Aplicando 5 Sensos essencias para ter organização e qualidade de vida
Porque não conseguimos colocar em pratica nossas metas?
Provavelmente você fez uma lista de metas na virada do ano, e até a resgatou depois de assistir a uma palestra ou vídeo motivacional, ou até mesmo quando aceitou o desafio do #projetorodadavida ou lendo um artigo sobre metas e objetivos.
E quantas dessas metas perderam espaço nos seus pensamentos, e na verdade na sua agenda, ou até caíram na armadilha da auto sabotagem?
Há diversos motivos, vou focar naqueles relacionados à como você lida com o tempo:
Razão 1: procrastinar, deixar de fazer ou adiar aquilo que sabe que precisa ser feito, para dar prioridade a tarefas menos importantes ou que até parecem importantes naquele momento, mas que depois se percebe que não levaram a lugar nenhum.
Razão 2: ter atividades e tarefas demais para executar, o que faz o dia não caber nas 24 horas.
Os procrastinadores crônicos são aqueles que passam o dia completamente ocupados, mas com coisas que não são as que de fato os levam a conquistar suas metas e objetivos.
É a pessoa que se senta à frente do computador para escrever algo importante, mas decide que antes precisa arrumar a mesa ou pagar uma conta, ou dar uma rápida olhada nas notícias do dia, ou limpar a caixa de entrada de e-mails, ligar para alguém que ela não liga há muito tempo, organizar uma pilha de papel, que nem ela mesma faz ideia do que há nessa pilha…
O dia voa e no final de tudo, ele tem a sensação de que não fez nada.
Então se já identificamos a causa (procrastinação) e os efeitos (metas não realizadas, frustação, culpa, estresse, etc.) qual é a solução?
Uma delas seria identificar se esta caindo no ciclo da auto sabotagem e escapar dele, ou se o excesso de tarefas te consome e você não consegue administrar isso, e então ter uma técnica para gerenciar o tempo ajude ou até mesmo a soma dos dois.
Você fez o exercício da matriz do tempo? Identificou o que é importante? Identificou os causadores de incêndios que sempre aparecem para você apagar (que chamamos de urgente)? Definiu espaço na sua agenda para os I (importantes) e identificou os sugadores de energia e as distrações?
Se não o fez, então volta lá: Gerenciamento do Tempo:Aprenda um método que te faz ter mais foco e ganhar mais
Gerenciar o tempo e ter produtividade não envolve apenas ter uma lista de tarefas em uma agenda para você “ticar” ao final do dia, mas é a soma de técnicas de organização, agenda programada, energia e disposição e foco ou concentração.
Hoje vou compartilhar uma ferramenta de gestão da qualidade para contribuir na sua organização, para quem ainda não conhece, o 5S é uma metodologia que ajuda a preparar, mobilizar, motivar e conscientizar as empresas e seus colaboradores para a implantação de níveis superiores de qualidade.
Criado no Japão pós-guerra, o programa 5S tem este nome devido à primeira letra de cinco palavras japonesas: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de saúde) e Shitsuke (senso de autodisciplina). Estes protocolos, quando aplicados nos locais de trabalho, promovem aumento na produtividade e no desempenho das organizações.
Você pode se beneficiar desta filosofia que revolucionou empresas como Toyota, HP e Boing.
Vamos então aos 5 Sensos:
- Seiri (utilização): elimine o desnecessário.
É preciso analisar todos os elementos presentes no seu espaço de trabalho e classificá-los em três tipos: essenciais para a execução das tarefas; importantes mas não de uso diário; e raramente utilizados ou inúteis.
- Seiton (ordenação): guarde em local específico ou descarte.
Em seguida, é necessário definir locais únicos, exclusivos e adequados para cada ferramenta, objeto ou material classificado na fase anterior. Com isso é possível garantir que o fluxo de trabalho ocorra sem obstáculos ou interrupções (para procurar algo, por exemplo).
Seguem abaixo os três tipos de elementos e sugestões de locais para acomodá-los:
- Os elementos de uso constante – como agenda, smartphones, fones de ouvido e material de escritório
- Os de uso ocasional (amostras, manuais, catálogos, faturas, documentos, materiais de consulta e de almoxarifado) devem ser armazenados em estantes, armários e arquivos.
- Os objetos que são raramente utilizados na execução de alguma atividade devem ser acondicionados fora do local de trabalho (em uma garagem, por exemplo). Os supérfluos devem ser descartados.
- Seiso (limpeza): faça faxinas sistemáticas
Para combater o entulho, as melhores ferramentas ainda são o desapego emocional e o saco de lixo. Para deixar o ambiente limpo e ordenado, faça arrumações rápidas a cada três dias, faxinas semanais e uma reorganização caprichada pelo menos uma vez por mês. Para isso, utilize a classificação definida no passo anterior.
- Seiketsu (saúde): crie um ambiente saudável
Mobiliário adequado e boas atitudes posturais garantem maior produtividade e reduzem futuros problemas de saúde. Além disso, um monitor na altura dos olhos, coluna ereta, planta dos pés encostando no chão, uma cadeira de escritório de qualidade, cotovelos e joelhos em 90º, monitor em ângulo que evite o reflexo de luz ou sol e pausas de 10 minutos com alongamentos a cada hora trabalhada são procedimentos essenciais para um ambiente saudável e ergonômico.
Inclua na sua rotina hábitos saudáveis, visite seu médico, aprenda uma série básica de alongamento com um fisioterapeuta ou educador físico e invista no seu bem estar.
- Shitsuke (autodisciplina): fique firme e não esmoreça!
A disciplina é de longe a atitude mais importante para quem trabalha em um home office e em qualquer ambiente de trabalho.
O princípio de Seiketsu traduz-se em criar uma padronização para os “S” anteriores e aplicá-la de forma contínua e metódica, buscando sempre aprimorar seus processos. É possível garantir a continuidade destes protocolos aplicando a regra básica dos 21 dias, que afirma que uma tarefa executada regularmente durante três semanas se transforma em um hábito.
Os elementos estão todos aí. Agora é só colocar em prática os 5S.
Quando você finalmente tiver tempo livre e qualidade de vida,
você estará realizado por ter feito isso e vencido a procrastinação.
Se a dica de hoje fez sentido para você, se cadastre para receber mais conteúdo como esse,
compartilhe com quem pode se beneficiar destas dicas de organização e gestão do tempo.
Seja o primeiro a comentar!