Cine Coaching: Mãos Talentosas

 Um filme emocionante do começo ao fimmaostalentosas

“Temos o mundo na cabeça. Só precisamos enxergá-los além do que vemos”

“Você pode ser o quiser, desde que lute por isso”

“Você pode fazer o que qualquer um faz, só que muito melhor…”

Ben Carson

O filme Mãos Talentosas baseia-se na biografia de Benjamim Solomon Carson, nascido em 1951. Ben Carson é um neurocirurgião que fez cirurgias inovadoras nos primeiros sete anos de sua carreira. Foi o primeiro médico a realizar uma cirurgia em um feto dentro do útero (cirurgia intrauterina), isso se reflete também em seus inúmeros avanços na neurocirurgia, como o desenvolvimento de um novo método para o tratamento de tumores do tronco cerebral.

No entanto, até o final da década de 1980, ficou conhecido por fazer hemisferectomias e separação de gêmeos siameses em um procedimento que no passado, antes de ele ter tentado, poucos gêmeos sobreviveram a cirurgia, devido a sua complexidade.

O filme também retrata sua fé em Deus, e esta espiritualidade o ajudou na jornada de crescimento.

Mas sua trajetória não foi fácil, Ben Carson, teve uma infância pobre e não tinha um desempenho muito bom na escola, o que o fez se sentir bloqueado pois não tinha criatividade e também influenciou em seu temperamento impulsivo e agressivo.

Quem teve papel influenciador na vida de Ben foi sua mãe, ela acreditou no seu potencial, incentivou-o a estudar, estabeleceu regras para mudar os seus hábitos e a investir seu tempo em leitura ao invés da TV. Ela valorizava a sabedoria e pode transmitir isso para Ben e seu irmão mesmo não sabendo ler pois só tinha concluído o 3º ano. Algumas frases de incentivo que alimentaram a confiança de Ben:

 

“Temos o mundo na cabeça. Só precisamos enxergá-los além do que vemos”.

“Você pode ser o quiser, desde que lute por isso”.

“Você pode fazer o que qualquer um faz, só que muito melhor…”.

 

Através do patrocínio positivo e perseverança da mãe, Ben chegou a ser o melhor aluno da sala se destacando e na vida adulta se tornou um médico inovador.

Contextualizando o filme com o o processo de coaching, temos vários princípios da PNL (Programação Neurolinguística) e da Psicologia Positiva, a mãe de Carson representa o papel de coach, alguns princípios encontrados no enredo são:

  1. As pessoas dispõem de todos os recursos que precisam. O que elas necessitam é ter acesso a esses recursos nos momentos e lugares apropriados;
  2. As pessoas não reagem à realidade de si mesma, mas, sim, ao seu mapa, sua interpretação da realidade. O mundo é muito mais rico do que as ideias que temos sobre ele;
  3. A aprendizagem se dá num processo, que vai do nível de incompetência-inconsciente, segue para incompetência-consciente, competência-consciente promovendo as ações já em operação, e seguem para o nível da excelência, onde se adquire competência-inconsciente e a ação se desenvolve fluidamente sem monitoramento da consciência;
  4. O conceito da Teoria de Flow de Mihaly Csikszentmihalyi é exemplificado quando Carson tem sua imersão total nas longas e delicadas neurocirurgias, onde sua atenção esta energizada e suas ações fluem na realização da atividade com excelência.

Vamos conversar sobre estes princípios e os 5 passos para você ser mais de uma forma bem simples no encontro de coaching on line, você irá aprender que tudo isso tem relação com sua carreira, como você percebe o mundo a sua volta, a escolha de sua profissão… seus ideais e valores.  Aguarde!

Que tal ver o próprio Ben Carson falando um pouco de sua história e como ele fez para não se tornar vítima das circunstâncias?

                                               

Vídeo sobre o Especialista em neurocirurgia pediátrica, Dr. Carson é diretor da Divisão de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos da América. 


Uma cena especial do filme Mãos Talentosas

Neste vídeo você pode assistir um trecho do filme “Mãos Talentosas. Uma das minhas cenas favoritas!

                                                

Trecho do filme Mãos Talentosas.

 

E você qual aprendizado teve ao ver o filme Mãos Talentosas?

Você pode ser tudo que quiser nesta vida, desde que trabalhe para isso!

No dia 23/05/17  às 20h vou realizar um encontro de coaching cristão on line e interativo com o tema Como ser mais feliz no trabalho?[ e na vida ] e vou te ensinar a alcançar esse estado de flow que o Ben Carson alcançou. Vem comigo?!

Para informações e se inscrever para participar clique no link abaixo:

 

Sobre a Coach | Website

Minha missão é te inspirar a descobrir seu propósito e ter uma carreira feliz através da conexão com Deus, criatividade, foco e técnicas de coaching.

Você anda estressado e não faz ideia por onde começar a mudar e ter uma vida plena?

Coloque o seu e-mail aqui para receber gratuitamente artigos e dicas!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários