10 erros fatais que você deve evitar no seu currículo

O seu currículo é uma ferramenta importante na conquista de uma vaga, e você não quer ser eliminado de processos seletivos por erros que podem ser evitados, quer? Então veja estas dicas aqui.

curriculo erros fatais

Aqui no Blog ofereço um e-book gratuito com dicas de como elaborar um currículo eficaz. Já recebi currículos como recrutadora e também no meu trabalho como orientadora de carreira e encontrei muitos erros, resolvi escrever este artigo para dar alguns exemplos de deslizes que podem ser fatais e comprometer sua participação no recrutamento por uma vaga já na etapa de triagem do currículo.

O objetivo principal do currículo é abrir portas de oportunidades para entrevistas e participações em processos seletivos. Na entrevista o que está descrito no currículo é checado e o recrutador irá avaliar outras competências.

O seu currículo é uma ferramenta importante nesse processo, e você não quer ser eliminado por erros que podem ser evitados, quer? Então…

Preste atenção nesta lista, algum deslize na elaboração de seu currículo pode significar a perda de uma oportunidade! 

1. Foto

Só quando exigido. Necessário somente para alguns cargos como: recepcionista, modelo, promotor de eventos. Antes de inserir no seu currículo verifique na descrição do anuncio da vaga.

2. Referências: 

Somente se for requisitado. A empresa fará contato com seu ex-empregador, se for o caso. Antes de inserir no seu currículo verifique na descrição do anuncio da vaga.

3. Autógrafo e Cópias de Certificados:

Não há necessidade de assinar o currículo. Não há necessidade de anexar cópias de documentos e certificados.

4. Hobbies, Artes e Viagens:

Informe apenas se tem referência com a vaga e com a formação acadêmica ou profissional.

5. Frases de efeito:

Não use “jargões”, versículos da Bíblia, frases feitas, como “Venho a esta digníssima empresa para respeitosamente entregar meu currículo na expectativa de ser chamado…”

6. Anexar Documentos ao Currículo:

É desnecessário número de CPF, RG, CTP, Título de Eleitor.

7. Inserir Mentiras no Currículo:

Não minta e não exagere sobre suas experiências, conhecimentos e habilidades. As informações serão checadas pelo empregador. Informações como o nível do idioma, por exemplo, poderão ser comprovadas facilmente através de um teste dissertativo ou oral.

8. Salário:

Só informe a pretensão salarial se o anunciante da vaga solicitar.

9. Gramática e Digitação:

Os erros gramaticais, ortográficos e de digitação são comuns. Peça uma revisão para alguém habilitado. Use o corretor ortográfico do seu editor de texto.

10. Páginas em excesso:

Cuidado com excesso de informação, pois não é lido. O ideal são duas paginas. O contrário também deve ser evitado, compactar o texto em uma página pode poluir o currículo e dificultar a leitura.

Se quiser se destacar dos demais baixe grátis aqui o e-book para elaborar seu currículo de sucesso!

Você encontrará passo a passo para a elaboração de um bom currículo, etapas e dicas para preparação para entrevista e dinâmicas, incluindo as principais perguntas, dicas de como se comportar perante o entrevistador. E acompanha ainda modelos de currículo para baixar (modelos editáveis! 😉 ), um check list com o passo a passo para você se organizar para atrair a atenção dos recrutadores no LinkedIn e até através das redes sociais.

E, se você está empregado, utilize as dicas para se atualizar e para ajudar outros amigos, compartilhe essas dicas com eles.

 

Tem poder quem age!

Pesquise, aumente seus conhecimentos, mas não faça coleção deles! Use-os! 

🙂

Compartilhe estas dicas com seus colegas e amigos(as), familiares, clique em algum dos links abaixo para ajudar a divulgá-lo.

 Facebook 

 Google+ 

 LinkedIn 

Sobre a Coach e Psicopedagoga | Website

Olá! Meu nome é Maria Angélica do Nascimento. Sou Educadora Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e também Coach Vocacional. Aqui no blog falo sobre tudo o que toca o meu coração! Seja bem vindo!

Participe do meu canal no Telegram,

receba notificações de artigos, 

dicas para avançar na carreira,

motivação, técnicas de estudo,

educação e muito mais!

Vamos aprender juntos!

Quero Participar do Telegram!
Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário