Meu perfil

coach crista maria angelica coaching cristão

Sei que algo atraiu você aqui. Uma busca do Google, um amigo, um link das mídias sociais. Estou honrada com sua visita. Espero que você navegue um pouco pelo blog. Descubra mais sobre mim e leia alguns artigos sobre carreira, currículo, coaching, vida cristã e coaching cristão.

Coach Maria Angélica

Eu sou a coach Maria Angélica e atualmente moro no interior de São Paulo. Acredito que você gostaria de saber um pouco mais sobre quem eu sou e também, o que me levou ao Coaching e  especificamente ao Coaching Cristão.

Depois de trabalhar com gestão da qualidade por uns 10 anos, e estudado sobre as Ciências do Comportamento e Liderança em vários cursos livres, fiquei curiosa sobre o coaching e rapidamente me apaixonei por esta metodologia de desenvolvimento humano.

Isso ocorreu especificamente entre 2013 a 2015. Fiz várias formações de coaching (Coaching Profissional pelo IBC, Coaching Vocacional pelo IMS e PNL pela Actius), e todas as escolas de coaching que escolhi são altamente respeitáveis ​​e têm um ótimo currículo, gostei dos cursos, professores, colegas e fiz amizades.

Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano

Porém eu achei que os conceitos tinham uma “abordagem universal” para coaching e a proposta era em torno do modelo humanista de “Eu posso fazer todas as coisas na minha própria força ou Eu tenho TODOS os recursos disponíveis para conquistar dentro de mim”.

Para mim, como cristã, faltava um componente essencial. A Bíblia ensina: “Posso fazer todas as coisas através de Cristo, que me fortalece”. Filipenses 4:13

Com isso em mente eu filtrei as abordagens essencialmente humanistas e apliquei as ferramentas nos processos de auto-coaching e também nos processos com meus coaches e mentores (coach que é coach também faz coaching)!

Coaching Cristão X Coaching Humanista

Mas surgiram as demandas de alguns dos meus clientes de coaching de carreira que eram cristãos e estavam confusos quanto a alguns valores humanistas, outros queriam trabalhar hábitos essenciais para vida cristã e queriam tomar decisões quanto a ministérios e vocação.

Foi aí que incluí os valores cristãos no processo de coaching com meus clientes e continuei meu caminho para atendê-los da melhor forma. O que me levou a adaptar a abordagem do coaching humanista para coaching cristão, que é baseado nos seguintes princípios:

  • Você é criado à imagem de Deus
  • Deus é soberano
  • Deus sabe tudo sobre você
  • Deus orienta e capacita seus filhos
  • Você só encontra a satisfação plena quando vive de acordo com os planos e princípios de Deus
  • Um coach cristão sabe que Deus está no centro do seu ser.

Coaching cristão é Cristocentrico!

Esta abordagem Cristocentrica já é adotada por muitos coaches, treinadores, conselheiros, pastores e lideres. Veja o que o presidente da American Association of Christian Counselors e autor dos livros Aconselhamento Cristão século 21 e Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento disse:

“Se você é um cristão, procurando seguir os passos de Jesus, você abordará todos os aspectos da sua vida a partir desta perspectiva. Seu compromisso com Cristo afetará seu casamento, relacionamentos, estilo de vida, valores, finanças, gerenciamento de tempo, vocação… “

E sua explicação sobre Coaching Cristão dada numa entrevista para a Revista Ultimato em 2002:

“Todos nós conhecemos a proposta do aconselhamento, que se focaliza na resolução de problemas e na cura das pessoas. Normalmente está ligado às experiências passadas. O Coaching, ao contrário, se concentra no presente e no futuro. As pessoas são levadas a observar sua vida, incluindo o casamento, a carreira profissional, a vida espiritual, para descobrir os planos futuros de Deus para elas. Assim, o Coaching ajuda a pessoa a caminhar de onde está para onde pretende chegar. O Senhor permitiu que eu escrevesse um livro, o primeiro sobre esse assunto. Christian Coaching: Helping Others Turn Potential into Reality (Coaching Cristão: Ajudando Outros a Transformar Pontencial em Realidade) acaba de ser publicado em inglês.”

Gary Collins

Uma das minhas frases favoritas é a do John Maxwell que define Sucesso e é nisto que acredito:

Sucesso é…

Conhecer seu propósito na vida,

Crescer para alcançar seu máximo potencial, e

Plantar sementes que beneficiarão outras pessoas.

Depois de te contextualizar sobre o coaching cristão quero te apresentar a missão desse Blog e do meu trabalho como coach cristã:

Ajudar as pessoas a descobrir seu propósito e a visão de Deus sobre sua vida. Eu trabalho com pessoas para alinhar todas as áreas da vida: carreira, relacionamentos, saúde, ministérios.

Esse alinhamento permite que elas sejam espiritualmente, emocionalmente, fisicamente e financeiramente felizes e vivam sua Vocação para Deus!

💡 

Você pode ler as definições e significado de coaching e coaching cristão que já compartilhei com várias referencias aqui. E as definição de Sucesso segundo a Bíblia aqui.

Recursos de coaching cristão gratuitos para você

E se você acha que este Blog pode agregar valor à sua vida, inscreva-se para receber as notificações de artigos, dicas, testes e muito mais!

Se você quer estudar mais a Bíblia e desenvolver o hábito de fazer um devocional diário, você vai gostar de fazer o Projeto de 31 dias de Provérbios Bíblicos, acesse e se inscreva para receber gratuitamente aqui.

Mas se esse não é seu desejo e você quer receber apenas dicas de coaching de carreira, como por exemplo, como destacar seu currículo, você pode clicar aqui e receber um E-book para Elaborar um Currículo de Sucesso.

Quero ajudá-lo a viver plenamente! 🙂

Como trabalhar comigo como sua coach cristã pode beneficiar você?

Tenho uma pergunta para você:

  • Se você fosse a versão mais corajosa e plena de você hoje, o que você faria e seria?

Se você não tiver uma resposta rápida e bem definida para esta questão, posso ajudá-lo a descobrir!

Que tipo de coisas você pode trabalhar com Coaching de Vida Cristão?

  • Descobrir sua vocação, missão e propósito de vida
  • Restaurar ou conquistar o equilíbrio na sua vida
  • Superar desafios pessoais e aproveitar oportunidades (promoção no trabalho, liderança, projetos, missão etc)
  • Melhorar suas habilidades de gestão do tempo e ter eficácia
  • Construir sua confiança
  • Fortalecer sua caminhada com Deus e hábitos essenciais como o devocional
  • Superar formas de mentalidade distorcidas que te limitam
  • Comunicar-se de forma mais eficaz
  • Melhorar seus relacionamentos (profissionais, pessoais e no ministério)
  • Lidar com problemas de peso, saúde ou exercícios físicos de uma vez por todas
  • Desenvolver um plano de ação efetivo para sua carreira e vida (recolocação, conquista de uma vaga emprego, concurso, vestibular, projetos pessoais)
  • Alcançar seus sonhos e ser guiado por Ele em tudo o que você faz

Na verdade, qualquer área da vida em que você quer ver avanços e que agradeceria ter apoio e o comprometimento que um treinador profissional traz para você!  Veja outros benefícios que fazer coaching pode trazer para sua vida e carreira aqui.

“Peço a vocês que vivam de uma maneira que esteja de acordo com o que Deus quis quando chamou vocês.”

Efésios 4: 1 NTLH

Será uma honra andar ao seu lado para ajudá-lo a descobrir, renovar e ativar o propósito de Deus. Ao identificar sua vocação, você pode realizar seus sonhos e viver uma vida com impacto positivo no mundo carente de Fé e isso será para a glória de Deus.

“Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona”. Provérbios 20: 5 NVI

Me adicione em sua rede social preferida

Acompanhe meus projetos, você poderá conversar diretamente comigo sobre temas que afetam diretamente sua vida pessoal ou profissional.

Me envie uma mensagem

Entre em contato comigo, tire suas dúvidas, faça um orçamento sem compromisso e saiba como posso contribuir com sua transformação pessoal e profissional!

Deus te abençoe!

com carinho,

Maria Angélica Nascimento