COACHING CRISTÃO DICAS E RESENHAS DE LIVROS Maria Angélica

10 formas de comemorar o Dia da Bíblia

Celebre o poder da Palavra de Deus com amigos e familiares no Dia da Bíblia em 10 de dezembro. Confira formas criativas de comemorar o Dia da Bíblia.

No 2º domingo do mês de dezembro aqui no Brasil é comemorado o Dia da Bíblia (dia 10 de dezembro 2017),  e muitas pessoas procuram maneiras criativas de celebrar seu amor pela Bíblia, seja através das mídias sociais, eventos, músicas, peças de teatro, aulas especiais da Escola Bíblica Dominical ou Escola Sabatina, etc..

Pensando nisso selecionei algumas sugestões para que você possa celebrar esse dia valorizando a Palavra de Deus. Confira 10 idéias para inspirar você:

💡 1-    Invista em uma Bíblia de estudos

A Bíblia não é um livro para ser lido apenas, mas para ser estudado. Para se conhecer o que a Palavra de Deus revela a você procure ler a Bíblia numa tradução atualizada e tenha pelo menos uma Bíblia de estudos para te acompanhar no seu devocional.

Você irá expandir muito mais o entendimento de várias passagens e aumentará sua compreensão.

💡 2-    Baixe um Aplicativo da Bíblia

Considere fazer o download de um dos inúmeros aplicativos da Bíblia que estão disponíveis, a maioria tem versões gratuitas muito boas. Pesquise um App que te mostre qual é a versão da Bíblia que você está lendo e tenha sempre um exemplar da Bíblia disponível ao alcance de suas mãos.

Aqui estão algumas sugestões:

YouVersion

YouVersion disponibiliza aplicativos de Bíblias grátis para quase todos os celulares IOS, Android, PC’s, Ipad’s, Mac’s, versão para Kindle e versão on line no site, são muitas versões da Bíblia em 70 idiomas! É um ótimo aplicativo, há opção de usar off line, áudio, várias traduções, planos de leitura, opções de marcação, anotação, opções de compartilhamento e inúmeros recursos e sem propagandas interrompendo sua leitura e devocional, o que é muito bom! 🙂

É o App da Bíblia que estou usando atualmente. Há ainda opção de convidar amigos que estão cadastrados no seu telefone, conta do Google e Facebook. Baixe uma versão aqui.

Gideon Bible App

O aplicativo Gideon Bible foi desenvolvido por Os Gideões Internacionais  e está disponível em vários idiomas incluindo Português. Opção de baixar para usar off line. Opção de pesquisa por palavra-chave, livro e versículo. Versão para IOS aqui e versão para Android aqui

Bíblia Kids

O App Bíblia Kids disponibiliza várias histórias bíblicas ilustradas, interativas, com paráfrase fiel ao texto bíblico, acompanhadas de atividades de fixação. 😆

Recomendado para os pais usarem para ler para crianças de até 5 anos de idade. Crianças na fase de alfabetização e que já sabem ler poderão utilizar o aplicativo com autonomia. Professores e líderes do ministério infantil acharão novas ideias e uma maneira fluída e interessante de contar histórias. Versão para iOS  aqui e versão Android aqui

💡 3-    Ouça a Bíblia

leia e escute áudios da bíblia para memorizarHá algo de especial em receber a Palavra de Deus com nossos ouvidos. Quando ouvimos a Bíblia é como se Deus nos falasse diretamente. É também uma forma de ter mais contato com a Palavra durante as tarefas do dia a dia, durante o transito ou praticando uma atividade física.

Sabe qual é outro benefício? Você sabia que quando se lê a Bíblia e se acompanha com o áudio na mesma versão você consegue memorizar e se lembrar mais facilmente do que estudou? Experimente! 😉

💡 4-    Fale sobre a Bíblia

Muitos de nós dizemos que a Bíblia é o nosso livro favorito, mas ficamos um pouco tímidos de falar sobre a Bíblia em público. Falar sobre a Palavra de Deus não precisa ser assustador e você  não precisa ser “pregador” para isso.

Comece a introduzir assuntos da Bíblia nas conversas diárias e veja como Deus enriquece seus relacionamentos.

Use esta celebração do Dia da Bíblia para compartilhar em suas postagens nas redes sociais o seu agradecimento pela Bíblia usando fotos, vídeos, áudio, reflexões e versículos. Ajude a transmitir a palavra ao mundo inteiro.

Você também pode compartilhar seus versículos favoritos da Bíblia usando a hashtag #DiadaBíblia #Diadabiblia

💡 5-    Memorize versículos da Bíblia

A Bíblia tem muito a revelar que impacta diretamente sobre nosso dia a dia e nossa vida, e muitas vezes nos esquecemos de passagens e versículos importantes que mudariam nosso dia, nossa percepção e nossas decisões.

A reflexão/meditação da Palavra envolve a memorização dos versículos, por isso é importante você investir em meios que facilitem a fixação de versículos chave.

Já compartilhei algumas dicas no blog Líder Cristão no artigo Como criar um mapa mental para estudar e memorizar a Bíblia.

💡 6-    Participe de uma Escola Bíblica

Um dos grandes problemas enfrentados pela igreja cristã brasileira é a falta de valorização do ensino da Bíblia, e isso se deve em grande parte ao abandono da Escola Bíblica ou de grupos de estudos bíblicos.

Uma das principais formas de crescer e amadurecer espiritualmente no conhecimento sobre Deus e sua Palavra é através do contato com o ensino saudável da Bíblia. Invista seu tempo e se engaje para participar de uma escola bíblica próxima de você.

💡 7-    Dê uma Bíblia de presente

Muitas pessoas têm sido abençoadas pela leitura e aprendizagem reveladas pela Bíblia, mesmo as que não são religiosas.

Aproveite esta época do ano para presentear amigos e familiares com um exemplar da Bíblia. Há muitas opções, desde Bíblias com linguagem mais moderna para jovens, Bíblia para casais, Bíblia para Mulheres e Bíblia para Homens.

de uma bíblia de presente

Sem dúvida, a Bíblia é formadora de caráter e numa época como a nossa em que, infelizmente, nossas crianças vêm sofrendo influências terríveis da mídia, dar uma Bíblia a elas se faz necessário, escolha uma de acordo com a idade e leia com elas.

Uma forma de celebrar o Dia da Bíblia é expressando gratidão, que tal agradecer quem te deu sua primeira Bíblia ou quem te apresentou Jesus através da Bíblia?

💡 8-    Saiba mais sobre as traduções da Bíblia e história da Bíblia

Diante de várias traduções da Bíblia surgem algumas dúvidas:

  • Por que há tantas traduções, em vez de apenas uma “oficial”?
  • Qual é a melhor tradução da Bíblia?

E também surgem dúvidas sobre a origem da Bíblia:

  • Quem escreveu a Bíblia?
  • Quais são as evidencias históricas da Bíblia?
  • Como a Bíblia chegou até nós?

Se você não conhece com certeza fica muito mais difícil valorizar a importância de cada evento que contribuiu para que você tivesse ao seu alcance uma Bíblia na língua portuguesa (seja impressa ou até on line).

Pesquise, conheça e valorize. Você pode iniciar sua pesquisa pelo site da Sociedade Bíblica do Brasil.

💡 9-    Participe ou contribua com um projeto de missão da Bíblia

Há inúmeros projetos missionários que tem o propósito de evangelizar doando Bíblias, outros projetos empenhados em traduções, projetos gráficos, editoriais, outros em formação e capacitação, outros no ensino bíblico.

Algumas sugestões de organizações que atuam nessas causas, você pode contribuir de várias formas, orando, fazendo doações, sendo voluntário, divulgando:

Sociedade Bíblica do Brasil – A SBB é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada a disseminar a Bíblia através de projetos sociais, projetos de incentivo à leitura da Bíblia, difusão cultural, tradução, impressão e distribuição da Bíblia. Saiba mais aqui.

Os Gideões Internacionais no Brasil – é uma Associação Interdenominacional de Homens de Negócio e Profissionais cristãos e suas esposas, membros, em plena comunhão, de igrejas protestante-evangélicas e um dos seus propósitos é distribuir Bíblias (versões do Novo Testamento) para evangelizar. Saiba mais aqui.

Portas Abertas – é uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países onde existe algum tipo de proibição, condenação, execução ou ameaça à vida das pessoas ou à sua liberdade de crer e cultuar Jesus Cristo (como a Coréia do Norte, por exemplo). Para se ter ideia do alcance dos projetos, em 2016 a organização entregou 2,5 milhões de Bíblias em países onde é proibido ler/ter uma Bíblia. Saiba mais aqui.

💡 10- Leia a Bíblia

Por último, celebrar a Bíblia se resume a um hábito simples (mas muitas vezes difícil!): ler a Bíblia.

Existem inúmeras maneiras de incluir a leitura da Bíblia no seu dia, uma delas é fazendo um devocional. Compartilhei aqui no blog várias dicas práticas de como fazer um devocional diário, leia aqui.

Permita-se fazer perguntas difíceis ou ponderar sobre temas significativos, pense sobre o que a Bíblia diz… estas são algumas maneiras mais significativas de celebrar a Bíblia não só neste dia mas de dar o real valor à Palavra de Deus.

Veja publicações anteriores do blog sobre o Dia da Bíblia aqui.

Ore e peça a Deus para te orientar e renovar seu desejo de se aprofundar no estudo da Palavra de Deus e lhe dar sabedoria para fazer sua jornada de fé enquanto experimenta transformações em sua mente pela Palavra.

Experimente colocar em prática algumas destas dicas!  🙂

Compartilhe estas dicas nas suas redes sociais e espalhe boas notícias!!!

 

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Se inscreva para receber gratuitamente áudios com Meditações Bíblicas "Provérbios em 31 dias", artigos e dicas.  Experimente o Coaching Cristão para uma vida plena, carreira feliz e com propósito!

Sua nova vida pode começar agora!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!