e é um desafio da nossa cultura atual. Nos perdemos no meio de tantas distrações e perdemos o propósito do Natal.

Nossa lista de tarefas aumenta na proporção do nosso estresse. Não encontramos o presente perfeito para aquela pessoa especial.

Queremos homenagear tantas pessoas que fizeram nosso ano melhor e ficamos aflitos ajustando nosso orçamento para caber mais um presente.

No final, chega o réveillon e deixamos de apreciar essa época tão especial e de focar em Cristo. Afinal é o aniversário Dele, né?

Mas se quisermos ter um Natal realmente diferente depende muito mais da nossa atitude e de fazer acontecer, concorda?! Então, vamos lá!

natal

💡 1 – Dê tchau para o Papai Noel

Eu poderia deixar esse item por último ou nem ter colocado na lista para não criar polêmica, pois o tema é controverso. 😕

Eu até me simpatizo com a história do bom velhinho, com o coração transbordando de caridade que ajudava pessoas pobres deixando saquinhos de moedas próximos às chaminés das casas. Acho fofo seu companheiro Rudolph. Mas sinceramente, hoje, sua figura está distorcida e não se parece nem um pouco com a história de São Nicolau.

E ainda tem a questão de muitos pais com o dilema de contar ou não contar para os pequenos que o Papai Noel como eles imaginam na verdade não existe.

A ideia é eliminar qualquer personagem que concorra com o verdadeiro aniversariante, que se doou por todos nós e está disposto a nos presentear além do que pedimos e imaginamos.

João 3 : 16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

💡 2 – Faça um devocional de Natal

Você pode celebrar o Advento com o foco em Jesus através de um devocional temático.

Pesquise por um devocional ou estudo bíblico sobre o Natal na internet, reúna a família e os amigos e compartilhe suas histórias, curiosidades e adicione mais significado nesta época do Natal.

Sugiro este Devocional de Natal da Ultimato disponibilizado gratuitamente. Se quiser continuar a fazer um devocional vai gostar destas dicas que já compartilhei de como fazer um devocional.

Você pode até criar um grupo no WhatsApp e compartilhar mensagens de Natal.

💡 3 – Leia Sua Bíblia

Isto pode parecer estranho, mas posso ser honesta com você?

Há o risco de muitos cristãos passarem o Natal sem ao menos abrir a Bíblia. E não conta os momentos durante as celebrações na igreja! 😯

Me refiro a você procurar e ler a história real do nascimento de Jesus Cristo na sua fonte.

Você pode encontrar na Bíblia, lendo os Evangelhos de Mateus (capítulos 1 e 2) e Lucas (capítulos 1 e 2)

💡 4 – Faça da Solidariedade um hábito (não só no Natal!)

Nesta época do Natal ficamos mais sensíveis a colaborar e contribuir.

Há muitas instituições com objetivos sociais com campanhas específicas para esta época. Você pode escolher uma delas e se engajar.

Ou quem sabe iniciar aquele projeto de voluntariado que você tem a muito tempo aí na sua cabeça e partir para ação?

Uma ideia que faz um bem enorme para você mesmo é uma sessão desapego.

Sabe aqueles sapatos, acessórios, roupas novas e livros que estão esquecidos no seu armário? Aquelas coisas todas que você comprou e que quando encontra até se surpreende “nossa, eu tenho essa roupa nova aqui” e promete “vou usar no dia…” e passam-se mais 365 dias e elas não saem do seu armário? Então… desapega!

Abra espaço para solidariedade!

💡 5 – Faça um bolo de aniversário

A ideia é realmente comemorar o aniversário de Jesus!

Envolva as crianças nos preparativos, pode ser um bolo simples decorado ou a receita preferida da sua família.

Se gosta de cantar escolha uma musica natalina e celebre no dia de Natal. Esta pode ser a nova tradição da sua família.

💡  6 – Resgate suas origens

Você e sua família provavelmente tem alguma tradição de Natal. Relembre algumas e tenha curiosidade sobre elas.

O que simboliza a árvore de Natal? E os enfeites? A estrela no topo tem algum significado? A troca de presentes e mensagens simbolizam algo para você?

Seja curioso e pesquise qual a origem e o que representam.

É importante saber por que fazemos o que fazemos.

 

💡 7 – Dê um presente para Jesus

Celebre o Natal presenteando o aniversariante com Gratidão. Você pode fazer isso escrevendo uma carta de gratidão, com um devocional, uma oração de gratidão… ou oferecendo seu melhor para Ele. Confira como fazer um Diário de Gratidão com as dicas que compartilhei aqui.

Na ceia de Natal convide sua família e amigos para um momento de gratidão, vocês podem compartilhar entre si pelo menos um motivo de gratidão.

É uma oportunidade de celebrar por todos os presentes que recebemos de Deus durante todo o ano e também de declararmos amor para quem está ao nosso lado e principalmente para Jesus, o verdadeiro motivo de o Natal existir.

Leia esta mensagem de natal sobre o significado dos presentes que Jesus recebeu no seu nascimento.

Jesus verdadeiro Natal

Desafio de Natal:

Se permita repensar sobre seus hábitos e tradições de Natal.

Observe quais valem a pena manter e quais valem a pena mudar.

Faça de Jesus o motivo do seu Natal!  🙂

Me conta, quais são as maneiras que você tem de comemorar o Natal de forma que Jesus não seja esquecido?

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Você anda estressado e não faz ideia por onde começar a mudar e ter uma vida plena?

Coloque o seu e-mail aqui para receber gratuitamente artigos e dicas!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário